-
Apresentação
Apresentação
Esta u.c. baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina.
O desenho é acompanhado por conceitos e técnicas de dificuldade média sobre anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos da linguagem do desenho: escala, composição, relação figura/fundo, volumetria. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições do modelo: pose curta/longa, quietude/ movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-14652
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos desta UC são:
- Desenho de contorno cego e transformado;
- relações de escala, perspectiva e proporção;
- Desenho gestual expressivo;
- Modelação: peso e massa;
- Contraste: luz e sombra
- Desenho partilhado
- Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor
- Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, transparências, sobreposições, etc.
- Desenho do corpo em movimento;
- Exploração da relação do corpo com outros objectos (tecidos, mobiliário, volumes geométricos)
- Movimento e ocupação do espaço: o corpo na sua relação com o contexto ambiental
Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:
- Exercícios rápidos, cronometrados
- Exercícios lentos, de representação analítica
- Diário gráfico temático com 5 desenhos por semana.
Nota: os programas de FH I, III, e V são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos desta UC são:
- Desenvolvimento de competências do desenho da figura humana que incluem:
- composição;
- rigor nas proporções do corpo;
- perspectiva (escorço);
- anatomia;
- desenhar por observação (treino do olhar);
- registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana;
- alargar o conhecimento sobre técnicas gráficas;
- desenvover a expressão autoral na aproximação ao desenho de figura humana.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos do programa são desenvolvidos de modo progressivo através de exercícios temporizados que se executam na sala de aula e são reforçados através do diário gráfico.
A nota final compreende critérios de assiduidade e pontualidade assim como sucesso nos objectivos definidos para cada exercício.
2 valores : avaliação contínua - assiduidade e pontualidade, com 75% de presenças obrigatórias;
8 valores: avaliação intermédia - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (1ª metade do semestre) + 25 desenhos do diário gráfico
10 valores: final - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (todo o semestre) + 25 desenhos do diário gráfico (diário gráfico completo)
No caso de faltas justrificadas, os estudantes podem compensar os exercícios da aula com exercícios para realizar em autonomia (ver no moodle) e a apresentar na avaliação final.
Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou com faltas injustificadas a mais do que 25% das aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008.
- HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009.
- JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.
- KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980.
- MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015.
- MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011.
- NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.
- NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não