O "Programa Preparar - Programa de Preparação para os Exames Nacionais" é um programa de estudos destinado a todos os alunos portugueses com o objetivo de assegurar a sua preparação para a realização das provas de ingresso, no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior.
Inscrições até 31 de dezembro de 2022.
A inscrição é realizada on-line AQUI
Coordenação
Madalena Braz
madalena.braz@ulusofona.pt
A quem se destina?
a) Aos estudantes que tenham concluído o 12.º ano ou equivalente e não tenham obtido aprovação nos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso em que pretendam futuramente inscrever-se na Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa, ou que tenham disciplinas do ensino secundário em atraso;
b) Aos estudantes estrangeiros com dupla nacionalidade no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior;
c) Aos estudantes que estejam nas condições previstas na alínea a), ainda que não pretendam ingressar posteriormente na ULusófona - Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa, e que podem a título de exceção inscrever-se e frequentar a preparação para as provas a que se refere o nº 2 do artigo 5º deste regulamento.
Quais as disciplinas que integram o curso e como posso inscrever-me?
1) Com vista à preparação das provas de ingresso, os estudantes inscrevem-se em uma ou duas disciplinas que servem o propósito de preparação para os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso que têm de realizar para se candidatar ao ensino superior.
2) As disciplinas, disponíveis, a que se alude no número anterior são:
- a) Ciências e Tecnologias e Economia:
- - Economia - Matemática A; - Física e Química A; - Biologia e Geologia.
- b) Humanidades e Artes:
- - Português; Matemática Aplicada às Ciências Sociais; Filosofia; Geometria Descritiva.
Posso frequentar algumas unidades curriculares, avulso, de um curso superior da universidade?
- Os estudantes inscritos no Programa Preparar (Programa de Preparação para os Exames Nacionais) podem por sua decisão e iniciativa própria inscrever-se, e frequentar como alunos externos, a unidades curriculares avulsas de curso de licenciatura ou mestrado integrado da ULusófona - Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa.
- A escolha das unidades curriculares é acompanhada e orientada pelos serviços competentes da ULusófona - Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa.
Como funciona?
- O Programa Preparar (Programa de Preparação para os Exames Nacionais) tem uma carga horária total de 100 horas por disciplina, distribuída por 7 meses, e é cumprido em calendário/horário.
- As unidades curriculares avulsas funcionam no calendário/horário definido pelas unidades orgânicas da Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa que ministram os cursos em causa.
- O número mínimo de estudantes que suportam o funcionamento das disciplinas do Programa Preparar é 12.
Quando posso inscrever-me?
Inscrição
Até 26 outubro 2022
Início do Curso
14 novembro 2022
Como me posso inscrever e qual a documentação necessária?
A inscrição é realizada on-line AQUI.
a) Boletim de inscrição devidamente preenchido e assinado;
b) Documento comprovativo da conclusão do ensino secundário português (ou equivalente) ou documento comprovativo das classificações obtidas, no caso de não conclusão do ensino secundário português;
c) Documento de identificação pessoal - cartão de cidadão, passaporte ou de outro documento legalmente equivalente.
Benefícios
Os estudantes inscritos no Programa Preparar no presente ano letivo e que no ano letivo seguinte reúnam condições para se inscreverem num curso da Universidade Lusófona - Campus Universitário de Lisboa (licenciatura ou mestrado integrado) beneficiam, apenas no ano em causa, de um desconto de 15% nas propinas fixadas para o respetivo curso.
Tutorias
Os estudantes inscritos no Programa Preparar e que pretendam ingressar na Universidade Lusófona (e que estão inscritos em Unidades curriculares avulso como alunos externos) são enquadrados por um regime de tutoria que presta apoio e orientação académica e monitoriza o desempenho e os resultados obtidos pelos estudantes.
O regime de tutoria e os termos e condições em que o mesmo é aplicado são objeto de definição própria mediante publicação de regulamentação interna.