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Disciplina Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe-se desencadear um "olhar" aprofundado sobre os contextos  em que decorrem as práticas educativas, de modo a melhor as compreender, para nelas poder intervir.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Observação Naturalista

    1.1. Introdução do conceito
    1.2. Finalidades
    1.3. Condições para a sua realização

    2. A prática da observação de contextos educativos

    2.1. Preparação dos observadores

    2.2. Registo e análise dos dados da observação

    3. Abordagem etnográfica: notas de campo

    4. A diferenciação pedagógica: conceito e implicações

    5. A diferenciação pedagógica inclusiva: conceito, implicações e práticas

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno seja capaz de:

    • discutir conceitos, tipologias e processos inerentes à observação de contextos educativos e diferenciação pedagógica;
    • apresentar, em aula, para discussão, produtos decorrentes de pesquisa teórica e empírica referente às temáticas em estudo;
    • experienciar, em situação real, métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, para caraterizar situações específicas e contextos educativos;
    • partilhar ideias, experiências e saberes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo para definição e contextualização de conceitos; discussão provocada e orientada pelo docente e pelos discentes sobre as temáticas apresentadas; utilização de power point; exercícios práticos de aplicação das técnicas de recolha e de análise de dados; role-playing; experiência de aplicação da técnica da observação, no terreno; trabalho individual e de grupo, numa ótica cooperativa.

    Avaliação: apresentação de trabalhos em aula para exploração de conteúdos (em grupo) (20%); trabalho escrito, com revisão teórica e recolha e análise de dados empíricos (70%); participação nas sessões, assiduidade e pontualidade (10%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

    Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em Educação. ASA.

    Graue, M. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teoria, métodos e ética. F. C. G.

    Kilpatrick W. (2006). O método de projecto. Pedagogo.

    Lieberman, A. (1986). Collaborative research: working with, not working on. Educational Leadership, 43(5), 29-32.

    Paillé, P. & Mucchielli, A. (2003). L¿analyse qualitative en sciences humaines et sociales.   Armand Colin.

    Perrenoud, Ph. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Artmed.

    Sanches, I. (2011). Do ¿aprender para fazer¿ ao ¿aprender fazendo¿: as práticas de Educação inclusiva, na escola. Revista Lusófona de Educação, 19,157-163.

    Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Porto Editora.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Rosa Serradas Duarte

    Segundo as necessidades expressas dos alunos

                        Instituto de Educação

     

     

     

     

     

     

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