filmeu

Docente
João Filipe De Lacerda Matos

João Filipe De Lacerda Matos
joa***@ulusofona.pt
0E1C-D2C2-95D5
0000-0002-5546-5257

Resume

Agregado e Doutorado em educação. Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa onde coordenou o doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, o E-Learning Lab e o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação no Instituto de Educação. Lecionou nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau nas áreas de educação matemática, tecnologias digitais na educação e métodos de investigação em educação. Investigador responsável de diversos projetos nacionais e internacionais no domínio da educação e tecnologias digitais, da educação matemática e daformação avançada em metodologias de investigação em educação.

Graus

  • Título de Agregado
    n/a
  • Doutoramento
    Didática das Ciências - Matemática

Publicações

Artigo em revista

  • 2021, Collaboration in the Context of Initial Mathematics Teachers’ Education in Distance Education in Brazil
  • 2020-05, A Educação Matemática e a Educação a Distância: uma revisão sistemática da literatura, Bolema: Boletim de Educação Matemática
  • 2019-11-18, Integrating Digital Technology in the School Curriculum, International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET)
  • 2019-06-28, COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO, Revista e-Curriculum
  • 2019, Technology Enhanced Learning
  • 2019, Technology Enhanced Learning
  • 2019, Estudos de caso em Educação Matemática - Problemas actuais
  • 2018, FCT PhD Programme Technology Enhanced Learning & Societal Challenges: The TELSC in Numbers
  • 2018, FCT PhD Programme Technology Enhanced Learning & Societal Challenges: The TELSC in Numbers
  • 2018, Editorial do Número especial da Revista Indagatio Didactica "O TELSC em Números"
  • 2012, Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education, For the Learning of Mathematics
  • 2004, The International Commission on Mathematical Instruction [ICMI]: The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, ZDM - International Journal on Mathematics Education
  • 2002, Painel: A educação matemática e a cidadania
  • 2002, Educação matemática e cidadania
  • 1999, Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education, Educational Studies in Mathematics
  • 1999, Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e Perspectivas, Revista de Educação
  • 1996, Editorial
  • 1996, Bibliografia anotada
  • 1995, Depoimentos
  • 1994, Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study, Educational Studies in Mathematics

Tese / Dissertação

  • 2020, Doutoramento, Heutagogical characteristics and applied strategies for Italian language acquisition of learners in Language Massive Open Online Courses
  • 2020, Doutoramento, Alfabetización Mediática e Informacional e integración social con actividades de expresión, comunicación y diálogo en entornos vulnerables : Interculturalidad con jóvenes en ambientes educativos no formales
  • 2018, Mestrado, Introdução do b-learning em um centro de formação profissional
  • 2018, Mestrado, Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
  • 2017, Mestrado, Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem
  • 2017, Mestrado, A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos
  • 2017, Doutoramento, Revistas digitais : um recurso educativo na aprendizagem

Artigo em conferência

  • 2021-07, M.LAB: A DIGITAL MAKERSPACE FOR ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOLS

Outra produção

  • 2011, O estudo de Caso na Investigação em educação - em direção a uma reconceptualização

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios