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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular visa:
- Estimular a utilização consciente dos recursos da língua portuguesa em vários registos;
- Promover competências discursivas com vista a maior intencionalidade na comunicação;
- Aplicar técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita com vista a uma comunicação
- mais eficaz;
- Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos, identificando a sua estruturação, a
- significação objetiva e/ou figurativa na utilização das palavras;
- Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa
- e deliberada das ideias;
- Fomentar a produção de diversos tipos de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e
- gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto em causa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1412
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE 1 | BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Aspetos críticos de ortografia
Aspetos críticos de flexão verbal
Aspetos críticos de léxico e sintaxe
PARTE 2 | O PROCESSO DE ESCRITA
O processo de escrita: planear, escrever, rever
Da frase ao parágrafo
Articulação do discurso: os conectores discursivos
Mecanismos linguísticos que conferem impacto ao texto
Uso correto da pontuação, com especial tónica no uso da vírgulaPARTE 3 | EXPRESSÃO ESCRITA
Redação de textos da área profissional/empresarial: notícia, formal, e-mail convite formal, press
release, texto argumentativo, carta de apresentação, entre outros.
Leitura e análise de textos de vários autores em registos diversificados (ensaio, comentário,
recensão, entre outros)
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Objetivos
Objetivos
Competências a adquirir:
- Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente
- para realizar diferentes objetivos comunicacionais;
- Capacidade de reflexão crítica sobre textos produzidos por outros e pelo(a) próprio(a),
- considerando os respetivos objetivos comunicacionais;
- Capacidade de produção de textos em contextos e com objetivos diferenciados, de forma
- autónoma, assegurando a correção ortográfica e gramatical, bem como coesão e consistência
- internas;
- Capacidade de articulação de argumentos de forma coerente e estruturada
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas e implicam a aplicação e desenvolvimento das competências de utilização
da língua em exercícios práticos. A professora apresenta a temática com meios audiovisuais ou
fomentando a discussão e a mobilização de conhecimentos prévios. A partir da apresentação e/ou
discussão, os estudantes são estimulados a participar ativamente na construção de conhecimento, com
base na leitura e discussão de textos de tipologias variadas, utilização de materiais diversificados, exercícios
práticos, privilegiando-se o trabalho em pares ou pequenos grupos, com partilha em aula.
Metodologia de avaliação:
Nesta Unidade curricular são adotados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes
ponderações:
2 Testes escritos de avaliação: 50% cada teste.
Os exercícios de expressão escrita realizados em aula constituem momentos essenciais de avaliação
formativa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, J.A. (2018). Problemas e Curiosidades da Língua Portuguesa . Brasília: Editora Trampolim.
Braga, M. (2012). Redação, Teoria e Prática . 2ª edição Atualizada e Revisada. Rio de Janeiro: Elsevier
Editora.
Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da
Língua Portuguesa , 2ª ed., Alfragide: Dom Quixote.
Garner, B. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
Leite, S.A. (2017). Como escrever tudo em português correto . Barcarena: Editorial Presença.
Neves, M. (2020). Pontuação em Português. Guia prático para escrever melhor. Lisboa: Guerra e Paz
Editores.
Provost, G. (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores
Tavares, S.D. (2015). 500 erros mais comuns da língua portuguesa . Lisboa: A Esfera dos Livros.
Tavares, S.D. (2019). Comunicar com sucesso. Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e
emocionalmente inteligente . Alfragide: Oficina do Livro.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não