Provedor do Estudante
Ao Provedor do Estudante compete recolher as reclamações quanto aos problemas de natureza letiva ou administrativa que não sejam solucionados de imediato nos órgãos próprios, como descrito no Artigo 9.º dos Estatutos da ULHT.
Com base na imparcialidade e no diálogo o Provedor recolherá todas as informações necessárias à resolução de eventuais problemas, académicos e/ou administrativos. A partir das situações que lhe são expostas, emite recomendações que visam não apenas a resolução pontual das situações outrossim a alteração de procedimentos, se disso for caso, para que se evitem situações análogas no futuro.
A missão da Provedoria é auxiliar na melhoria do relacionamento entre os agentes e atores da Instituição (comunidade académica) na melhoria contínua da qualidade educativa e científica da ULHT e dos serviços indispensáveis ao funcionamento da instituição, agindo em conformidade com a Lei, Regulamentos e com o bom senso, suportado no diálogo entre as partes envolvidas.
Há, na ULHT, um espírito de abertura para a resolução dos problemas. E, no espírito Lusófono, esta Provedoria pretende ser uma ouvidoria* deixando uma via de diálogo para ouvir os estudantes nos seus problemas e, como moderador e facilitador, auxiliar a resolução dos mesmos..
Todo o Estudante da ULHT deve recorrer à Provedoria para reportar qualquer situação que considere estar a prejudicar o normal funcionamento académico ou administrativo, ou simplesmente para esclarecer alguma dúvida no âmbito da vida académica. Pretendemos garantir a excelência e qualidade que a ULHT pretende manter e melhorar..
Para uma efetiva, e melhor, organização, a via preferencial de contacto é a eletrónica, preenchendo o formulário ou enviando uma mensagem de correio electrónico para provedor.aluno@ulusofona.pt..
Queiram-me ao dispor.
Prof. Doutor José Diogo Mateus,
Provedor do Estudante da ULHT.
provedor.aluno@ulusofona.pt
Relatórios Anuais
2009| 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020
Recomendações
- 2009
- 2010
- Serv. Gestão Académica
- Alunos consulta regulamentos
- Alunos horário provas
- Docentes_controlo de presenças
- Contagem de dias em regulamentos
- Fichas de unidade curricular
- Aos estudantes da ULHT para a necessidade de observarem as regras de avaliação impostas
- Necessidade de os estudantes verificarem a sua situação académica
- Sobre a transmissão aos estudantes dos resultados de avaliação
- Lancamento de classificacoes
- 2011
- Acolhimento aos estudantes 2011_2
- Critérios de avaliação contínua
- Pagamento da TAXA para avaliação de Processos A3ES
- Relativa ao regime de pagamento dos exames da época de recurso dos cursos coordenados pelas Faculdades de Ciências e Tecnologias da Saúde e Medicina Veterinária.
- Relativa à emissão de certificados de presença e ou conclusão de cursos não conferentes a grau
- Registo de presenças
- Necessidade de providenciar, em arquivo, os programas das unidades curriculares dos diferentes planos de Estudo de cada curso.
- Necessidades de os responsáveis pelos cursos ministrados na Universidade acompanharem o processo de candidaturas e início das aulas.
- 2012
- Escolha de turmas por parte dos alunos
- Proibição de fumar nos espaços fechados da ULHT
- Atribuição de Bolsas de Mérito
- Avaliações
- Referente a prazos para entrega dos Programas de Unidade Curricular nos regulamentos em vigor na ULHT (interna)
- Relativa à capacidade das salas de aulas
- 2014
- 2015
- Devolução de documentos originais pia
- ENEE
- Comparência dos Docentes em exames
- Acolhimento dos Alunos
- Procedimentos relativos a fraudes na avaliação
- 2016
- 2017
- Programas de unidades curriculares
- Isenção de declaração para efeitos de abono.
- Procedimentos_Administrativos
- Alunos Externos PCCA
- 2018
- Melhoria de Classificação em Casos de Creditação
- Procedimentos Relativos à Entrega Física de Pautas
- Procedimentos Relativos à Entrega de Documentos
- Processos de Candidatura - inscrição de candidatos provenientes do Brasil
- Festa_Arraial de St. António no dia 12 de Junho
- Emissão de Certificação
- Livro de Reclamações - Procedimentos
- 2019
Efetuar exposição ao Provedor Estudante
Nota: A Provedoria do Estudante é assessorada pela Dr.a Maria Rita Sousa.
* No Brasil o correspondente ao termo Provedor é Ouvidor.