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Mobilidade de Estudantes Incoming

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Pretende realizar intercâmbio de estudos na Universidade Lusófona?

Fact Sheet Briefing

A Universidade Lusófona recebe anualmente mais de 100 estudantes Erasmus e de outros programas de intercâmbio de instituições parceiras em toda a Europa. Se gostarias de passar um período de estudo na nossa universidade, informe-se sobre o procedimento de admissão à Universidade Lusófona, quer para o Centro Universitário de Lisboa, quer para o Centro Universitário do Porto.


Programa de mobilidade Erasmus+ - SMS

O programa de mobilidade Erasmus+ - SMS - é o mais conhecido programa de mobilidade na Europa. Todos os alunos inscritos numa Instituição de Ensino Superior na Europa podem candidatar-se ao programa de Mobilidade Erasmus+

A duração da mobilidade Erasmus+ - SMS, pode ser de 1 ou 2 semestres dependendo do acordo inter-institucional estabelecido entre a Universidade Lusófona e o parceiro de mobilidade.

A mobilidade Erasmus+ é financiada pela Comissão Europeia através da Agência Nacional Erasmus+. Os estudantes que se candidatem, sejam nomeados pela Universidade Lusófona e aceites pela Instituição de acolhimento têm direito a uma bolsa de mobilidade. O valor da bolsa varia consoante o país e a distância. Mais informação sobre as bolsas podem ser encontradas mais abaixo nesta página

Consultar Carta Erasmus 2021-27


Estudar na universidade Lusófona através do Programa Erasmus+

Se gostarias de estudar na Universidade Lusófona como um estudante de intercâmbio, deve contactar em primeiro lugar com o International Office da sua universidade de origem para ver quais são os cursos disponíveis. Se existir um acordo de cooperação bilateral (ou multilateral) válido entre a sua universidade e a Universidade de Lusófona, a sua instituição pode nomeá-lo para passar um período de estudo connosco.

O procedimento de admissão para estudantes de intercâmbio que vêm para a Universidade Lusófona (P LISBOA52) inclui duas fases obrigatórias:

  • A instituição de origem nomeia o aluno para a Universidade Lusófona
  • O aluno submete a candidatura de mobilidade para a Universidade Lusófona

Consultar o mapa de parceiros de mobilidade


Quem pode condidatar-se ?

  • Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Universidades Parceiras, nomeados na sua Instituição de Origem.
  • Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
  • A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por email as nomeações oficiais dos estudantes

Prazos para Nomeação Incoming 2023/24

  • Outono/Primeiro Semestre (Setembro a Fevereiro): até 29 de maio de 2023
  • Primavera/Segundo Semestre (Fevereiro a Julho): até 30 de Setembro de 2023

As candidaturas são aceites se cumprirem os seguintes requisitos:

  • A nomeação deverá ser feita pela Instituição de origem.
  • Só são aceites candidaturas dentro do prazo. Para obter mais informações, entre em contato connosco através do seguinte email mobilidade@ulusofona.pt.

A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade em Instituições do Ensino Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverá completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.


Datas para Candidatura on-line 2023/24

As candidaturas deverão ser realizadas nas seguintes datas:

  • Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 30 de junho
  • Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro

Realizar a candidatura para Mobilidade Erasmus+ Incoming

As candidaturas Incoming são feitas online através do sistema Mobility-Online. Os candidatos nomeados serão contactados por email pelo International Office da Universidade Lusófona. No email serão dadas instruções para o preenchimento formal da candidatura de mobilidade. Em caso de dúvida queira por favor entrar em contacto com o International office através do e-mail mobilidade@ulusofona.pt

  1. Aceder ao formulário de candidatura (o link será disponibilizado por email depois da aceitação da sua nomeação por parte do International Office da Universidade Lusófona)
  2. Preencher os dados solicitados e submeter
  3. Depois de submeter a candidatura irá receber um email com um link para registo na plataforma de mobilidade - Mobility-Online
  4. Siga o link, adicione a sua data de nascimento e defina a sua senha e faça login
  5. Após o login terá acesso à gestão da sua candidatura
  6. Preencha os seus dados pessoais
    1. 1 Fotografia
    2. Documento de identificação
  7. Faça upload dos seguintes documentos
    1. Curriculum Vitae
    2. Transcript of records
    3. Learning Agreement (o Digital Learning Agreement será o modo preferencial de submissão a partir de janeiro de 2023.)

