Missão e Objetivos
A Universidade Lusófona é a maior Universidade privada em Portugal, sendo parte integrante do subsistema particular e cooperativo do ensino superior português.
O nome da Universidade deriva da expressão "Lusofonia" que designa o espaço cultural e linguístico comum demarcado pelo uso da língua portuguesa. A Universidade Lusófona assume-se como instituição responsável pelo desenvolvimento científico, cultural, social e económico deste espaço geográfico e linguístico com mais de 200 milhões de habitantes.
A sociedade civil e os cidadãos em geral esperam que as Universidades e as instituições de ensino superior em geral sejam um dos polos centrais de desenvolvimento dos seus países e da sua cultura. No meio de constrangimentos e adversidades diversas, e de um enquadramento nacional a nível legal, económico e social nem sempre favorável, o ensino superior, e em particular o ensino superior privado, tem desempenhado de forma globalmente positiva este papel em Portugal ao longo dos últimos trinta anos.
A Universidade Lusófona conseguiu ao longo desse período afirmar-se como a maior instituição de ensino superior portuguesa do subsetor particular e Cooperativo.
Hoje, a procura por uma formação de nível superior atinge níveis nunca verificados no passado e as instituições de ensino superior vêem-se confrontadas com públicos cada vez mais variados e diversificados. Muitos destes estudantes representam públicos diferenciados, como os alunos maduros ou de origem estrangeira, que colocam às instituições novos e estimulantes desafios.
Paralelamente, as instituições de ensino superior sentem cada vez mais a necessidade de alargar a base de desenvolvimento das suas atividades, deixando de se centrar em exclusivo na produção e acumulação de conhecimento, para se preocuparem de forma mais ativa com a distribuição e circulação de conhecimento entre a rede de instituições e organizações que se reúnem em seu redor.
Assim, paralelamente aos alunos e professores, objetos únicos da atividade das Universidades no passado, as empresas e outras organizações surgem cada vez mais como um dos vértices centrais da atividade Universitária e um pilar nuclear do seu crescimento e sustentabilidade.
Massificação, internacionalização, inovação e empreendedorismo, são assim termos que passaram a fazer parte do vocabulário da vida das Universidades e que importa a cada instituição conseguir interiorizar nas atividades do seu dia-a-dia.
As transformações no perfil dos públicos-alvo das instituições têm sido acompanhadas por profundas mudanças nos modelos de ensino e formação, nomeadamente aquelas que resultaram da implementação da Declaração de Bolonha. Acima de tudo, hoje as instituições de ensino superior são chamadas a definirem, claramente, qual o seu papel na sociedade e qual a sua contribuição para o desenvolvimento social, económico e social da comunidade em que se inserem.
A Universidade Lusófona tem como missão central contribuir, através da ciência, da inovação e do ensino, para o desenvolvimento científico, cultural, económico e social de Portugal e de todos os países onde se fala a língua portuguesa e para a sua inclusão num Espaço Europeu dinâmico e altamente competitivo de ciência e ensino superior.
Em ordem à prossecução destes objetivos, a Universidade desenvolve atividades de formação, investigação e prestação de serviços nas mais diversas áreas do conhecimento relevantes para a sociedade, e procura constantemente e de forma ativa constituir-se como um parceiro válido e imprescindível para todos os que, como ela, acreditam que a formação superior e o conhecimento são os principais elementos impulsionadores do desenvolvimento e progresso da nossa sociedade.