-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de História da Arte IV tem por objetivo dar sequência aos conteúdos da História da Arte III, porém, aprofundando as temáticas através de textos críticos de referência, ou textos escritos pelos próprios artistas acerca da sua prática.
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre as práticas artísticas desenvolvidas a partir da segunda metade do século XX, reconhecendo os seus processos e resultados, bem como os seus modos de fundamentação e validação. Propõe-se igualmente que o aluno possa recorrer aos conhecimentos e conteúdos da História da Arte e que isso se reflita na sua prática individual de trabalho, quer seja por oposição, quer seja por continuidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT722-17313
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos:
1 - Do final do século XIX até à primeira década do século XX:
A Fotografia e o Cinema
O Impressionismo
O Simbolismo e o movimento Pré-rafaelita;
Neo-Impressionismo, Pós-Impressionismo
A Arte Nova
2 - As primeiras Vanguardas artísticas:
O Cubismo e o Futurismo.
O Abstracionismo.
O Construtivismo russo e a Bauhaus.
O Dadaísmo.
O Surrealismo.
3 - A arte na segunda metade do Século XX - Contextos, paradigmas, processos, materializações e práticas
O Nouveau Réalisme e a Pop Art
Happening, Performance, Conceptual Art, Minimal Art, Land Art, Processual Art.
-
Objetivos
Objetivos
Esta U.C. tem por objetivo fazer com que o estudante:
- reconheça a cultura das imagens e as práticas artísticas contemporâneas, fazendo uso dessa conexão na sua prática individual de trabalho;
- adquira a capacidade de produzir e relacionar ideias através das imagens, bem como a capacidade para pensar através de imagens e pensar sobre as imagens;
- ganhe consciência sobre a cultura das imagens, questionando contextos de produção, proveniência, os dispositivos, suportes, criação, apropriação, manipulação, circulação, divulgação e arquivamento;
- possua competências de investigação e produção no campo contemporâneo das imagens que possam ajudar a fundamentar as motivações que as levam a ocupar um lugar de destaque nos seus projetos artísticos individuais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1- Leitura comparativa dos vários movimentos Artísticos do final do século XIX e início do século XX:
Escritos de artistas;
Metodologia de investigação na Arte e cultura visual.
Análise aplicada à prática de manifestações artísticas, géneros ou tipos de objecto artístico.2 - Arte contemporânea, cultura e pensamento visual. Cultura da imagem nas artes.
Arte activista; arte urbana;3 - Estratégias e processos de construção pictórica:
Ilusão, apropriação, manipulação, fotomontagem, colagem, cópia, duplicação, seriação, ready-made, assemblagem e outros.
4 - Imagem, documentação e sistemas de arquivo;
Aulas com recurso a imagens, documentários e utilização da plataforma Moodle com materiais de apoio à U. C.
As aulas são interativas, pretendendo-se uma relação dinâmica entre o professor e o aluno.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ARGAN, Giulio Carlo - Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
- EDWARDS, Steve; Wood, Paul - Art & Visual Culture 1850-2010. Modernity to Globalization. London: The Open University, 2013.
- GARDNER, Helen; DE LA CROIX, Horst (rev.); TANSEY, Richard (rev.) - Art Through the Ages. 7ª ed. New York: Harcourt Brace And Company, 1980.
- GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
- HARRISON, Charles; WOOD, Paul (ed.) - Art in theory 1900-2000. An Anthology of changing ideas. Oxford: Blackwell Science, 2002.
- HUYGHE, René - Sentido e Destino da Arte. Lisboa: Edições 70, 2 vols, 1986.
- LUCIE-SMITH, Edward - Movements in Art since 1945. 4rd ed. London: Thames and Hudson, 1995.
- MIRZOEFF, Nicholas - The Visual Culture Reader. London; New York: Routledge, 2002.
- STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.) - Theories and Documents of Contemporary Art. Los Angeles/ London: University of California Press, 1996.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não