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Disciplina Jornalismo e Comunidades Online

  • Apresentação

    Apresentação

    Jornalismo e Comunidades Online é uma disciplina teórico-prática, com o objetivo de ensinar jornalismo para as comunidades online, apostando na prática, mas também na reflexão teórica e ética sobre uma nova realidade que desafia a profissão a redefinir-se. Através desta disciplina, os estudantes têm acesso a boas práticas e também aos desafios mais prementes que se colocam ao jornalismo enquanto atividade social e profissional, face às redes sociais e comunidades online.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Comunidades online
      • Identidade, género e conteúdo
      • Tipos de participação, motivações e valores
      • Exemplos comunidades bem sucedidas e como interagem
    • Jornalismo para as comunidades online
      • Jornalismo vs produção de conteúdos
      • Jornalismo para redes sociais
      • Conteúdo viral e novas narrativas
      • Gestão de redes sociais
      • Monitorização do impacto 
    • O contributo das comunidade online para o jornalismo
      • Crowdsourcing: envolver a comunidade no jornalismo
      • Metajornalismo, comentários e escrutínio
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes estão aptos a refletir sobre as questões teóricas e éticas colocadas pelas comunidades online ao jornalismo. E são capazes de produzir e gerir conteúdos jornalísticos para essas novas comunidades que se interligam com as redes sociais, pensando na questão informativa, comercial, mas também no papel social do jornalismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC, os alunos recebem exposição focada no tópico das comunidades online, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões que estas levantam ao jornalismo. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com as ferramentas disponíveis. As aulas serão teórico-práticas. Durante as primeiras semanas serão predominantemente teóricas, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos. À medida que o semestre avança tornar-se-ão cada vez mais práticas. A participação nos exercícios em aula será avaliada e valerá 10% da nota final. Os alunos serão incentivados a discutir questões importantes em aula e terão de estar familiarizados com os principais conceitos e termos. Os restantes 90% da nota estão reservados aos vários trabalhos que serão desenvolvidos individualmente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Alejandro, J. (2010). Journalism in the age of social media. Reuters Institute Fellowship Paper , 5 (1-47), 1.
    • Bacon, J. (2012). The art of community: Building the new age of participation. " O'Reilly Media, Inc.".
    • Bor, S. E. (2014). Teaching Social Media Journalism. Journalism & Mass Communication Educator, 69(3).
    • Canavilhas, J., & Satuf, I. (Eds.). (2015). Jornalismo para dispositivos móveis. Covilhã: UBI - Labcom.
    • Cardoso, G., & Lamy, C. (2011). Redes sociais: comunicação e mudança. JANUS.NET - e-journal of International Relations, 2(1), 70¿92.
    • Deuze, M. (2004). What is multimedia journalism? Journalism Studies, 5(2), 139-152.
    • Mosco, V. (2005). The digital sublime: Myth, power, and cyberspace. Mit Press.
    • Vázquez-Herrero, J., Direito-Rebollal, S., & López-García, X. (2019). Ephemeral journalism: News distribution through Instagram stories. Social media+ society, 5(4), 2056305119888657
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