Aceder ao portal de candidatura Incoming (Mobility Online)

Após a aceitação da candidatura de mobilidade Erasmus+

Após a aceitação da sua candidatura irá receber um email automático do sistema de mobilidade Mobility Online a informaá-lo sobre os próximos passos. Poderá consultar a qualquer momento o estado da sua candidatura acedendo ao portal de candidaturas de Mobilidade.

Documentos que deverá anexar ou ter consigo antes da mobilidade e após a aceitação da candidatura

  • Learning Agreement caso existam alterações ao documento original
  • Seguro
  • Cartão Europeu de Saúde
  • English Language Certificate (B1) ou Portuguese Language Certificate (B1) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam

Poderá imprimir a Carta de Aceitação a partir do portal de Mobilidade. Por favor consulte o portal para verificar se a Carta de Aceitação já se encontra disponível para download.


Programa Free Mover

Poderão ser estudantes numa da Universidades / Institutos do Ensino Lusófona, os estudantes provenientes de uma Universidade com quem não existe parceria ou, estudantes de Universidades Parceiras que já tenham esgotado todas as mobilidades dentro dos programas oficiais de mobilidade.

Enquanto Free Mover os estudantes têm o mesmo apoio e suporte que os demais estudantes em Mobilidade e a sua aceitação está dependente da avaliação do Coordenador Internacional / Diretor de Curso da respetiva Unidade Orgânica / Departamento / Instituto. Todos os interessados deverão realizar aqui a sua Candidatura.

Os estudantes Free Mover estão sujeitos aos pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as Ordens de Serviço em vigor.


Programa Overseas

O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu. O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.

Aceder ao portal de candidatura Incoming (Mobility Online)


Programa ISEP

O Programa ISEP permite a Estudantes das Universidades Parceiras do Mundo inteiro, realizar um período de Mobilidade na Universidade Lusófona.

Quem pode Participar e Candidatar-se?

Podem participar no Programa ISEP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

Como pode candidatar-se?

O Programa ISEP compreende duas candidaturas:

  • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em: ISEP
  • Uma vez aceites pelo programa e nomeados pelo Programa ISEP os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
    1. Realizar a Candidatura
    2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
      • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte
      • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
      • Certificado de Avaliação
      • Curriculum Vitae;
      • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para candidatura do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

Documentos solicitados para a inscrição

  • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
  • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
  • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado.

Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

A Universidade Lusófona garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade ISEP


Programa AULP

O primeiro programa de mobilidade académica exclusivamente dedicado a alunos de instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau.

Uma oportunidade única de conhecer a história e a cultura dos países de Língua Portuguesa. Uma possibilidade privilegiada de partilha de experiências em territórios que fazem parte da nossa história e cultura comuns.

Quem pode candidatar-se?

Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

Podem estudar na Universidade Lusófona, todos os estudantes selecionados pela AULP.

Como pode candidatar-se?

O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:

  • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em AULP
  • Uma vez aceites pelo programa e nomeados os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
    1. Realizar a Candidatura
    2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
      • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
      • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
      • Certificado de Avaliação;
      • Curriculum Vitae;
      • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para candidatura do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

Documentos solicitados para a inscrição

  • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
  • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
  • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

A Universidade Lusófona garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade da AULP.

Quando pode candidatar-se?

As candidaturas ao Programa de mobilidade da AULP têm períodos específicos. Nas candidaturas internas devem ser respeitados os prazos definidos anualmente. A candidatura externa é anunciada anualmente, normalmente entre Maio e Junho de cada ano, e divulgada pelos meios regulares. As candidaturas para o Programa de Mobilidade da AULP estão disponíveis para os estudantes:

  • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
  • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.

Os períodos de seleção dos participantes no Programa de Mobilidade da AULP no mês de Junho/Julho, para início dos estudos entre Agosto e Setembro.

Onde pode candidatar-se?

Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em AULP

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