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Apresentação
Apresentação
Compreender as relações entre jornalismo e política na sua acepção multifacetada. Conhecer as principais instituições políticas do país, bem como a caracterização dos sistemas políticos, das fomas de governo e dos sistemas eleitorais. Dominar as especificidades do trabalho jornalístico na área política e saber agir enquanto profissional. Adquirir aptidões e competências para relacionar estes dois universos de poder. Compreender as transformações no campo dos media no que diz respeito à relação política e jornalismo e o papel daquele na co-criação de eventos socio-politicamentre significativos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-2604
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções importantes de política e jornalismo político, breve história da ideia política, recente
transformações e interações do campo da política e dos media.
A Esfera Pública e o seu entendimento como parte do processo moderno de fazer política e o
surgimento dos estados modernos.
Críticas e revisões ao modelo de esfera pública e de política e às mudanças com o surgimento das
novas tecnologias.
Pontos de contato e caracterização do campo da política e dos media.
Argumentação política e desvio mediático.
Jornalismo como quarto poder?
Olhar empírico para s novas dinamicas.
Ideologia, jornalismo político e análise mediática.
Modos de funcionamento da democracia comparados com aplicação na atualidade política e apresentação de casos práticos.
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Objetivos
Objetivos
Com a aprovação na cadeira de Jornalismo Político, o aluno terá compreendido as relações entre os media e a política e o papel do jornalista e comunicador nas actuais sociedades, sabendo como agir. O estudante terá aptidões que o qualificam para trabalhar na área da política de um órgão de comunicação social ou em comunicação política. Saberá refletir autonomamente sobre os fenómenos políticos e mediáticos e análisar o jornalismo político e as suas diferentes funções sociais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação contínua inclui um teste final e um trabalho final de grupo (50% cada).
A qualidade das intervenções em aula será avaliada.
As aulas incluem uma parte expositiva complementada com a apresentação de casos práticos a que é acrescentada a discussão, crítica e debate cooperante entre todos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AO LONGO DAS AULAS SERÃO DISPONIBILIZADOS ARTIGOS E MATERIAIS AOS ALUNOS
Correia, J. C. (2011). The Meanings of Public Sphere: is there any democratic role for Internet? In J. C.
Correia (Ed.), Public Sphere Reconsidered. Theories and Practices (pp. 37-50). Covilhã: UBI Labcom.
Esteves, J. P. (2003). Estrutura de poder dos media: que «Quarto Poder»? In Espaço público e
democracia: comunicacação, processos de sentido e identidades sociais (pp. 56-70). Lisboa:
Edicões Colibri.
Mesquita, M. (2004). Percepções Contemporâneas do Poder dos Media. In O Quarto Equívoco: O
Poder dos Media na Sociedade Contemporânea (2 ed., pp. 71?88). Coimbra: MinervaCoimbra. a
Ramos, I., & Torres, L. (n.d.). Análise dos sistemas eleitorais dos Estados Membros da Comunidade
Europeia. Revista de Assuntos Eleitorais , (3).
Revers, M. (2014). The Twitterization of News Making: Transparency and Journalistic Professionalism:
The Twitterization of News Making. Journal of Communication , n/a?n/a. doi:10.1111/jcom.12111
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não