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Apresentação
Apresentação
Esta UC é baseada no Desenho e na Pintura por observação direta do modelo masculino e feminino com e sem adereços.
Consciente dos conceitos de anatomia e da proporção do corpo humano, o estudante deve representar o modelo in loco, com qualidade técnica e plástica, explorando o Desenho e a Pintura de modo a manter relações de escala, a pensar na composição como desafio conceptual e na relação entre corpo / chão / espaço envolvente e eventuais adereços e finalmente na relação luz-sombra (acentuações de contraste e modelação).
É esperado dos estudantes a exploração desenvolvida das abordagens gráficas e pictóricas no sentido de manifestar nestes exercícios uma linguagem plástica de carácter autoral considerando este trabalho não como um exercício, mas como um desafio às suas capacidades de representação. As poses são longas e direcionadas aos exercícios da Pintura.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT722-14663
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Desenho/esboço do modelo com pontos de referência como base para a execução da Pintura tendo em atenção a escala natural, a perspetiva (escorso) e proporções da figura humana;
- A relação figura/fundo com enfoque na experimentação tanto de enquadramentos desafiantes e inesperados como clássicos;
- Pintura com modelação de luz e sombra para obter volumetria;
- Rigor das cores aplicadas na relação mimética com o modelo.
- Relação do corpo com pequenos objetos (quando aplicável);
- O corpo numano e a ocupação do espaço: o corpo em relação com o ambiente envolvente.
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos com dois exercícios:
1 - Pinturas desenvolvidas em sala de aula com acompamento tutorial e discussões críticas colectivas;
2 - Estudos anatómicos e de detalhe (diário gráfico desenvolvido em autonomia).
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Objetivos
Objetivos
Capacitar os alunos com elevadas competências de represenação do corpo humano através do Desenho e da Pintura. Estas competências incluem o questionamento sobre a composição, a aplicação das proporções rigorosas e da representação do corpo humano em perspetiva (escorço), em combinação com o estudo da anatomia artística e a capacidade de fazer as cores (pigmentos) com um grau de verosimilhança adequado ao modelo e ao contexto.
Desenvolver a capacidade de aplicar uma linguagem pictórica autoral e pensar neste exercício como um desafio inserido no corpo de trabalho artístico do estudante e passível de ser inserido no portfólio final.
Aplicar, explorar e desenvolver o conhecimento de técnicas e abordagens plásticas adquirido nas UC de Figura Humana e Pintura dos semestres anteriores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o acompanhamento tutorial do estudante. A abordagem individualizada visa ampliar e estimular o desenvolvimento de linguagens plásticas, processos técnicos artísticos e a visão crítica sobre os resultados alcançados. Este acompanhamento individualizado é um apoio decisivo para os objectivos a alcançar: qualidade técnica, plástica e artística das Pinturas por observação in loco do modelo para promover a progressão de uma linguagem autoral obtida em autonomia. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Nestas conversas colectivas debatem-se também afinidades e diferenças entre os imaginários dos colegas, questões de rigor técnico nos media eleitos, capacidade de experimentação, qualidade e ambição das Pinturas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008.
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HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009.
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JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014.
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KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980.
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MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015.
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MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011.
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NEW, Jennifer - Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.
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NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não