filmeu

Disciplina Estudos Avançados em Didática da Educação Física e do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    Proporcionar uma visão geral sobre a evolução e o estado da investigação em Didáctica (Pedagogia) da Educação Física e do Desporto, bem como nas várias áreas do conhecimento que contribuem para a sua realização.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A investigação em Didáctica da Educação Física e Desporto.

    2. A investigação em Treino Desportivo.

    3. Maturação biológica na infância e na adolescência.

    4. A interacção de "observação" e "análise" como factor de desenvolvimento da Biomecânica.

    4. Análise da performance.

    5. Linhas de investigação sobre inclusão em Educação Física.

    6. Tipologia morfológica no desporto.

    7. Investigação em Psicologia do Desporto.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular os estudantes:

    - identificam os diferentes modelos de investigação, assim como descrevem as premissas ontológicas e epistemológicas associadas aos modelos positivista, interpretativo e crítico na investigação pedagógica.
    - conhecem as bases teóricas associadas aos distintos paradigmas de investigação sobre o ensino da Educação Física e do desporto, nomeadamente: o paradigma presságio-processo-produto; o paradigma dos processos mediadores segundo uma perspectiva positivista e uma perspectiva cognitiva; o paradigma pensamento e acção do professor/treinador; e o paradigma ecológico.
    - conhecem os problemas, os procedimentos e as metodologias de recolha e tratamento de dados próprias de cada um dos paradigmas de investigação do ensino da Educação Física e do Desporto.

    - Conhecem as possibilidades, tendências e limitações da investigação em treino desportivo, da formação ao alto rendimento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ao se apresentarem as linhas de investigação dos docentes, procura-se criar uma ligação próxima com os pré-projectos que serão produzidos na UC do 2º semestre.

    Ao se criarem vários momentos de apresentação e “pitch” de ideias, dá-se a possibilidade ao aluno de consolidar ou repensar os seus pré-projectos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carreiro da Costa, F. (2008). Issues in Research on Teaching in Physical Education. In Jan Seghers and Hans Vangrunderbeek (Eds.), Physical Education Research. What is the Evidence? (pp. 11-25). Leuven : Acco Leuven/ Voorburg.

    Carreiro da Costa, F., Cloes, M. & Gonzalez, M. (2005). The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport. Lisboa: Edições.FMH.

    Kirk, D, Macdonald, D., & O¿Sullivan, M. (Eds.) (2006). Hanbook of Physical Education. London: Sage Publishing.

    Nevill, A., Atkinson, G. & Hughes, M. (2008). Ttwenty-five years of sport performance research in the Journal of Sports Sciences, 26(4), 413-26.

    Qi, J. & Ha, A. (2012). Inclusion in Physical Education: A review of Literature. International Journal of Disability, Development and Education, 59(3), 257-281.

    Tavares, A., Serpa, S., Horta, L. & Rosado, A., (2019). Psychosocial factors and performance enhancing substances in gym users: a systematic review. Revista de Psicologia del Deporte, 28(1), 131-142.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios