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Apresentação
Apresentação
Proporcionar uma visão geral sobre a evolução e o estado da investigação em Didáctica (Pedagogia) da Educação Física e do Desporto, bem como nas várias áreas do conhecimento que contribuem para a sua realização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 15
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1108-1-12595
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A investigação em Didáctica da Educação Física e Desporto.
2. A investigação em Treino Desportivo.
3. Maturação biológica na infância e na adolescência.
4. A interacção de "observação" e "análise" como factor de desenvolvimento da Biomecânica.
4. Análise da performance.
5. Linhas de investigação sobre inclusão em Educação Física.
6. Tipologia morfológica no desporto.
7. Investigação em Psicologia do Desporto.
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os estudantes:
- identificam os diferentes modelos de investigação, assim como descrevem as premissas ontológicas e epistemológicas associadas aos modelos positivista, interpretativo e crítico na investigação pedagógica.
- conhecem as bases teóricas associadas aos distintos paradigmas de investigação sobre o ensino da Educação Física e do desporto, nomeadamente: o paradigma presságio-processo-produto; o paradigma dos processos mediadores segundo uma perspectiva positivista e uma perspectiva cognitiva; o paradigma pensamento e acção do professor/treinador; e o paradigma ecológico.
- conhecem os problemas, os procedimentos e as metodologias de recolha e tratamento de dados próprias de cada um dos paradigmas de investigação do ensino da Educação Física e do Desporto.- Conhecem as possibilidades, tendências e limitações da investigação em treino desportivo, da formação ao alto rendimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino constará de períodos de informação alternados com períodos dedicados à resolução de problemas. No apoio ao ensino e ao estudo, será utilizado o sistema e-learning, através plataforma moodle.
Serão utilizados igualmente outros meios pedagógicos (bibliografia e bases electrónicas).
Existirão duas formas de avaliação em alternativa:
a) Um exame final sobre a globalidade da matéria ministrada.
b) Um trabalho individual escrito (concepção de um projecto de investigação).
Os estudantes serão incentivados a optar pela realização do trabalho escrito.
O trabalho escrito terá obrigatoriamente a estrutura de um projecto científico.
O trabalho escrito será avaliado através dos critérios seguintes:
- Nível de rigor na realização de cada uma das etapas do procedimento científico.
- Grau de coerência entre o problema formulado e a revisão da literatura.
- Adequação do modelo de análise.
- Nível de clareza do texto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carreiro da Costa, F. (2008). Issues in Research on Teaching in Physical Education. In Jan Seghers and Hans Vangrunderbeek (Eds.), Physical Education Research. What is the Evidence? (pp. 11-25). Leuven : Acco Leuven/ Voorburg.
Carreiro da Costa, F., Cloes, M. & Gonzalez, M. (2005). The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport. Lisboa: Edições.FMH.
Kirk, D, Macdonald, D., & O¿Sullivan, M. (Eds.) (2006). Hanbook of Physical Education. London: Sage Publishing.
Nevill, A., Atkinson, G. & Hughes, M. (2008). Ttwenty-five years of sport performance research in the Journal of Sports Sciences, 26(4), 413-26.
Qi, J. & Ha, A. (2012). Inclusion in Physical Education: A review of Literature. International Journal of Disability, Development and Education, 59(3), 257-281.
Tavares, A., Serpa, S., Horta, L. & Rosado, A., (2019). Psychosocial factors and performance enhancing substances in gym users: a systematic review. Revista de Psicologia del Deporte, 28(1), 131-142.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Francisco Carreiro da Costa
Em função da disponibilidade do estudante
Gabinete de trabalho do docente
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Mobilidade
Mobilidade
Não