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Processo de Avaliação de Docentes e Investigadores

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Processo de Avaliação de Docentes e Investigadores


! LEIA ATENTAMENTO O GUIÃO DE PREENCHIMENTO ANTES DE AVANÇAR !

Consultar Guião

FAQ - Questões Frequentes

Qual o período em avaliação?
O período em avaliação corresponde aos anos letivos 2017/2018 a 2019/2020. Para efeitos da avaliação considera-se que o ano letivo inicia a 1 de setembro e termina a 31 de agosto. Todas as atividades desenvolvidas fora deste período não são relevantes para a avaliação.

Quem é avaliado?
Todos os docentes e investigadores que tenham, no presente, vínculo ativo com ULHT.

O que devo preencher nos conteúdos de avaliação?
Em cada um dos indicadores, o avaliado deve listar e descrever as atividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação, na ULHT e noutras instituições de ensino. O limite para preenchimento é de 4000 caracteres pelo que, se este se revelar insuficiente, deve resumir o texto e juntar anexo com detalhe adicional.

Para que servem os anexos aos conteúdos de avaliação?
Pode, caso queira, anexar suporte documental que corrobore e/ou detalhe as atividades identificadas em cada um dos indicadores.

Que outros anexos devo juntar?
Na secção de anexos deve juntar o seu Curriculum Vitae, cópias dos Diplomas em todos os graus que obteve, Reconhecimento de diploma estrangeiro em Portugal, quando aplicável, e Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP).

Que regras que devo se guir para anexar ficheiros?
Os anexos que pretenda juntar devem ser sempre em formato pdf, cada ficheiro deve ser inferior a 1 MB e os nomes do ficheiros não devem incluir caracteres portugueses ou especiais (ex: ã, ç, @ e afins).

Para que servem as observações?
Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID. Pode ainda juntar notas que considere pertinentes para a avaliação.

Submeti um relatório incompleto ou incorreto, como posso alterá-lo?
Só deve submeter o seu relatório para avaliação quando tiver concluído o preenchimento de todos os indicadores. Uma vez submetido, os conteúdos já não podem ser alterados pelo avaliado. Na eventualidade de ter já submetido o seu relatório e pretender alterá-lo deve enviar um email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, solicitando que o seu processo seja reaberto. A reabertura só é possível até ao dia 5 de novembro de 2020.

Como posso ver esclarecidas outras questões?
Todas as questões relacionadas com a plataforma de avaliação devem ser enviadas por email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, e serão respondidas pela mesma via.




Guião de Preenchimento

1. Como aceder à plataforma de Avaliação

Depois de ler o guião e as FAQs prossiga para a plataforma de avaliação

Aceder à Plataforma


Figura 1 - Página de entrada avaDOC

2. Autenticação

A autenticação (ver figura 2) faz-se utilizando o seu utilizador (ex. p999) e correspondente palavra-chave.


Figura 2 - Autenticação

3. Processo de Avaliação

! Nota Prévia ! Só deve submeter a sua avaliação quando tiver concluído o preenchimento. Após a submissão os conteúdos já não poderão ser alterados pelo avaliado. Caso pretenda alterar um relatório já submetido as questões frequentes para saber como proceder.

A página do seu processo de avaliação está organizada em várias secções. A primeira secção apresenta, de forma gráfica, as fases e datas do processo e o período decorrido em cada uma delas, bem como a fase e situação em que se encontra o seu processo (ver figura 3).


Figura 3 - Estado do processo de avaliação

3.1. Conteúdos de Avaliação

É nesta secção que o avaliado lista e descreve as actividades que serão avaliadas. O formulário de preenchimento está organizado de acordo com vertentes em avaliação (ver figura 4). Cada uma delas agrega um conjunto de indicadores, acessíveis pelas opções ABRIR/FECHAR AVALIAÇÕES PARCIAIS.


Figura 4 - Conteúdos de avaliação

Em cada um dos indicadores, o avaliado lista e descreve as actividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação podendo, caso queira, anexar suporte documental que corrobore e/ou detalhe as referidas actividades (ver figura 5).


Figura 5 - Preenchimento de indicadores

3.2. Anexos

Na secção de anexos deve juntar o seu Curriculum Vitae, cópias dos Diplomas em todos o s graus que obteve, Reconhecimento de diploma estrangeiro em Portugal, quando aplicável, e Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP).


Figura 6 - Anexos

3.3. Observações

Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID.


Figura 7 - Observações

3.4. Submeter Avaliação

Findo o preenchimento dos conteúdos, anexos e observações, deve submetê-los para serem validados e posteriormente avaliados pela Comissão de Avaliação.


Figura 8 - Submeter

3.5. Matriz de Avaliação

Nesta opção poderá consultar a sua matriz de avaliação, com todas as rubricas e as respetivas ponderações (valores-base).


Figura 9 - Matriz de avaliação

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