filmeu

Disciplina Técnicas de Expressão Televisivas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisiva insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Comunicação e Jornalismo, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime laboratorial e de simulação profissional).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da unidade curricular dividem-se em 4 módulos. No módulo teórico, divulgam-se as melhores práticas televisivas nacionais e internacionais e caracteriza-se a reportagem enquanto género narrativo, de rua e integrador dos outros géneros jornalístico. Far-se-á uma viagem detalhada na preparação de uma reportagem televisiva: da escolha do tema e do ângulo de abordagem à edição do texto, do som e da imagem. Trabalhar-se-á em profundidade o texto (no jornalismo) televisivo. Os módulos técnicos estão divididos em três áreas: recolha de imagem, edição de imagem e áudio. O elemento unificador de todos módulos é o projeto de reportagem televisiva que todos os alunos efetuam. Todos os módulos estão vocacionados para o acompanhamento dos trabalhos práticos de reportagem (televisiva).

  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para a formação de jornalistas de televisão, nas diversas vertentes – técnica, ética e deontológica. Identificar as melhores práticas do jornalismo televisivo contemporâneo. Estimular a análise crítica das práticas jornalísticas, em particular veiculadas pela televisão. Compreender a especificidade do jornalismo televisivo, designadamente a relação sempre precária entre som, imagem e palavra. Dominar a linguagem televisiva, conseguindo articular os diversos suportes vídeo, áudio e texto. Conhecer em profundidade o género reportagem (televisiva). Conseguir desenvolver com autonomia um projeto de reportagem televisiva, desde a escolha do tema e do ângulo de abordagem até à edição da peça televisiva, passando pela recolha, tratamento e edição de som e imagem. Enquadrar as práticas do jornalismo televisivo no panorama do jornalismo e da televisão nacionais, e, numa perspetiva mais vasta, como pilar da democracia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina diversas metodologias de ensino. Na componente teórica, as aulas têm uma vocação expositiva, complementada com análise de reportagens, peças televisivas, alinhamentos de jornais, guiões de reportagens e programas, visionamento de reportagens; trabalho laboratorial e de simulação, na construção de peças televisivas, guiões de reportagem ou elaboração de textos de reportagem e de pivô. Nas componentes práticas, conjuga-se a exposição dos conteúdos com a sua aplicação prática em regime de laboratório e de simulação profissional, quer no tratamento da imagem (recolha e edição), como no som (recolha e pós-produção). A avaliação divide-se em: módulo teórico (55%), módulos técnicos (45%). A avaliação dos módulos técnicos divide-se em: imagem (15%), edição de imagem (15%), som (15%). A avaliação dos módulos técnicos centra-se no trabalho de reportagem. A avaliação do módulo teórico é composto por dois níveis: avaliação contínua e trabalho prático de reportagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão. Oeiras: Celta.

    Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives – television and the press. Londres: Sage 

    Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva.

    Schudson, M. (1978) Discovering the News. Nova Iorque: Basic Books.

    Thomson, D. (2016) Television: A Biography. Nova Iorque: Thames & Hudson.

    Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo. Coimbra: Minerva.

    Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público. Lisboa: Asa.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios