filmeu

Disciplina Gestão do Desempenho

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Do conceito de desempenho à Gestão de Desempenho nas organizações: Evolução Histórico-Conceptual
    • Da Conceptualização ao Processo de Gestão de Desempenho nas Organizações - principais modelos
    • Gestão de Desempenho e GRH (ligação às diferentes actividades de GRH)
    • O Ciclo de Gestão de Desempenho
    • Principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de desempenho
    • Principais constrangimentos em contexto de trabalho
    • A entrevista de avaliação de desempenho
    • Desenvolver pessoas através do coaching
    • Desenhar um sistema de gestão de desempenho adequada à estratégia organizacional, mas também à missão, valores e cultura da Organização
  • Objetivos

    Objetivos

    • Apreender conceitos e teorias subjacentes às temáticas da Unidade Curricular.
    • Identificar e mobilizar técnicas de gestão de desempenho.
    • Apreender a importância da Avaliação e da Gestão das Competências e dos Objetivos no processo de auto-regulação das Organizações. 
    • Sensibilizar para a tarefa de planear, gerir, coordenar, monitorizar e motivar pessoas, com os seus próprios valores, interesses, aptidões e motivações, tendo como objetivo o desenvolvimento das competências individuais e a concretização dos objectivos organizacionais.
    • Habilitar os alunos de competências técnicas para a concepção e implementação de um sistema eficaz de gestão do desempenho.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular assenta num conjunto diversificado de métodos e técnicas pedagógicos, nomeadamente expositivo, reflexivo, interrogativo e ativo, com recurso ainda a metodologias de Flipped Learning e Experiential Learning.

     

    É proposta a realização de trabalhos de projeto, bem como a discussão e partilha das experiências dos alunos, suportados pela exposição da matéria e conteúdos teóricos.

     

    Avaliação: a avaliação da UC é feita em conformidade com o regulamento de avaliação da Universidade.

     

    A Avaliação Contínua Distribuída é composta por:

    • Participação ativa nas atividades propostas em sala (20%)
    • Apresentação de projeto com um Sistema de Gestão de Desempenho (80%) 

    Avaliação Final: Consiste numa Prova Escrita de Exame, incidindo sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC, e que tem a ponderação de 100% na média final da UC.

     

    O estudante fica aprovado mediante classificação não inferior a 10 valores e se em nenhuma das avaliações tiver um resultado inferior a 8.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Aguinis, H. (2009). Performance management (2ª ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall
    • Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho - Metáforas, Conceitos e Práticas (2ª ed.). Lisboa: R.H. 

    • Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho: o essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Lisboa: Horizonte.

    • Rodrigues, J. (2010), Avaliação do desempenho nas organizações. Lisboa: Escolar Editora.

    • Rees, G. & Smith, P. (2014). Strategic Human Resource Management. London: Sage.

    • Seixo, J. M. (2007), Gestão de Desempenho. Lisboa: Lidel.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios