Sobre Nós
a-universidade-header

A Universidade Lusófona

Sobre Nós

Uma Universidade Dois Centros Universitários. Um Mundo…

A Universidade Lusófona resulta da integração das Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Universidade Lusófona do Porto dando origem a dois centros universitários (Lisboa e Porto) cujos objetivos são, desde o seu início “o ensino, a investigação nos vários domínios da ciência, da cultura e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar e, especialmente, em ordem ao desenvolvimento dos países e povos da língua portuguesa".

A história da Universidade Lusófona inicia-se em 1998 com a fusão do ISMAG - Instituto Superior de Matemáticas Aplicadas e Gestão, um instituto Universitário, e o ISHT - Instituto Superior de Humanidades e Tecnologia, um instituto de vocação politécnica, ambos fundados em 1989 pela mesma entidade instituidora da Universidade Lusófona, a COFAC e a posterior aquisição das instalações da Universidade Moderna do Porto que deram origem à Universidade Lusófona do Porto.

A Universidade Lusófona é a maior universidade privada em Portugal. A entidade legalmente responsável pela gestão e desenvolvimento da Universidade é a COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, uma entidade educacional sem fins lucrativos com instalações em Lisboa, Portugal, que é atualmente a maior organização educativa em Portugal sem fins lucrativos e não financiada pelo Estado no país. O nome da Universidade vem da palavra "Lusofonia" que denomina todos os países de língua portuguesa e os seus antecedentes linguísticos e culturais comuns.

Os campus da Universidade, agora designados como Centro Universitário de Lisboa e Centro Universitário do Porto, estão situados nos centros das duas cidades estrategicamente ligados a toda a rede de transportes.

A Universidade Lusófona é uma universidade com igualdade de oportunidades, atualmente com um corpo discente de mais de 16.900 estudantes e 1.671 docentes que se articula em torno de 15 faculdades, Escolas e Institutos que compõem a unidade institucional principal. Atualmente a Universidade Lusófona oferece 65 licenciaturas, 70 Mestrados, 4 Mestrados Integrados, 08 Mestrados Internacionais “Erasmus Mundus”, 02 Mestrados Profissionais e um em EAD, 13 programas de doutoramento e uma vasta oferta de cursos de pós-graduação, formação especializada e micro-credenciais. Todos os cursos da Universidade cumprem os requisitos europeus relativos ao ensino superior, e cumprem com o Sistema de Transferência de Créditos da União Europeia (ECTS) e estão acreditados pela A3ES, o organismo de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal.

Dentro das suas mais valias, destaca-se o seu forte perfil internacional, bem patente no facto de a Universidade liderar uma das novas “Universidades Europeias”, a Filmeu - Universidade Europeia de Cinema e Artes dos Media, e participação ativa da Universidade em dezenas de projetos de investigação no âmbito, entre outros, dos programas Europeus Horizon e E+; e os mais de 1700 estudantes internacionais repartidos por 84 nacionalidades que atualmente frequentam a Universidade.

A visibilidade e notoriedade crescente da Universidade Lusófona reflete-se na sua presença em posição de relevo em vários rankings, de que se destacam:

Multirank

  • A Universidade Lusófona destaca-se, a nível global, entre as 25 universidades avaliadas pelo excelente desempenho no índice de Cooperação.

SCIMAGO

  • A Universidade Lusófona ocupa o 7º lugar no ranking, à frente da maioria das instituições públicas e privadas.*

Times Higher Education World University Rankings

  • A Universidade Lusófona destaca-se no Times Higher Education World University Rankings 2023 na posição 1001-1200 a nível mundial e 412 posição a nível Europeu e por áreas de estudo (Ciências da Saúde - Posição 601- 800 e Psicologia - Posição 401 – 500)

Como comunidade de pessoas, ideias, realizações e projetos movidos pelo desejo de produção, partilha e transferência de conhecimentos e saberes científicos, tecnológicos, culturais, e artísticos, a Universidade Lusófona assume o compromisso de responder aos desafios atuais da Agenda Europeia para as Universidade, apostando na sua:

  • Internacionalização;
  • Sustentabilidade & Transição digital;
  • Investigação & Inovação;
  • Formação (Mestrados Profissionais e EAD e Formação ao Longo da Vida)
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios