filmeu

Disciplina Técnicas de Narrativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Técnicas de Narrativa exploram-se as técnicas de construção do texto de ficção e a natureza da escrita criativa. Desenvolvem-se a teorização e a prática de forma continuada de um género literário específico, o conto contemporâneo realista. O centramento neste género em concreto visa o trabalho sobre a clareza, brevidade, ou seja, concisão da escrita, essenciais a estudantes de Comunicação e Jornalismo, atuando como um reforço criativo das disciplinas específicas de redação jornalística. Analisa-se também o conceito de plágio, contextualizando a gravidade deste crime e as suas consequências no contexto jornalístico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O conto enquanto género literário: as fronteiras entre conto, novela e romance
    1.1. O conto contemporâneo português: enquadramento e evolução histórica
    1.2. O conto contemporâneo realista: a obrigação de ser verosímil
    1.3. A importância da situação/conflito inicial


    2. As macroestruturas do texto de ficção
    2.1. O conceito de quadrado dramático
    2.2. Argumento
    2.2.1. Estrutura
    2.2.2. Intriga
    2.3. Personagens
    2.4. Pontos de Vista Narrativos
    2.4.1. Focagem
    2.4.2. Narração
    2.5. Temporalidade
    2.6. A Mensagem


    3. Técnicas específicas de escrita
    3.1. Descrição estática
    3.2. Descrição pela Ação
    3.3. Descrição da Ação
    3.4. Retrato de uma Personagem


    4. O conceito de plágio
    4.1. Noção literária e legal
    4.2. Casos no contexto jornalístico

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos de construção da narrativa de ficção, com enfoque particular no género literário conto, na variante contemporâneo realista. Através desta abordagem, melhorar a capacidade de concisão escrita, essencial à linguagem jornalística. Alertar para a questão do plágio literário e académico. No final do semestre, os alunos serão capazes de escrever um conto contemporâneo realista, dominando um estilo de redação factual e despido de artifícios. Terão ainda os instrumentos necessários para evitar cair indevidamente em situações de plágio.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de um texto de ficção em equipas ao longo do semestre, com defesa oral dos exercícios de escrita que o constituem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adam, J.-M., & Revaz, F. (1997). A Análise da Narrativa . Lisboa: Gradiva.
    Código do Direito do Autor e dos Direitos Conexos.
    Mancelos, João de (2015). Manual de Escrita Criativa , 2ª Edição, Lisboa: Edições Colibri.
    Melo, João de (Org.) (2003). Antologia do Conto Português , 2ª Edição, Lisboa, D. Quixote.
    Norton, C. (2001). Os Mecanismos da Escrita Criativa . Lisboa: Temas e Debates.
    Salema, Álvaro (Org.) (1984). Antologia do Conto Português Contemporâneo , Lisboa, Instituto de
    Cultura e Língua Portuguesa.
    Timbal-Duclaux, L. (1997). Eu Escrevo Contos e Novelas . Lisboa: Pergaminho.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios