filmeu

Docente
Teresa Palma Rodrigues

Teresa Palma Rodrigues
p56***@ulusofona.pt
5219-7457-DDF3
0000-0002-7650-4980

Resume

Teresa Palma Rodrigues. Concluiu o(a) Doutoramento em Curso de Doutoramento em Belas-Artes - Especialidade de Pintura em 2017 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Mestrado em Mestrado em Pintura em 2008 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes e Licenciatura em Artes Plásticas - Pintura em 2001 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes. É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação e lecciona as UCs de Artes Plásticas I e II na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (em regime de colaboração docente). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Pintura; Desenho; História da Arte; Paisagem e Território.

Graus

  • Mestrado
    Mestrado em Pintura
  • Licenciatura
    Artes Plásticas - Pintura
  • Doutoramento
    Curso de Doutoramento em Belas-Artes - Especialidade de Pintura

Publicações

Artigo em revista

  • 2021, Riscar o que interessa: a importância do erro na obra Gonçalo Barreiros
  • 2019, Instalações Comestíveis de Marisa Benjamim
  • 2017-08, Arte e Comunidade, Revista Farol
  • 2017-06-11, "Mapa de uma Paisagem Comestível", Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia.
  • 2017-01-01, "Zona V". Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. ISSN: 2182-1402, CECL: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens / CIC.Digital: Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital, FCSH, Nº 26., Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. ISSN: 2182-1402
  • 2017, “Arte e Comunidade: Projetos de Intervenção Artística e Inclusão Social”. Revista Farol. ISSN: 1517-7858. Ano 13. N. 17: 101-110., Revista Farol
  • 2017, "Mapa de uma Paisagem Comestível". Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. ISSN: 2182-1402, CECL: Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens / CIC.Digital: Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital, FCSH, Nº 26. , Interact - Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia. ISSN: 2182-1402
  • 2016, Transportadores de memórias de Rodrigo Bettencourt da Câmara : Cabo Verde no Vale de Chelas
  • 2014, Ramiro Guerreiro : revisitando os “verdes anos”
  • 2013, Orlando Franco: de Passagem pela Paisagem
  • 2013, Orlando Franco: De Passagem pela Paisagem." Revista :Estúdio, Artistas Sobre Outras Obras, ISSN 1647-7316. Vol. 4 (8): 270-275, Revista :Estúdio, Artistas Sobre Outras Obras, ISSN 1647-7316
  • 2013, Orlando Franco: De Passagem pela Paisagem, Revista :Estúdio
  • 2012, O lugar da casa: viagem num Livro-Pintura de EMA M. , Revista :Estúdio
  • 2012, O lugar da casa: viagem num Livro-Pintura de EMA M". Revista :Estúdio. ISSN 1647-6158. Vol. 3 (6): 98-103., :Estúdio
  • 2012, O lugar da casa: viagem num Livro-Pintura de EMA M
  • 2012, O lugar da casa
  • 2012, Chelas, o "sítio": o lugar como referência na identidade e na obra de Sam The Kid
  • 2012, Chelas, o "sítio"

Tese / Dissertação

  • 2017-09-22, Doutoramento, Zona V (de vago)
  • 2017, Doutoramento, Zona V (de vago)
  • 2008-04-28, Mestrado, "Fragmentação e Reconstituição do Suporte Pictórico". Lisboa: 2008. Dissertação de Mestrado em Pintura, apresentada à Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
  • 2008, Mestrado, Fragmentação e reconstituição do suporte pictórico

Livro

  • 2023, Sob o mesmo tecto : obras de Ema M. e Teresa Palma Rodrigues, Rodrigues, Teresa Palma; Prieto, Margarida, Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
  • 2022, Zona V (de Vago), Teresa Palma Rodrigues

Capítulo de livro

  • 2017, ‘Seguindo a espera de um vazio.’ In Pereira, Rui A. (Dir.) “Intervir com Arte. Projeto de Animação Cultural pela Arte”, Organização da Câmara Municipal de Lisboa, Pelouro dos Direitos Sociais. Lisboa: Letras Paralelas. pp. 152-155., Intervir com Arte. Projeto de Animação Cultural pela Arte, Letras Paralelas
  • 2014, É verdade, mas não me perguntem porquê, Faculdade de Belas Artes. CIEBA
  • 2013, 540: um Número, um Lugar, uma Identidade.' In Sabino, Isabel (Coord.) "Com ou sem tintas: Composição, ainda?", Lisboa: CIEBA/FBAUL, pp. 600–613., Com ou sem tintas: Composição, ainda?, Faculdade de Belas Artes. CIEBA
  • 2013, 540: um Número, um Lugar, uma Identidade.

Artigo em conferência

  • 2022-04, O ‘Tchiloli’ interpretado por René Tavares, XIII Congresso CSO 2022
  • 2022-04, Edson Chagas e a série de fotografias ‘Tipo Passe’, Comunicação apresentada em Congresso CSO 2022
  • 2021-05, “Riscar o que interessa: a importância do erro na obra Gonçalo Barreiros”, Franco, Orlando; Rodrigues, Teresa Palma
  • 2019-04, "Instalações Comestíveis de Marisa Benjamim". Comunicação apresentada no X Congresso Internacional CSO’2019 - Criadores Sobre outras Obras, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes,Sociedade Nacional de Belas-Artes, 2019., X Congresso Internacional CSO’2019
  • 2018, "Mecanismos de Transformação na Obra de Susana Anágua". Comunicação apresentada no IX Congresso Internacional CSO’2018 - Criadores Sobre outras Obras, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes,Sociedade Nacional de Belas-Artes, 2018., IX Congresso Internacional CSO’2018 - Criadores Sobre outras Obras
  • 2015, Transportadores de memórias de Rodrigo Bettencourt da Câmara : Cabo Verde no Vale de Chelas, VI Congresso Internacional CSO’2015 - Criadores Sobre outras Obras
  • 2014, Ramiro Guerreiro: Revisitando os 'Verdes Anos'.
  • 2014, Ramiro Guerreiro: Revisitando 'Os Verdes Anos', V Congresso Internacional CSO’2014 - Criadores Sobre outras Obras
  • 2012, “Chelas o "sítio": o lugar como referência na identidade e na obra de Sam The Kid”., CSO’2012 - Criadores Sobre outras Obras
  • "É verdade mas não me perguntem porquê". , And Painting? | Questioning contemporary painting

Poster em conferência

  • 2016, "Zona V (de Vago): Investigação Teórico-prática em Pintura". Poster apresentado ao Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 4 a 6 de Julho de 2016, Centro de Congressos de Lisboa., Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

Catálogo de exposição

  • 2019, Novas Poesias de Chelas, Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor / Fundação das Casas de Fronteira e Alorna

Exposição artística

  • 2024-03-14, "Herbário - Locus Amoenus", promovido pela Associação Número - Arte e Cultura, com direção artística de D. André de Quiroga. Casa do Jardim da Estrela, Lisboa.
  • 2023-12-16, “Wrong World”, curadoria Being3 Gallery, produção Art Dispersion, no Santuário Galleria, Lisboa., Santuário Galleria, Lisboa.
  • 2023-09-09, "Sob o Mesmo Tecto" com EMA M, Casa D'Avenida, Setúbal
  • 2023-07-22, “Dar a Mão”, com curadoria de Orlando Franco., Espaço.Arte (Campo Maior)
  • 2023-05, Just LX – Art Dispersion, Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa.
  • 2023-03, "Herbário - Locus Amoenus", promovido pela Associação Número - Arte e Cultura, com direção artística de D. André de Quiroga. Biblioteca Central - Palácio Galveias, Lisboa.
  • 2023-02-09, “Para Além de Página – Palco, Corpo, Tempo”, exposição no Museu Nacional do Teatro e da Dança, com curadoria de Inês Correia, integrada no projeto exploratório “LivrObjecto – Anatomia e Arquitetura”.
  • 2023-02, JustMad – Art Dispersion, Palácio Neptuno, Madrid, Espanha.
  • 2023-02, "Registo Íntimo", exposição de livros de artista na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, com curadoria de Tomás Carneiro, integrada na 24ª edição do Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim.
  • 2022, JustMad – Art Dispersion, Palácio Neptuno, Madrid, Espanha.
  • 2022, Just LX – Art Dispersion, Centro de Congressos de Lisboa, Lisboa.
  • 2022, "Incluir" - Museu São João de Deus, Sintra. Coleção de múltiplos Carpe Diem Arte e Pesquisa, Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, Estúdio de Arte da CDT/ISJD, Centro Português de Serigrafia e Telegramme Gallery em Toronto, Canadá.
  • 2021, "Do Outro Lado" – Exposição em outdoors, com curadoria de Bruna Lobo, Art Dispersion / JCDecaux.
  • 2020-10-21, "Herbário" - Participação na "TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares". Ver em: http://www.traca-arquivo.com
  • 2020-06-01, Exposição Individual: "Zona V (de Vago)" - com curadoria de Lourenço Egreja - Abreu Advogados (Projeto Cultural) / Carpe Diem Arte e Pesquisa
  • 2020-03-05, Exposição Coletiva: "Múltiplos" do Carpe Diem Arte e Pesquisa, na Galeria EXCAVO, em London, Ontário (Canadá).
  • 2020-02-27, Exposição Coletiva: Feira Just Mad – de 27 de Fevereiro a 1 de março – em Madrid, representada pela Kulungwana.
  • 2019-06-29, Exposição Individual: "Novas Poesias de Chelas" - com produção de Isabel Vaz Lopes – Fundação das Casas de Fronteira e Alorna – Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.
  • 2019-02-16, Exposição Individual: "Um Lugar Guardado" - Fábrica das Histórias | Casa Jaime Umbelino, Torres Vedras.
  • 2019, Exposição Coletiva: “CALHAU#1” – organização de Manuel d’Olivares e Nicolas Lemonnier, Moledo, Lourinhã.
  • 2019, Exposição Coletiva: "Paredes, Palimpsestos e Borras de Café" - PENHA SCO Arte Cooperativa, Lisboa.
  • 2018-08-03, Exposição Individual: "Zona V (de Vago)" - Centro Cultural Raul de Carvalho, Alvito.
  • 2018-05-05, Exposição Individual: "Estátua ou Cavalinho. Fragmentos de Falsas Ruínas" - Museu de Cerâmica de Sacavém, Loures.
  • 2018, Exposição Coletiva: “Uncanny” – Espaço Santa Catarina, Lisboa.
  • 2018, Exposição Coletiva: "Imago Mundi – Join the Dots / Unire le distanze", Salone degli Incanti, Trieste, Itália.
  • 2018, Exposição Coletiva: "Book-hop", com curadoria de Jorge Simões e Paulo Corte-Real - Casa Garden, Macau, China.
  • 2017, “Paisagem” – Comissariada por Hilda Frias, Patrícia Nazaré Barbosa e Pedro Almeida, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.
  • 2017, Exposição Coletiva: 21ª Edição de l’Art Renouvelle le Lycée, le Collège, la Ville et l’Université 2017, organizada pela Galerie et Centre d'Art Contemporain Passage de l’Art, sob o tema “Le récit et sa capacité à créer de nouveaux mondes, de nouveaux mythes”, Lycée du Rempart, Marselha, França.
  • 2017, Exposição Coletiva: "LivrObjecto - Objecto Livre". Ciclo de Eventos Exploratórios- Comissariado por Inês Correia, Fábrica Braço de Prata, Lisboa.
  • 2017, Exposição Coletiva: "LivrObjecto - Anatomia e Arquitectura". Ciclo de Eventos Exploratórios - Comissariado por Inês Correia, Biblioteca dos Olivais, Lisboa.
  • 2017, "Residentes em Trânsito" - Curadoria de Filipa Oliveira e Mariana Marin Gaspar. Fórum Eugénio de Almeida, Évora.
  • 2017, “Imago Mundi - Mediterranean Routes”, Luciano Benetton Collection, Cantieri Culturali Alla Zisa – Spazio Zac – Zona Arti Contemporanee, Palermo, Itália.
  • 2016, "Periplos / Arte Portugués de Hoy", Centro de Arte Contemporaneo de Málaga, Espanha.
  • 2015-02-05, Exposição Individual: "Seguindo a espera de um vazio I" - Sala do Veado, Museu de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa, Museu de História Natural e da Ciência - Universidade de Lisboa
  • 2015, “Receita para a Nostalgia” (em colaboração com Chef Pedro Mendes) – Museu Municipal de Faro, Mar e Montanha – Arte e Gastronomia no Algarve, Faro.
  • 2015, "Consequência do Olhar. Paisagens na coleção MG" - Espaço Adães Bermudes, Alvito.
  • 2014-06-28, Exposição Individual: "Beber da Fonte" - Projeto de Arte Pública - Mupis da Marginal do Seixal.
  • 2013, “Vozes das Águas”, CICJC – Centro Internacional de Congressos Joaquim Chissano, exposição integrada no 11º SILUSBA e no VII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras, Maputo, Moçambique.
  • 2013, “Parergon” – Galeria Municipal de Torres Vedras.
  • 2013, "Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil", Museu Metropolitano de Arte – MuMA, Curitiba, Brasil.
  • 2012-03-03, Exposição Individual: "540: Identidade e Lugar" - Galeria de Exposições Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal.
  • 2012, “Linked” – LINK Culturefest, Block B, Dublin, Irlanda.
  • 2012, VIDEOURBANA - Concurso de Ideas en RED. VIII BIAU Cádiz’2012.
  • 2011-11-11, Exposição Individual: "Solução/Dissolução/Resolução" - Centro Cultural de Vila das Aves, Santo Tirso.
  • 2010, "POVOpeople" - Museu da Electricidade, Fundação EDP, Lisboa.
  • 2007-09-08, Exposição Individual: "Em Espinha de Peixe" – Galeria Municipal de Corroios, Seixal Contemporânea, Lisboa.
  • 2005, Exposição Individual: "Limite e Expansão" – Galeria Pedro Serrenho Arte.
  • 2003, Exposição Individual: "Exposição de Desenho" – Galeria de Exposições Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal.
  • 2003, Exposição Individual: "Entre Nós em Poucas Palavras" – Galeria Pedro Serrenho Arte Contemporânea, Lisboa.
  • 2000, Exposição Coletiva: "Exposição de Pintura"

Outra produção

  • 2021, :Estúdio, nº35 (Jul/Set. 2021), Entre a pele da pintura e a pele do pintor, existe uma continuidade interrompida pelo encerramento da peça, em que o autor se despede e abre caminho aos novos participantes. Estes são seres políticos, pois são público, são relação. As quinze propostas de abordagem à obra de outros tantos artistas que aqui são apresentadas, neste número 35 da Revista Estúdio, transportam um desejo interior de uma e
  • 2018, Croma: vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2018), Astúcias para uma implicação. A proposta é de convocar o público, transportá-lo para dentro da obra, implicá-lo, transformá-lo, modificá-lo. O mundo global comporta ameaças sociais, culturais, ecológicas, identitárias. As obras contemporâneas recorrem a todos os possíveis suportes, e fazem das tecnologias mais um tecido discursivo de mediação. O que importa é fazer chegar as notícias, que tendem a
  • 2015, Croma: vol.3, nº6 (Jul./Dez. 2015), Há um compromisso entre o artista e a sociedade. Não é possível retirar a arte do seu contexto social. Neste projecto, em que se desafiam os criadores a pesquisar a obra de outros criadores, reúnem-se aqueles artigos que melhor demonstram a responsabilidade e a solidariedade entre os criadores e os seus pares sociais. São obras, artistas, projetos, plataformas de intervenção, projetos que enfatiza
  • 2014, Croma: vol.2, nº3 (Jan./Jun. 2014)

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios