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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular propõe-se desencadear um "olhar" aprofundado sobre os contextos em que decorrem as práticas educativas, de modo a melhor as compreender, para nelas poder intervir.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-8934
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Observação Naturalista
1.1. Introdução do conceito
1.2. Finalidades
1.3. Condições para a sua realização2. A prática da observação de contextos educativos
2.1. Preparação dos observadores
2.2. Registo e análise dos dados da observação
3. Abordagem etnográfica: notas de campo
4. A diferenciação pedagógica: conceito e implicações
5. A diferenciação pedagógica inclusiva: conceito, implicações e práticas
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno seja capaz de:
- discutir conceitos, tipologias e processos inerentes à observação de contextos educativos e diferenciação pedagógica;
- apresentar, em aula, para discussão, produtos decorrentes de pesquisa teórica e empírica referente às temáticas em estudo;
- experienciar, em situação real, métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, para caraterizar situações específicas e contextos educativos;
- partilhar ideias, experiências e saberes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo para definição e contextualização de conceitos; discussão provocada e orientada pelo docente e pelos discentes sobre as temáticas apresentadas; utilização de power point; exercícios práticos de aplicação das técnicas de recolha e de análise de dados; role-playing; experiência de aplicação da técnica da observação, no terreno; trabalho individual e de grupo, numa ótica cooperativa.
Avaliação: apresentação de trabalhos em aula para exploração de conteúdos (em grupo) (20%); trabalho escrito, com revisão teórica e recolha e análise de dados empíricos (70%); participação nas sessões, assiduidade e pontualidade (10%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em Educação. ASA.
Graue, M. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teoria, métodos e ética. F. C. G.
Kilpatrick W. (2006). O método de projecto. Pedagogo.
Lieberman, A. (1986). Collaborative research: working with, not working on. Educational Leadership, 43(5), 29-32.
Paillé, P. & Mucchielli, A. (2003). L¿analyse qualitative en sciences humaines et sociales. Armand Colin.
Perrenoud, Ph. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Artmed.
Sanches, I. (2011). Do ¿aprender para fazer¿ ao ¿aprender fazendo¿: as práticas de Educação inclusiva, na escola. Revista Lusófona de Educação, 19,157-163.
Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Porto Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Rosa Serradas Duarte
Segundo as necessidades expressas dos alunos
Instituto de Educação
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Mobilidade
Mobilidade
Não