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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular (UC)tem por objetivo desenvolver os conhecimentos sobre Ergonomia, bem como dotar os alunos de competências de identificação e avaliação de riscos profissionais associado à ergonomia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT125-147
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
C1. Enquadramento da Ergonomia 1.1. Perspetiva histórica: origem e evolução 1.2. Conceitos de ergonomia: OIT e OMS 1.3. Regime jurídico 1.4 Principais correntes da ergonomia. C2. Posto de Trabalho e Ergonomia 2.1. Noções de fisiologia e planos anatómicos 2.2. Fatores que influenciam a postura 2.3. A atividade de trabalho: trabalho muscular dinâmico e estático 2.4. Diferentes níveis de análise do trabalho 2.5 Indicadores de um programa ergonómico. C3. Antropometria 3.1. Noções de antropometria 3.2. Tipos de dados antropométricos 3.3. Critérios e limitações antropométricas 3.4. Recomendações para postos de trabalho 3.5. Aplicação da base de dados de antropometria C4. Métodos de avaliação de riscos ergonómicos 4.1. Identificação de fatores de risco ergonómicos 4.2 Princípios gerais da prevenção de LMERT 4.3 Equação de NIOSH’91 4.4. Rapid Upper Limb Assessment (RULA)
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Objetivos
Objetivos
O1 Conhecer o enquadramento histórico, conceitos e as principais correntes ergonómicas;
O2 Relacionar processos fisiológicos e anatómicos com a sua postura; trabalho muscular dinâmico e estático;
O3 Conhecer a antropometria funcional e estrutural e saber aplicar à Organização e dimensionar postos de trabalho;
O4 Identificar os fatores de risco ergonómicos e as Lesões Músculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT), bem como os métodos de avaliação do risco e as medidas preventivas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Exposição teórica (M1) dos principais conteúdos programáticos (C); Casos práticos (M2)
- Avaliação escrita (ponderação de 80%) e Trabalhos de grupo (20%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Conceição de Freitas, Luis - Manual de Segurança e Saúde do Trabalho, Edições Universitárias Lusófonas, 2013
Serranheira, Florentino Manuel dos Santos - Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho: que métodos de avaliação do risco?, Tese de Doutoramento em Saúde Pública na especialidade de Saúde Ocupacional, Universidade Nova de Lisboa - Escola Nacional de Saúde Pública, 2007
Pheasant, Stephen e Haslegrave, Christine M. - Anthropometry, Ergonomics and the Design of Work, Third Edition, 2006.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não