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Disciplina Teorias do Jornalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Teorias do Jornalismo procuram-se as raízes dos estudos universitários na área do jornalismo, analisa-se o conceito de objetividade jornalística e discute-se o poder do jornalismo e dos jornalistas. O objetivo é desvendar os bastidores dos média e desconstruir o caminho que a informação percorre até se tornar notícia. Em debate ao longo do semestre estará a crise contemporânea do jornalismo e as suas implicações para o futuro da profissão e da democracia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Das raízes às teorias

    1.1. Contextualização histórica da emergência dos estudos sobre os média

    1.2. As teorias sobre os média e o jornalismo

         1.2.1. A teoria do espelho

          1.2.2. A teoria do gatekeeper

          1.2.3. A teoria organizacional

          1.2.4. A teoria do agenda-setting

          1.2.5. As teorias construtivistas

    1.2.5. Os critérios de noticiabilidade

    1.3. O «ritual estratégico» da objetividade

     

    2. O poder do jornalismo

    2.1. A «história natural» da Teoria dos Média

    2.2. A natureza ideológica das notícias na imprensa

    2.3. Média: «instrumento de poderes», «quarto poder» ou «contrapoder»?

    2.4. Reconfiguração do poder dos média e a influência da Internet

         

    3. O poder dos jornalistas

    3.1. O lugar do jornalista nos dispositivos políticos e mediáticos

    3.2. O jornalismo no âmbito das profissões da comunicação

    3.3. O campo jornalístico

    3.4. Autonomia e independência do jornalista

     

    4. O Futuro do Jornalismo

    4.1. A crise ou as crises?

    4.2. Jornalismo e Democracia

    4.3. Novas correntes teóricas

  • Objetivos

    Objetivos

    Fornecer instrumentos de desconstrução da realidade jornalística que capacitem os alunos com um olhar analítico sobre a produção mediática. Dar a conhecer as principais Teorias do Jornalismo e debater questões como a objetividade, o poder na esfera dos média e o futuro do jornalismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise de casos práticos, que permitem a perceção dos conceitos teóricos lecionados ao longo do semestre.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaral, A., Montardo, S., & Recuero (Eds.). (2009). Blogs.Com: Estudos sobre blogs e comunicação. Momento Editorial.

    Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão. Celta.

    Correia, J. C. (2011). O Admirável Mundo das Notícias. LabCom Books.

    Fowler-Watt, K., & Allan, S. (Eds.). (2013). Journalism: New Challenges. Bournemouth University.

    Hanitzsch, T., & Wahl-Jorgensen, K. (Eds.). (2020). The Handbook of Journalism Studies. Routledge.

    Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2004). Os Elementos do Jornalismo. Porto Editora.

    McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Fundação Calouste Gulbenkian.

    Mesquita, M. (2004). O Quarto Equívoco. MinervaCoimbra.

    Peters, C., & Broersma, M. J. (Eds.). (2013). Rethinking journalism: Trust and participation in a transformed news landscape. Routledge.

    Traquina, N. (Ed.). (1993). Jornalismo: Questões, Teorias e «Estórias». Vega.

    Traquina, N. (2002). Jornalismo. Quimera.

    Traquina, N (2005). Teorias do Jornalismo. Insular.

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