filmeu
Mobilidade
outgoing

Mobilidade de Estudantes Outgoing

Mobilidade

Mobilidade Erasmus+ para estudos (SMS)

O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo, promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+ Tem como principais objetivos, nas palavras dos seus promotores:

  • Melhor desempenho da aprendizagem;
  • Maior empregabilidade e melhores perspetivas de carreira;
  • Maior sentido de iniciativa e de empreendedorismo; maior autocapacitação e autoestima;
  • Melhores competências a nível de línguas estrangeiras e competências digitais;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade; participação mais ativa na sociedade;
  • maior consciência do projeto europeu e dos valores da UE;
  • Maior motivação para participar, no futuro, na educação ou formação (formal/não formal) após o período de mobilidade no estrangeiro.

Regulamento de Mobilidade     Carta Erasmus 2021-27


Quem pode Participar e Candidatar-se?

Podem participar em mobilidade para estudos e para estágios, estudantes e formandos do Ensino Superior, regularmente inscritos num curso conducente a grau, em qualquer Ciclo de Estudos (CTESP, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

Os recém-graduados poderão realizar um período de Mobilidade para Estágios, se o fizerem nos 12 meses imediatamente a seguir, ao fim do ciclo de estudos em que se encontravam inscritos.


Tipos e duração de Mobilidade Erasmus+

A mobilidade Erasmus+ pode ser de longa ou de curta duração. As mobilidades de longa duração são mobilidades que podem ter a duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses. As mobilidades de curta duração são mobilidades inferiores a 2 meses. As mobilidades de curta duração podem ser constituidas por programas mistos intensivos - Blended Intensive Programmes (BIPs). OS BIP são programas de mobilidade que incluem uma componente presencial e outra a distância.


Datas para as candidaturas 2024/25

Início Fim
* 15/01/2024 01/03/2024
** 03/06/2024 28/06/2024

* 1.º Semestre, 2.º Semestre e Full-Year
** 2.º Semestre (Vagas Sobrantes)


Certificados de Linguagem

Antes de realizar a candidatura é necessária a realização do exame de linguagem gratuíto disponível na plataforma OLS - Online Language Support. A realização desta avaliação na língua da mobilidade antes da partida é um pré-requisito para os estudantes em mobilidade Erasmus+ por um período de 14 dias ou mais, para se certificar de que cumprem o nível recomendado na sua Instituição de acolhimento (exceto para falantes nativos ou em casos devidamente justificados). A submissão do resultado do exame OLS em formato pdf é obrigatória para a candidatura a mobilidade para estudos ser considerada válida.

Como pode Candidatar-se?

Dependendo se é aluno do Centro Universitário de Lisboa ou do Centro Universitário do Porto, o processo de candidatura é realizado com as mesmas regras mas utiliza sistemas de candidatura diferentes.

O alunos do Centro Universitário de Lisboa devem realizar a sua candidatura no Mobility-Online. Os alunos do Centro Universitário do Porto devem realizar a candidatura utilizando o sistema Online Learning Agreement

Antes de realizar a sua candidatura fale primeiro com a pessoa responsável pela Mobilidade de Estudantes Erasmus+ do seu curso, Faculdade ou Escola. A lista de contactos pode ser encontrada nesta página.

A pessoa responsável pela Mobilidade de Estudantes Erasmus+ irá aconselhar e esclarecer as dúvidas sobre o processo de mobilidade, nomeadamente sobre os diferentes parceiros e países disponíveis para o seu curso. Os acordos de mobilidade são establecidados por curso e por isso os países de destini podem variar de curso para curso e de área para área.

A melhor forma de iniciar o planeamento da sua Mobilidade é consultar os países e Universidades para onde poderá realizar a sua mobilidade. A lista completa dos acordos existentes para o seu curso podem ser encontrados na opção abaixo

Programa de Incentivos à Mobilidade 24/25

Instituições parceiras para Mobilidade

Centro Universitário de Lisboa

Consultar o mapa de parceiros de mobilidade

No mapa de parceiros, a melhor forma é escolher a opção Agreements do menu de topo. Depois escolha o seu curso da lista de study fields. A lista de opções que aparece em baixo corresponde à lista de instituições parceiras disponíveis para o seu curso

Mapa de mobilidade

Na imagem mostrada acima, as opções escolhidas são Agreements, Programa = Erasmus, Study Field (curso) = Arquitectura e, finalmente, o estado da parceria = Activo

Centro Universitário do Porto Mobilidade de Estudantes IN e OUT
Sara Dias
sara.dias@ulusofona.pt

Onde realizar a candidatura?

A candidatura ao Programa de Mobilidade Erasmus+ é composta por diferentes fases. Na lista abaixo pode encontrar de modo resumido os príncipais passos que deverá seguir ao longo da sua candidatura

  1. Dirija-se ao Gabinete de Apoio às Relações Internacionais do Centro Universitário de Lisboa ou Porto. Coloque as suas dúvidas presencialmente ou através do email mobilidade@ulusofona.pt.
  2. Um segundo passo será falar com o Coordendor responsável pela mobilidade do seu curso ou falculdade. Os diferentes contactos podem ser encontrados nesta página. O processo de mobilidade implica a escolha de um curso e de uma instituição / país de acolhimento, para além da definição de um acordo de estudos (Learning Agreement). Este acordo irá definir as unidades curricular que irá realizar na Instituição de acolhimento que posteriormente serão reconhecidas para o seu curso.
  3. Outra questão importante está habitualmente relacionada como valor das bolsas para mobilidade Erasmus+. O valor está devidamente tabelado e pode ser encontrado na seguinte página.
  4. Depois de esclarecidas as dúvidas poderá apresentar a sua candidatura. A candidatura é feita online. Será validada pelo International Office e pelo Coordenador Departamental de Mobilidade do seu curso que irá decidir sobre a aceitação da sua candidatura nesta primeira fase
  5. Caso a sua candidatura seja aceite, o próximo passo será definir o Acordo de Estudos. É um processo que deverá ser acompanhado e acordado entre si, o seu coordenador departamental e posteriormente pela Instituição de acolhimento

Centro Universitário de Lisboa e Centro Universitário do Porto

Antes de preencher, consulte a FAQ com instruções sobre como realizar a sua candidatura para mobilidade outgoing disponível nesta página. Em alternativa envie um email para mobilidade@ulusofona.pt

Realizar candidatura

Acordo de Estudos - Learning Agreement

O acordo de estudos (Learning Agreement) corresponde ao programa de estudos que irá realizar durante o seu periodo de mobilidade. O acordo de estudos define as unidades curriculares e os créditos ECTS que irá realizar na Instituição de acolhimento e que serão posteriormente reconhecidos por via de equivalência a unidades curriculares no programa de estudos na Universidade Lusófona. Deverá,s empre que possível, encontrar correspondência de ECTS entre as unidades curriculares a realizar em mobilidade e às quais pretende correspondência no seu curso de origem.

Quantos ECTS devo realizar em mobilidade ?

O número limite de crétitos a realizar no âmbito do programa de longa duração Mobilidade Erasmus + para estudos (SMS) é de 20 ECTS. Para os programas de mobilidade de curta duração (BIPs) o número mínimo de ECTS é de 3.

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios