Mobilidade de Estudantes, Docentes e Funcionários
Carta Erasmus
Consulte a Carta Erasmus (Erasmus Charter) para o perído 2021-27 do CUL e CUP.
A Universidade Lusófona volta a ser contemplada com a Carta Erasmus para o Ensino Superior. Este reconhecimento por parte da Comissão Europeia, válido para o período 2021-2027, atribui um certificado de qualidade à ULusófona, para as atividades de cooperação europeia e internacional das instituições de ensino superior.
A atribuição de uma Carta Erasmus é requisito prévio para todas as instituições de ensino superior europeias que pretendam participar na componente de mobilidade individual para fins de aprendizagem ou na cooperação para a inovação e boas práticas.
Estudantes
Todos os estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento podem participar nos programas de mobilidade Erasmus+. Os países e (*hosts*) dependem dos acordos inter institucionais existentes e válidos entre a Universidade Lusófona e o parceiro de destino. Assim, os acordos variam consoante o ciclo de estudos no que respeita aos países e IES de acolhimento. Antes de se candidatar fale com o International Office da Universidade Lusófona (Lisboa ou Porto) ou com o Coordenador de Mobilidade do seu curso ou Faculdade / Escola.
Consulte as páginas sobre Mobilidade Incoming e Mobilidade Outgoing para saber mais sobre os oportunidades disponíveis, procedimentos de candidatura, documentação de suporte e calendários.
- Mobilidade Incoming
(Para quem pretende estudar na Universidade Lusófona no âmbito do Programa Erasmus) - Mobilidade Outgoing
(Para quem pretende estudar numa Instituição parceira durante 1 ou 2 semestres)
Centro Universitário Lisboa e Porto - Realizar Candidatura
Docentes
No âmbito da mobilidade Erasmus+, os docentes podem usufruir de bolsas de mobilidade Erasmus+para docência (STA), para formação (STT) e mobilidade combinada (teaching e training). Informação sobre candidaturas, bolsas e prazos pode ser encontrada na página para a Mobilidade de Docentes e Funcionários.
Para o desenvolvimento de outras actividades, como por exemplo deslocação a conferências ou outros eventos científicos, existem outros programas e apoios financeiros.. Para mais informação, consulte a Direção da sua Faculdade/Escola.
Colaboradores não docentes
Todos os colaboradores não docentes (staff) da Universidade Lusófona têm a oportunidade de se candidatar a bolsas de mobilidade para participar em acções de formação Erasmus+ (STT). Estas bolsas podem ser usadas para participação em programas internacionais de formação (ex: staff weeks), que sejam organizadas por organizações europeias elegíveis no quadro do financiamento ERAMUS+. Consulte a página “Mobilidade para Ensino e Formação” para mais informações. Consulte a página Mobilidade para Ensino e Formação para mais informações.




