Disciplina Figura Humana III

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta u.c. baseia-se no desenho por observação directa da figura humana feminina e masculina.

    O desenho é acompanhado por conceitos e técnicas de dificuldade média sobre anatomia e proporção. Para desenhar o corpo humano, os alunos devem aplicar os elementos da linguagem do desenho: escala, composição, relação figura/fundo, volumetria. São exploradas diferentes aproximações ao desenho, bem como diferentes posições do modelo: pose curta/longa, quietude/ movimento, isolada/em diálogo com o espaço, panejamento e adereços.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos desta UC são:

    - Desenho de contorno cego e transformado;

    - relações de escala, perspectiva e proporção;

    - Desenho gestual expressivo;

    - Modelação: peso e massa;

    - Contraste: luz e sombra

    - Desenho partilhado

    - Relação figura/fundo; centrado/descentrado; inteiro/pormenor

    - Experimentação gráfica: ampliação, indefinição de contornos, transparências, sobreposições, etc.

    - Desenho do corpo em movimento;

    - Exploração da relação do corpo com outros objectos (tecidos, mobiliário, volumes geométricos)

    - Movimento e ocupação do espaço:  o corpo na sua relação com o contexto ambiental

    Os conteúdos do programa são feitos segundo 3 aproximações:

    1. Exercícios rápidos, cronometrados
    2. Exercícios lentos, de representação analítica
    3. Diário gráfico temático com 5 desenhos por semana.

     

    Nota: os programas de FH I, III, e V são idênticos mas o nível de exigência aumenta gradualmente.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos desta UC são:

    - Desenvolvimento de competências  do desenho da figura humana que incluem:

    - composição; 

    - rigor nas proporções do corpo; 

    - perspectiva (escorço);

    - anatomia;

    - desenhar por observação (treino do olhar);

    - registar o que é observado de modo progressivo relativamente à anatomia humana; 

    - alargar o conhecimento sobre técnicas gráficas;

    - desenvover a expressão autoral na aproximação ao desenho de figura humana.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos do programa são desenvolvidos de modo progressivo através de exercícios temporizados que se executam na sala de aula e são reforçados através do diário gráfico.

    A nota final compreende critérios de assiduidade e pontualidade assim como sucesso nos objectivos definidos para cada exercício.

    2 valores : avaliação contínua - assiduidade e pontualidade, com 75% de presenças obrigatórias;

    8 valores: avaliação intermédia - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (1ª metade do semestre) + 25 desenhos do diário gráfico

    10 valores: final - entrega de todos os desenhos realizados em sala de aula (todo o semestre) + 25 desenhos do diário gráfico (diário gráfico completo)

     

    No caso de faltas justrificadas, os estudantes podem compensar os exercícios da aula com exercícios para realizar em autonomia (ver no moodle) e a apresentar na avaliação final.

    Exame para alunos com nota final inferior a 10 valores e/ou com faltas injustificadas a mais do que 25% das aulas.  

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008.
    • HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009.
    • JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.
    • KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980.
    • MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015.
    • MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011.
    • NEW, Jennifer - Drawing from life. The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.
    • NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios