filmeu

Disciplina Técnicas de Expressão Escrita

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa:

    • Estimular a utilização consciente dos recursos da língua portuguesa em vários registos;
    • Promover competências discursivas com vista a maior intencionalidade na comunicação;
    • Aplicar técnicas, mecanismos e estruturas de expressão escrita com vista a uma comunicação
    • mais eficaz;
    • Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos, identificando a sua estruturação, a
    • significação objetiva e/ou figurativa na utilização das palavras;
    • Estimular as competências de argumentação, com especial ênfase na articulação clara, precisa
    • e deliberada das ideias;
    • Fomentar a produção de diversos tipos de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e
    • gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto em causa.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE 1 | BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA
    Aspetos críticos de ortografia
    Aspetos críticos de flexão verbal
    Aspetos críticos de léxico e sintaxe


    PARTE 2 | O PROCESSO DE ESCRITA
    O processo de escrita: planear, escrever, rever
    Da frase ao parágrafo
    Articulação do discurso: os conectores discursivos
    Mecanismos linguísticos que conferem impacto ao texto
    Uso correto da pontuação, com especial tónica no uso da vírgula

     

    PARTE 3 | EXPRESSÃO ESCRITA
    Redação de textos da área profissional/empresarial: notícia, formal, e-mail convite formal, press
    release, texto argumentativo, carta de apresentação, entre outros.
    Leitura e análise de textos de vários autores em registos diversificados (ensaio, comentário,
    recensão, entre outros)

  • Objetivos

    Objetivos

    Competências a adquirir:

    • Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente
    • para realizar diferentes objetivos comunicacionais;
    • Capacidade de reflexão crítica sobre textos produzidos por outros e pelo(a) próprio(a),
    • considerando os respetivos objetivos comunicacionais;
    • Capacidade de produção de textos em contextos e com objetivos diferenciados, de forma
    • autónoma, assegurando a correção ortográfica e gramatical, bem como coesão e consistência
    • internas;
    • Capacidade de articulação de argumentos de forma coerente e estruturada
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas e implicam a aplicação e desenvolvimento das competências de utilização
    da língua em exercícios práticos. A professora apresenta a temática com meios audiovisuais ou
    fomentando a discussão e a mobilização de conhecimentos prévios. A partir da apresentação e/ou
    discussão, os estudantes são estimulados a participar ativamente na construção de conhecimento, com
    base na leitura e discussão de textos de tipologias variadas, utilização de materiais diversificados, exercícios
    práticos, privilegiando-se o trabalho em pares ou pequenos grupos, com partilha em aula.
    Metodologia de avaliação:
    Nesta Unidade curricular são adotados os seguintes elementos de avaliação, com as seguintes
    ponderações:
    2 Testes escritos de avaliação: 50% cada teste.
    Os exercícios de expressão escrita realizados em aula constituem momentos essenciais de avaliação
    formativa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, J.A. (2018). Problemas e Curiosidades da Língua Portuguesa . Brasília: Editora Trampolim.
    Braga, M. (2012). Redação, Teoria e Prática . 2ª edição Atualizada e Revisada. Rio de Janeiro: Elsevier
    Editora.
    Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da
    Língua Portuguesa , 2ª ed., Alfragide: Dom Quixote.
    Garner, B. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
    Leite, S.A. (2017). Como escrever tudo em português correto . Barcarena: Editorial Presença.
    Neves, M. (2020). Pontuação em Português. Guia prático para escrever melhor. Lisboa: Guerra e Paz
    Editores.
    Provost, G. (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores
    Tavares, S.D. (2015). 500 erros mais comuns da língua portuguesa . Lisboa: A Esfera dos Livros.
    Tavares, S.D. (2019). Comunicar com sucesso. Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e
    emocionalmente inteligente . Alfragide: Oficina do Livro.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios