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Disciplina Jornalismo Político

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender as relações entre jornalismo e política na sua acepção multifacetada. Conhecer as principais instituições políticas do país, bem como a caracterização dos sistemas políticos, das fomas de governo e dos sistemas eleitorais. Dominar as especificidades do trabalho jornalístico na área política e saber agir enquanto profissional. Adquirir aptidões e competências para relacionar estes dois universos de poder. Compreender as transformações no campo dos media no que diz respeito à relação política e jornalismo e o papel daquele na co-criação de eventos socio-politicamentre significativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noções importantes de política e jornalismo político, breve história da ideia política, recente
    transformações e interações do campo da política e dos media.
    A Esfera Pública e o seu entendimento como parte do processo moderno de fazer política e o
    surgimento dos estados modernos.
    Críticas e revisões ao modelo de esfera pública e de política e às mudanças com o surgimento das
    novas tecnologias.
    Pontos de contato e caracterização do campo da política e dos media.
    Argumentação política e desvio mediático.
    Jornalismo como quarto poder?
    Olhar empírico para s novas dinamicas.
    Ideologia, jornalismo político e análise mediática.
    Modos de funcionamento da democracia comparados com aplicação na atualidade política e apresentação de casos práticos. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Com a aprovação na cadeira de Jornalismo Político, o aluno terá compreendido as relações entre os media e a política e o papel do jornalista e comunicador nas actuais sociedades, sabendo como agir. O estudante terá aptidões que o qualificam para trabalhar na área da política de um órgão de comunicação social ou em comunicação política. Saberá refletir autonomamente sobre os fenómenos políticos e mediáticos e análisar o jornalismo político e as suas diferentes funções sociais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação contínua inclui um teste final e um trabalho final de grupo (50% cada).
    A qualidade das intervenções em aula será avaliada.
    As aulas incluem uma parte expositiva complementada com a apresentação de casos práticos a que é acrescentada a discussão, crítica e debate cooperante entre todos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AO LONGO DAS AULAS SERÃO DISPONIBILIZADOS ARTIGOS E MATERIAIS AOS ALUNOS

    Correia, J. C. (2011). The Meanings of Public Sphere: is there any democratic role for Internet? In J. C.
    Correia (Ed.), Public Sphere Reconsidered. Theories and Practices (pp. 37-50). Covilhã: UBI Labcom.
    Esteves, J. P. (2003). Estrutura de poder dos media: que «Quarto Poder»? In Espaço público e
    democracia: comunicacação, processos de sentido e identidades sociais (pp. 56-70). Lisboa:
    Edicões Colibri.
    Mesquita, M. (2004). Percepções Contemporâneas do Poder dos Media. In O Quarto Equívoco: O
    Poder dos Media na Sociedade Contemporânea (2 ed., pp. 71?88). Coimbra: MinervaCoimbra. a
    Ramos, I., & Torres, L. (n.d.). Análise dos sistemas eleitorais dos Estados Membros da Comunidade
    Europeia. Revista de Assuntos Eleitorais , (3).
    Revers, M. (2014). The Twitterization of News Making: Transparency and Journalistic Professionalism:
    The Twitterization of News Making. Journal of Communication , n/a?n/a. doi:10.1111/jcom.12111

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