filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de metodologias de investigação tem como principais objectivos fornecer aos alunos um conjunto de competências que lhes permitam realizar com desenvoltura um trabalho de investigação científica na área de estudos de comunicação e arte dos media. No final do semestre o aluno deve ser capaz de:

     

    Definir os seus interesses de investigação;

    Descrever o processo e principais atividades associadas à investigação;

    Explicar a relação entre teoria e investigação;

    Descrever e comparar os principais métodos qualitativos;

    Propor uma investigação e justificar a teoria e as decisões metodológicas;

    Ser capaz de avaliar e criticar um artigo publicado numa revista científica;

    Ser capaz de construir uma proposta de investigação eficaz.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Apresentação da disciplina e dos processos de investigação científica em estudos de comunicação e arte dos media;

    - Tradições disciplinares de investigação, epistemologias e metodologias;

    - Fases do trabalho científico, definição do âmbito do trabalho e do objecto de estudo;

    - Revisão de literatura, estado da arte, e métodos de citação e referências (APA e outros);

    - Análise formal cinematográfica;

    - Análise do discurso e o dispositivo;

    - Análise do discurso e o dispositivo cinematográfico;

    - Análise de conteúdo (qualitativa e quantitativa);

    - Entrevistas e focus groups;

    - Métodos etnográficos e observação participante;

    - Análise fílmica psicanalítica e suas vicissitudes;

    - Regimes de representação e alteridade;

    - A escrita de um artigo científico: passos e abordagens.

  • Objetivos

    Objetivos

    - No final do curso espera-se que os alunos sejam capazes de selecionar as técnicas mais adequadas ao seu trabalho de investigação futuro nomeadamente no contexto da sua dissertação;

    - Sejam capazes de descrever as principais abordagens a utilizar no contexto de projetos que recorram a metodologias qualitativas. Tal inclui a utilização, entre outros exemplos, de estudos de caso; entrevistas aprofundadas, grupos de discussão, etc.;

     - Sejam capazes de analisar e discutir um artigo científico com base na análise das metodologias e técnicas a que o mesmo recorra, contextualizando nomeadamente a validade das mesmas no âmbito dos estudos em questão;

    - Sejam capazes de construir uma proposta de investigação clara e adequada aos objetivos da sua dissertação de final de curso.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos deverão participar na leitura e discussão de artigos recomendados, assim como debates críticos sobre os projetos de investigação que tencionam desenvolver.

    A avaliação será feita em dois momentos: a recensão crítica de um artigo científico (50%) e a definição do plano de trabalho para dissertação/projeto final (50%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies. London: Routledge.

      Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: SAGE.

      Flick, U. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. London: SAGE.

       

      Entre outras referências várias a disponibilizar online.

      Amongst other references, to be made available online.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios