filmeu
Sobre Nós
Ciências Educação

Código de Ética

Sobre Nós

Código de Ética

A Comissão de Ética da ULusófona divulga no site da Universidade o seu enquadramento legal, a sua constituição e o programa de trabalho elaborado para 2019/2021.

Ética vem do grego "ethos" e significa o conjunto de valores que orientam o comportamento das pessoas na sociedade. É fundamental para o bem-estar social em todos os domínios: pessoal, familiar, social e profissional.

Na Educação e, especificamente no meio académico, a Ética é transversal às atividades de formação, de investigação e de lazer, a todos os espaços académicos, formais e informais e a todas as relações, das de docentes e alunos, aos serviços académicos e às relações entre pares.

Nas sociedades de risco e de imprevisibilidade em que vivemos, é fundamental que os jovens em formação académica façam seus critérios éticos que lhes permitam responder aos desafios do presente e do futuro com responsabilidade e autonomia. De Sófocles e Aristóteles, Kant e Hegel a Deleuze, Lipovetsky e Habermas, muitos são os autores que, em cada período histórico, estudaram, refletiram e escreveram sobre Ética.

Cabe-nos a nós honrar esse património e assegurar uma Universidade que assuma e promova a Ética em cada domínio da sua vida.

A Presidente da Comissão de Ética
Ana Benavente


Documentos

  • Código de Ética da Universidade Lusófona Despacho Conjunto N.º12/2019 - Homologação do Código de Ética da Universidade Lusófona.

    Consultar (PDF)
  • Nomeação da Comissão de Ética Despacho Conjunto N.º48/2023 - Criação e Nomeação da Comissão de Ética da Universidade Lusófona.

    Consultar (PDF)
  • Plano de Atividades da Comissão de Ética Plano de Atividades de 2019/2021.

    Consultar (PDF)
  • Informações Úteis Alguns estudos relevantes para as áreas de intervenção da comissão de ética.

    Consultar (PDF)
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios