Resume
Agregado e Doutorado em educação. Professor Catedrático Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa onde coordenou o doutoramento FCT Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, o E-Learning Lab e o Centro de Competência em Tecnologias e Inovação no Instituto de Educação. Lecionou nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau nas áreas de educação matemática, tecnologias digitais na educação e métodos de investigação em educação. Investigador responsável de diversos projetos nacionais e internacionais no domínio da educação e tecnologias digitais, da educação matemática e daformação avançada em metodologias de investigação em educação.
Graus
-
Título de Agregadon/a
-
DoutoramentoDidática das Ciências - Matemática
Publicações
Artigo em revista
- 2021, Collaboration in the Context of Initial Mathematics Teachers’ Education in Distance Education in Brazil
- 2020-05, A Educação Matemática e a Educação a Distância: uma revisão sistemática da literatura, Bolema: Boletim de Educação Matemática
- 2019-11-18, Integrating Digital Technology in the School Curriculum, International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET)
- 2019-06-28, COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO, Revista e-Curriculum
- 2019, Technology Enhanced Learning
- 2019, Technology Enhanced Learning
- 2019, Estudos de caso em Educação Matemática - Problemas actuais
- 2018, FCT PhD Programme Technology Enhanced Learning & Societal Challenges: The TELSC in Numbers
- 2018, FCT PhD Programme Technology Enhanced Learning & Societal Challenges: The TELSC in Numbers
- 2018, Editorial do Número especial da Revista Indagatio Didactica "O TELSC em Números"
- 2012, Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education, For the Learning of Mathematics
- 2004, The International Commission on Mathematical Instruction [ICMI]: The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics, ZDM - International Journal on Mathematics Education
- 2002, Painel: A educação matemática e a cidadania
- 2002, Educação matemática e cidadania
- 1999, Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education, Educational Studies in Mathematics
- 1999, Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e Perspectivas, Revista de Educação
- 1996, Editorial
- 1996, Bibliografia anotada
- 1995, Depoimentos
- 1994, Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study, Educational Studies in Mathematics
Tese / Dissertação
- 2020, Doutoramento, Heutagogical characteristics and applied strategies for Italian language acquisition of learners in Language Massive Open Online Courses
- 2020, Doutoramento, Alfabetización Mediática e Informacional e integración social con actividades de expresión, comunicación y diálogo en entornos vulnerables : Interculturalidad con jóvenes en ambientes educativos no formales
- 2018, Mestrado, Introdução do b-learning em um centro de formação profissional
- 2018, Mestrado, Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
- 2017, Mestrado, Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem
- 2017, Mestrado, A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos
- 2017, Doutoramento, Revistas digitais : um recurso educativo na aprendizagem
Artigo em conferência
- 2021-07, M.LAB: A DIGITAL MAKERSPACE FOR ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOLS
Outra produção
- 2011, O estudo de Caso na Investigação em educação - em direção a uma reconceptualização