Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Apresentação do Curso

O jornalismo é essencial à existência de uma sociedade democrática. A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo ensina a pensar a atividade jornalística e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, marcado pelo jornalismo de convergência e as crescentes exigências éticas da profissão. Aposta na articulação de uma sólida formação teórica com uma prática que aproxime os estudantes do dia-a-dia de uma redação multimédia, contando com um corpo docente altamente qualificado e especializado.
O Ciclo de Estudos estrutura-se segundo dois eixos. Uma especialização consoante os meios: imprensa, rádio, televisão, digital. O aprofundamento por áreas do conhecimento: jornalismo desportivo, jornalismo económico, jornalismo cultural, jornalismo de ciência, jornalismo político, jornalismo e instituições europeias, fotojornalismo.
No final do curso, os licenciados estão aptos a exercer a profissão de jornalista nos mais variados campos, incluindo o da gestão de conteúdos e de comunidades; refletem criticamente sobre os contextos de produção noticiosa; e dominam as metodologias que lhes permitem investigar e progredir no seu percurso académico.

Razões para frequentar este curso

  • Estrutura curricular que prepara os alunos para a prática jornalística a partir do 1º semestre do curso, com disciplinas que abrangem os média escritos, televisivos, radiofónicos e digitais.
  • Forte atenção aos novos média e às áreas da comunicação paralelas ao jornalismo que potenciem a empregabilidade, apostando em horários diurnos e noturnos, compatíveis com trabalho a tempo inteiro ou a tempo parcial.
  • Formação especializada em áreas como fotojornalismo, jornalismo económico, político, cultural, desportivo, digital, de ciência.
  • Corpo docente qualificado que inclui jornalistas de vários meios de comunicação social, assegurando o contacto permanente com a realidade jornalística.
  • Equipamentos ao dispor dos alunos em contexto de aula e para a realização de trabalhos académicos: laboratórios informáticos, estúdios de rádio e televisão, postos de edição de som e imagem, câmaras e máquinas fotográficas.
  • Possibilidade de realizar estágios internos no Notícias Lusófona ou externos através de protocolos existentes na Universidade com os Grupos Impresa, Global Notícias, Cofina e Media Capital, entre outros.

Despacho do curso

Despacho n.º 4457/2007, de 12 de março, alterado pelo Despacho n.º 10674/2012, de 7 de agosto

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

16/02/2015

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Licenciado |6 Semestres |180 ECTS

Direção do Curso

Professora Doutora Carla Rodrigues Cardoso

Secretariado

Sónia Luís

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 180 ECTS

Objetivos

O curso de licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona apresenta-se como uma oferta diferenciada e adequada aos estudantes que pretendem trabalhar como jornalistas ou na área de criação e gestão de conteúdos. Potencia também a continuação dos estudos na área científica dos media e do jornalismo.
Este Ciclo de Estudos promove parcerias com iniciativas nacionais, como a "Operação 7 Dias com os Media" e traz regularmente à universidade representantes dos media e do jornalismo. São exemplos Adelino Gomes, António José Teixeira, Diana Andringa, José Pedro Castanheira, Paulo Moura e Patrícia Fonseca.
Os estudantes são também confrontados com a realidade para lá dos muros da universidade através de visitas de estudo a redações dos vários Grupos de Comunicação Social, assistência a sessões na Assembleia da República, participação em conferências e workshops.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Preparar profissionais da comunicação e do jornalismo capazes de enfrentar um mercado de trabalho em permanente evolução é o objetivo central do curso de licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona. O curso pauta-se pelo rigor que caracteriza a universidade e a unidade orgânica em que se insere - a Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI). Esta licenciatura disponibiliza aos estudantes infraestruturas e equipamentos que potenciam a otimização da sua formação e enriquecem a imprescindível dimensão teórica.

No âmbito do curso de licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, os estudantes escrevem para o blog Jornalismo na Lusófona, uma plataforma alimentada em permanência pela Direção do Curso e pelos alunos nas disciplinas Géneros Jornalísticos e Jornalismo Digital.

No final do primeiro ano, os estudantes já dominam as ferramentas básicas da prática profissional. A partir desse momento, começam a ser encaminhados para projetos internos, como o Notícias Lusófona, e para estágios em empresas de comunicação social.

O projeto Notícias Lusófona foi criado pela Universidade em 2009 e conta desde o primeiro dia com a colaboração da Direção de Comunicação e Jornalismo. Todos os anos são selecionados estudantes que, em paralelo às aulas, desenvolvem trabalho como jornalistas para o Notícias Lusófona. Têm, assim, a oportunidade de realizar estágios internos compatibilizados com as suas obrigações académicas, o que lhes confere mais-valias úteis à sua inserção profissional e a construção de um portfólio antes de terminarem a licenciatura.

Os licenciados no curso de Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona adquirem competências que lhes permitem trabalhar em todas as áreas do jornalismo, desde as mais tradicionais - imprensa, rádio, televisão, fotografia - até ao multimédia, gestão de conteúdos e gestão de comunidades.

Equipamentos e Instalações

Esta Licenciatura distingue-se pela aposta tecnológica que caracteriza a Universidade Lusófona. Disponibiliza aos alunos infraestruturas e equipamentos adequados à exigência do curso, como são exemplos: laboratórios de informática, estúdios de rádio e televisão, câmaras de vídeo e câmaras fotográficas, salas AVID de edição de som e imagem. Dispõe de uma plataforma - Reshape - de requisição online dos equipamentos necessários à realização dos trabalhos académicos.

Estudos Futuros

A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo fornece formação adequada para a prossecução de estudos de 2º ciclo nas áreas do Jornalismo, das Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação.

Saídas Profissionais

- Jornalista generalista multimédia
- Jornalista especializado (nomeadamente política, economia, desporto, ciência, cultura)
- Jornalista de Imprensa (jornais diários, semanários, revistas, imprensa regional)
- Jornalista radiofónico (rádios nacionais, regionais e locais)
- Jornalista televisivo (generalista e especializado)
- Jornalista digital (títulos próprios e associados)
- Fotojornalista
- Gestor de Conteúdos
- Gestor de Comunidades
- Gestor de Redes Sociais

Observações

A Direção de Comunicação e Jornalismo articula-se também com a Direção de Relações Internacionais, Estágio, Emprego e Empreendedorismo (DRIE) da Universidade Lusófona, de forma a proporcionar aos seus estudantes estágios curriculares em empresas dos maiores grupos de comunicação social portugueses. Algumas das empresas que já receberam estagiários do curso de Comunicação e Jornalismo são: RTP, Global Media (Diário de Notícias, O Jogo), Impresa (SIC, Expresso, Visão), Media Capital (TVI, Rádio Cidade) e Cofina (Correio da Manhã/CM TV, Record, Sábado).
A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo dispõe ainda de protocolos de mobilidade internacional através da DRIE, que permitem aos estudantes a abertura a novas experiências através da permanência em universidades estrangeiras quer na Europa quer no continente americano.

Áreas Científicas

Jornalismo e reportagem | Informação e jornalismo | Ciências sociais, comércio e direito

Ligações

Plano de Estudos

Despacho n.º 4457/2007, de 12 de março, alterado pelo Despacho n.º 10674/2012, de 7 de agosto
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Direito da Comunicação e da Informação1º Semestre5
História Contemporânea (Geral)1º Semestre5
Inglês I1º Semestre3
Introdução à Computação1º Semestre6
Redação Jornalística1º Semestre6
Técnicas de Expressão Escrita I1º Semestre5
Computação de Imagem Digital2º Semestre6
Géneros Jornalísticos2º Semestre7
História Contemporânea (Portugal)2º Semestre5
Inglês II2º Semestre3
Métodos de Pesquisa e de Investigação2º Semestre4
Técnicas de Expressão Escrita II2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
História do JornalismoSemestral6
Inglês III1º Semestre3
Jornalismo Económico1º Semestre4
Jornalismo Político1º Semestre5
Metodologias de Análise do Texto e do Discurso1º Semestre5
Técnicas de Expressão Televisivas1º Semestre7
Inglês IV2º Semestre3
Investigação Jornalística2º Semestre7
Jornalismo Cultural2º Semestre4
Jornalismo e Instituições Europeias2º Semestre4
Metodologias de Análise de Imagem2º Semestre5
Técnicas de Expressão Radiofónicas2º Semestre7
3.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Computação Multimédia e Interactividade1º Semestre6
Inglês V1º Semestre3
Jornalismo Desportivo1º Semestre4
Jornalismo Digital1º Semestre5
Jornalismo Radiofónico1º Semestre7
Teorias do Jornalismo1º Semestre5
Fotojornalismo2º Semestre3
Jornalismo de Ciência2º Semestre3
Jornalismo Televisivo2º Semestre7
Responsabilidade Social dos Media2º Semestre4
Seminário de Jornalismo/Estágio2º Semestre9
Sociologia do Jornalismo e da Opinião Pública2º Semestre4

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandra Maria De Sousa Veloso BarradasMestradoTempo Parcial
Ana Luísa Bento RodriguesMestradoTempo Parcial
Ana Rita Esteves Da Cunha GarciaLicenciaturaTempo Parcial
Carla Alexandra Oliveira Rodrigues CardosoDoutoramentoTempo Integral
Carla Isabel Agostinho MartinsDoutoramentoTempo Integral
Carlos Alberto Andrade Ferreira Dos SantosLicenciaturaTempo Parcial
Carlos Alberto Trouvillet PessoaMestradoTempo Parcial
Daniel Dos Santos CardosoDoutoramentoTempo Parcial
Daniel Filipe Seiça Neves CruzeiroMestradoTempo Parcial
Elvis Manuel De Jesus VeiguinhaLicenciaturaTempo Parcial
Hedisson MotaMestradoTempo Integral
Helena Teresa Bravo Sousa De MendonçaDoutoramentoTempo Integral
Isabel MeirelesMestradoTempo Parcial
João António Alberti Antero FerreiraLicenciaturaTempo Parcial
Jorge Miguel Correia Mousinho De CarvalhoMestradoTempo Parcial
Jorge Miguel Oliveira De AmorimLicenciaturaTempo Parcial
José Manuel De Figueiredo Gomes PintoDoutoramentoTempo Integral
Maria Claudia Silva Afonso E AlvaresDoutoramentoTempo Integral
Maria De Fátima Barbosa Campos FerreiraLicenciaturaTempo Parcial
Maria Helena Fátima De Jesus Rodrigues GarridoLicenciaturaTempo Parcial
Maria Sara Folhadela Figueiredo PinaMestradoTempo Integral
Mário António Da Mota MesquitaLicenciaturaTempo Parcial
Mésicles Helin De Matos Amaral Canêdo BerenguelMestradoTempo Parcial
Miguel Correia MorelliLicenciaturaTempo Parcial
Nuno Estevão Figueiredo Miranda FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Rute Maria Da Silva Proença MuchachoMestradoTempo Integral
Timóteo De Almeida RodriguesMestradoTempo Integral
Victor Manuel Esteves FloresDoutoramentoTempo Integral

Valores

Alunos externos 0 €
Maiores de 23 180 €
Mudança de curso 63 €
Titulares de curso superior 180 €
Acesso 180 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula217 €
Inscrição310 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 338,1 €
Valor por ECTS 11,27 €