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Apresentação
Apresentação
Jornalismo e Comunidades Online é uma disciplina teórico-prática, com o objetivo de ensinar jornalismo para as comunidades online, apostando na prática, mas também na reflexão teórica e ética sobre uma nova realidade que desafia a profissão a redefinir-se. Através desta disciplina, os estudantes têm acesso a boas práticas e também aos desafios mais prementes que se colocam ao jornalismo enquanto atividade social e profissional, face às redes sociais e comunidades online.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-17137
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Comunidades online
- Identidade, género e conteúdo
- Tipos de participação, motivações e valores
- Exemplos comunidades bem sucedidas e como interagem
- Jornalismo para as comunidades online
- Jornalismo vs produção de conteúdos
- Jornalismo para redes sociais
- Conteúdo viral e novas narrativas
- Gestão de redes sociais
- Monitorização do impacto
- O contributo das comunidade online para o jornalismo
- Crowdsourcing: envolver a comunidade no jornalismo
- Metajornalismo, comentários e escrutínio
- Comunidades online
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Objetivos
Objetivos
Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes estão aptos a refletir sobre as questões teóricas e éticas colocadas pelas comunidades online ao jornalismo. E são capazes de produzir e gerir conteúdos jornalísticos para essas novas comunidades que se interligam com as redes sociais, pensando na questão informativa, comercial, mas também no papel social do jornalismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC, os alunos recebem exposição focada no tópico das comunidades online, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões que estas levantam ao jornalismo. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com as ferramentas disponíveis. As aulas serão teórico-práticas. Durante as primeiras semanas serão predominantemente teóricas, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos. À medida que o semestre avança tornar-se-ão cada vez mais práticas. A participação nos exercícios em aula será avaliada e valerá 10% da nota final. Os alunos serão incentivados a discutir questões importantes em aula e terão de estar familiarizados com os principais conceitos e termos. Os restantes 90% da nota estão reservados aos vários trabalhos que serão desenvolvidos individualmente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Alejandro, J. (2010). Journalism in the age of social media. Reuters Institute Fellowship Paper , 5 (1-47), 1.
- Bacon, J. (2012). The art of community: Building the new age of participation. " O'Reilly Media, Inc.".
- Bor, S. E. (2014). Teaching Social Media Journalism. Journalism & Mass Communication Educator, 69(3).
- Canavilhas, J., & Satuf, I. (Eds.). (2015). Jornalismo para dispositivos móveis. Covilhã: UBI - Labcom.
- Cardoso, G., & Lamy, C. (2011). Redes sociais: comunicação e mudança. JANUS.NET - e-journal of International Relations, 2(1), 70¿92.
- Deuze, M. (2004). What is multimedia journalism? Journalism Studies, 5(2), 139-152.
- Mosco, V. (2005). The digital sublime: Myth, power, and cyberspace. Mit Press.
- Vázquez-Herrero, J., Direito-Rebollal, S., & López-García, X. (2019). Ephemeral journalism: News distribution through Instagram stories. Social media+ society, 5(4), 2056305119888657
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não