filmeu
Mobilidade
INcoming

Mobilidade de Estudantes Incoming

Mobilidade

Pretende realizar intercâmbio de estudos na Universidade Lusófona?

Fact Sheet Briefing

A Universidade Lusófona recebe anualmente mais de uma centena de estudantes Erasmus e de outros programas de intercâmbio de instituições parceiras em todo o mundo. Se gostarias de passar um período de estudo na nossa universidade, informe-se sobre o procedimento de candidatura à Universidade Lusófona, quer para o Centro Universitário de Lisboa, quer para o Centro Universitário do Porto.


Regulamento de Mobilidade

Estudar na universidade Lusófona através do Programa Erasmus+

O programa ERAMUS + oferece oportunidades de mobilidade para estudos (SMS) e estágios (SMP). Estas oportunidades dependem da existência de um acordo prévio entre a Instituição de Ensino Superior de origem e a Universidade Lusófona. Assim, se gostarias de estudar na Universidade Lusófona como um estudante de mobilidade, deve contactar em primeiro lugar com o International Office da sua universidade de origem para ver quais são os cursos disponíveis. Se existir um acordo de cooperação bilateral válido entre a sua universidade e a Universidade de Lusófona, a sua instituição pode nomeá-lo para passar um período de estudo connosco.

O procedimento de admissão para estudantes de mobilidade que vêm para a Universidade Lusófona (P LISBOA52) inclui duas fases obrigatórias:

  • A instituição de origem nomeia o aluno para a Universidade Lusófona
  • O aluno submete a candidatura de mobilidade para a Universidade Lusófona

Consultar o mapa de parceiros de mobilidade


Quem pode condidatar-se ?

  • Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Universidades Parceiras, nomeados na sua Instituição de Origem.
  • Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
  • A Universidade de origem trata das nomeações oficiais dos estudantes e remete-as, por email, à Universidade Lusófona

Prazos para Nomeação Incoming

  • Nomeação 1.º semestre: 30 abril
  • Nomeação 2.º semestre: 30 setembro

As candidaturas são aceites se cumprirem os seguintes requisitos:

  • A nomeação deverá ser feita pela Instituição de origem.
  • Só são aceites nomeações e candidaturas dentro do prazo. Para obter mais informações, entre em contato connosco através do seguinte email mobilidade@ulusofona.pt.

A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade da Universidade Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverá completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.


Datas para Candidatura on-line

As candidaturas deverão ser realizadas nas seguintes datas:

  • Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 31 de maio
  • Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro

Realizar a candidatura para Mobilidade Erasmus+ Incoming

As candidaturas Incoming são feitas online através do sistema Mobility-Online. Os candidatos nomeados serão contactados por email pelo International Office da Universidade Lusófona. No email serão dadas instruções para o preenchimento formal da candidatura de mobilidade. Em caso de dúvida queira por favor entrar em contacto com o International office através do e-mail mobilidade@ulusofona.pt

  1. Aceder ao formulário de candidatura (o link será disponibilizado por email depois da aceitação da sua nomeação por parte do International Office da Universidade Lusófona)
  2. Preencher os dados solicitados e submeter
  3. Depois de submeter a candidatura irá receber um email com um link para registo na plataforma de mobilidade - Mobility-Online
  4. Siga o link, adicione a sua data de nascimento e defina a sua senha e faça login
  5. Após o login terá acesso à gestão da sua candidatura
  6. Preencha os seus dados pessoais
    1. 1 Fotografia
    2. Documento de identificação
  7. Faça upload dos seguintes documentos
    1. Curriculum Vitae
    2. Transcript of records
    3. Learning Agreement (o Digital Learning Agreement será o modo preferencial de submissão a partir de janeiro de 2023.)

Após a aceitação da candidatura de mobilidade Erasmus+

Após a aceitação da sua candidatura irá receber um email automático do sistema de mobilidade Mobility Online a informá-lo sobre os próximos passos. Poderá consultar a qualquer momento o estado da sua candidatura acedendo ao portal de candidaturas de Mobilidade.

Documentos que deverá anexar ou ter consigo antes da mobilidade e após a aceitação da candidatura

  • Learning Agreement caso existam alterações ao documento original
  • Seguro
  • Cartão Europeu de Saúde
  • English Language Certificate (B1) ou Portuguese Language Certificate (B1) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam

Poderá imprimir a Carta de Aceitação a partir do portal de Mobilidade. Por favor consulte o portal para verificar se a Carta de Aceitação já se encontra disponível para download.


Mobilidade free mover

A mobilidade free mover está ao alcance de qualquer estudante. Esta modalidade não contempla a atribuição de uma bolsa de mobilidade e obriga ao pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as ordens de serviços em vigor.

Enquanto free movers, os estudantes têm igualmente obrigações de submeter a sua candidatura à Universidade Lusófona que será avaliada pelo respectivo Coordenador de Mobildiade.

Os estudantes Free Mover estão sujeitos aos pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as Ordens de Serviço em vigor.


Programa Overseas

O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu. O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.



Programa AULP

Quem pode candidatar-se?

Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

Podem estudar na Universidade Lusófona, todos os estudantes selecionados pela AULP.

Como pode candidatar-se?

O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:

  • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em AULP
  • Uma vez aceites pelo programa e nomeados os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
    1. Realizar a Candidatura
    2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
      • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
      • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
      • Certificado de Avaliação;
      • Curriculum Vitae;
      • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para candidatura do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

Onde pode candidatar-se?

Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em AULP

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios