filmeu

Disciplina Figura Humana VI

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é baseada no Desenho e na Pintura por observação direta do modelo masculino e feminino com e sem adereços.

    Consciente dos conceitos de anatomia e da proporção do corpo humano, o estudante deve representar o modelo in loco, com qualidade técnica e plástica, explorando o Desenho e a Pintura de modo a manter relações de escala, a pensar na composição e na relação entre corpo/chão e espaços e eventuais adereços envolventes e finalmente na relação luz-sombra (acentuações de contraste e modelação).

    É esperado dos estudantes a exploração desenvolvida das abordagens gráficas e pictóricas no sentido de manifestar nestes exercícios uma linguagem plástica de carácter autoral considerando este trabalho não como um exercício mas como um desafio às suas capacidades de representação. As poses são longas e direccionadas aos exercícios da Pintura.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Desenho/esboço do modelo com pontos de referência como base para a execução da Pintura tendo em atenção a escala natural, a perspetiva (escorso) e proporções da figura humana;
    2. A relação figura/fundo com enfoque nas experimentação de enquadramentos desafiantes, inesperados e clássicos;
    3. Pintura com modelação de luz e sombra para obter volumetria;
    4. Rigor nas cores aplicadas na relação mimética com o modelo.
    5. Relação do corpo com pequenos objetos (quando aplicável);
    6. O corpo numano e a ocupação do espaço: o corpo em relação com o ambiente envolvente.

    Os conteúdos programáticos são desenvolvidos com dois exercícios:

    1 - Pinturas desenvolvidas em sala de aula com acompamento tutorial e discussões críticas colectivas;

    2 - Estudos anatómicos e de detalhe (diário gráfico desenvolvido em autonomia).

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos com elevadas competências de represenação do corpo humano através do Desenho e da Pintura. Estas competências incluem o questionamento sobre a composição, a aplicação das proporções rigorosas e da representação do corpo humano em perspetiva (escorço), em combinação com o estudo da anatomia artística e a capacidade de fazer as cores (pigmentos) com um grau de verosimilhança adequado ao modelo e ao contexto.

    Desenvolver a capacidade de aplicar uma linguagem pictórica autoral e pensar neste exercício como um desafio inserido no corpo de trabalho artístico do estudante e passível de ser inserido no portfólio final.

    Aplicar, explorar e desenvolver o conhecimento de técnicas e abordagens plásticas adquirido nas UC de Fugura Humana e Pintura dos semestres anteriores.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica relevante nesta UC é o acompanhamento tutorial do estudante. A abordagem individualizada visa ampliar e estimular o desenvolvimento de linguagens plásticas, processos técnicos artísticos e a visão crítica sobre os resultados alcançados. Este acompanhamento individualizado é um apoio decisivo para os objectivos a alcançar: qualidade técnica, plástica e artística das Pinturas por observação in loco do modelo para promover a progressão de uma linguagem autoral obtida em autonomia. Valoriza-se a capacidade crítica e autocrítica através de discussões coletivas em sala de aula onde se debatem processos e resultados na concretização de cada exercício promovendo o uso de terminologias técnicas adequadas. Nestas conversas colectivas debatem-se também afinidades e diferenças entre os imaginários dos colegas, questões de rigor técnico nos media eleitos, capacidade de experimentação, qualidade e ambição das Pinturas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • EDWARDS, Betty - The New Drawing on the Right Side of the Brain. A course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins, 2008. 
    • HALE, Robert Beverly - Drawing Lessons from the Great Masters. New York: Watson-Guptill, 2009. 

    • JENNY, Peter - Desenho anatómico. Barcelona: Gustavo Gili, 2014. 

    • KAUPELIS, Robert - Experimental Drawing. New York: Watson-Guptill, 1980. 

    • MALBERT, Roger - Drawing People: The Human Figure in Contemporary Art. United States: Distributed Art Publishers, 2015. 

    • MASLEN, Mick; SOUTHERN, Jack - Drawing Projects - an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing, 2011. 

    • NEW, Jennifer - Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press, 2005.

    • NICOLAIDES, Kimon - The Natural Way to Draw. Boston: Houghthon Miflin Company, 1969. 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios