O Brincar como ferramenta educativa e terapêutica
O brincar pós traumático na criança - investigação, avaliação e tratamento.
Preços
Inscrição Conferência - alunos ULHT: 40*/45€
outros: 45*/55€
Inscrição Conferência + 1 Workshop - alunos ULHT: 65*/75€
outros: 75*/90€
Inscrição Conferência + 2 Workshops - alunos ULHT: 90*/100€
outros: 100*/120€
*Valor válido para inscrições até 12 de fevereiro
Emissão de certificado
Com atribuição de 2 ects (european credit transfer system) para quem realizar a ação de formação (conferência + workshops).
Com a presença de Steve Farnfield, da Universidade de Roehampton.
Nesta Ação de Formação, que integra uma conferência e dois workshops que lhe darão continuidade, colocaremos em evidência eixos de reflexão e ação, fundamentados, sobre a temática do brincar, do brincar pós traumático e da “Play Therapy”.
Workshops:
Pretendemos assim realçar a importância da atividade lúdica e prazerosa dobrincar enquanto promotora e protetora de um desenvolvimento infantil saudável, tanto do ponto de vista físico como psíquico e social.
Enquanto experiência criativa que se situa num espaço potencial existente entre o indivíduo e o meio ambiente, esta torna-se fundamental na génese da construção de um pensamento livre, imaginativo e criativo; do conhecimento; e de um sentido de coerência na criança.
É a aperceção criativa e transformadora sobre o real que permite à criança experienciar a vida de uma forma que para ela se torna compreensível, gerível e com significado, tornando-se parte integrante e indispensável no processo de construção da sua identidade.
O brincar apresenta-se assim como um espaço imaginário de criação/recriação organizador, estruturante e reparador.
Áreas temáticas-chave a ser abordadas:
- o bem-estar da criança
- a atividade lúdica do brincar
- o direito de brincar
- o desenvolvimento da criança
- Maus tratos e o conceito de trauma desenvolvimental
- Investigação, avaliação e intervenção: o conceito de “play therapy”
Destinado a profissionais nos domínios da Saúde, da Educação, da Intervenção Precoce na Infância, da Justiça, da Psicologia, da Sociologia, da Antropologia, do Serviço Social.
Sem tradução simultânea
Oradores | Moderadores |
Luís Vaz das Neves, Dr. Juíz Desembargador | Ana Filipa Beato, PhD |
Carlos Ferreira Neto, PhD | Patricia Pascoal, PhD |
Steve Farnfield, PhD | Inês Jongenelen, PhD |
Leopoldo G. Leitão, M.A. |
Programação
09h15 - 10h00
Recepção dos participantes
10h00 - 10h30
Sessão de Abertura
Leopoldo Gonçalves Leitão | Docente EPCV/Sócio-gerente HCO - Health, Care & Opportunities
Melanie Tavares | Coordenadora Instituto de Apoio à Criança (IAC)
Inês Jongenelen | Diretora da Escola de Psicologia e Ciências da Vida (EPCV).
10h30 - 11h00
Sessão 1 - “Brincar: um direito natural”.
Orador: Luís Vaz das Neves | Juiz Desembargador Jubilado (Ex Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa)
Vice Presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC)
Moderador: Ana Filipa Beato - EPCV
11h00 - 11h30
Intervalo
11h30 - 12h30
Sessão 2 - “O brincar e o bem-estar da criança”
Orador: Carlos Alberto Ferreira Neto | Professor Catedrático (Faculdade de Motricidade Humana)
Presidente do Conselho Diretivo do Centro Doutor João dos Santos - Casa da Praia.
Moderador: Patricia Pascoal - EPCV
12h30 - 14h00
Almoço
14h00 - 15h30
Sessão 3 - “Children and Developmental Trauma”
Orador: Steve Farnfield | Senior Lecturer in Attachment Studies, Department of Psychology, University of Roehampton, London, UK.
Centre for Applied Research and Assessment in Child and Adolescent Wellbeing (CARACAW) - University of Roehampton, London, UK.
Moderador: Inês Jongenelen - EPCV
15h30 - 16h00
Intervalo
16h00 - 17h30
Sessão 4 - “Assessment and Treatment”
Orador: Steve Farnfield - University of Roehampton, London, UK.
Moderador: Leopoldo Gonçalves Leitão - EPCV/HCO
17h30 - 18h00
Debate
18h00
Sessão de encerramento
Organizado em parceria com: