Disciplina História da Arte e Cultura Visual IV

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de História da Arte IV tem por objetivo dar sequência aos conteúdos da História da Arte III, porém, aprofundando as temáticas através de textos críticos de referência, ou textos escritos pelos próprios artistas acerca da sua prática.

    Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre as práticas artísticas desenvolvidas a partir da segunda metade do século XX, reconhecendo os seus processos e resultados, bem como os seus modos de fundamentação e validação. Propõe-se igualmente que o aluno possa recorrer aos conhecimentos e conteúdos da História da Arte e que isso se reflita na sua prática individual de trabalho, quer seja por oposição, quer seja por continuidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Leitura comparativa dos vários movimentos Artísticos do século XX: 

    • Escritos de artistas;
    • Metodologia de investigação na Arte e cultura visual.
    • Análise aplicada à prática de manifestações artísticas, géneros ou tipos de objecto artístico.

    2 - Arte contemporânea, cultura e pensamento visual. Cultura da imagem nas artes.

    • Vanguardas artísticas, neo-vanguardismos;
    • Realismos nas artes contemporâneas;
    • Arte activista; arte urbana;

    3 - Estratégias e processos de construção pictórica:

    • Ilusão, apropriação, manipulação, fotomontagem, colagem, cópia, duplicação, seriação, ready-made, assemblagem e outros.

    4 - Imagem, documentação e sistemas de arquivo;

    • Sistemas de classificação; atlas de imagens e outras formas de arquivamento;
    • Pensar a partir, através das imagens, sobre e com as imagens;
    • Prática reflexiva sobre as imagens produzidas no âmbito de um projecto artístico.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta U.C. tem por objetivo fazer com que o estudante:

    • reconheça a cultura das imagens e as práticas artísticas contemporâneas, fazendo uso dessa conexão na sua prática individual de trabalho;
    • adquira a capacidade de produzir e relacionar ideias através das imagens, bem como a capacidade para pensar através de imagens e pensar sobre as imagens;
    • ganhe consciência sobre a cultura das imagens, questionando contextos de produção, proveniência, os dispositivos, suportes, criação, apropriação, manipulação, circulação, divulgação e arquivamento;
    • possua competências de investigação e produção no campo contemporâneo das imagens que possam ajudar a fundamentar as motivações que as levam a ocupar um lugar de destaque nos seus projetos artísticos individuais.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são interativas, pretendendo-se uma relação dinâmica entre o professor e o aluno. Os vários temas são estudados antecipadamente e debatidos em aula, onde o docente exporá o tema da aula com mais profundidade.

    Serão apresentadas várias obras e textos, para análise e crítica, segundo metodologia própria.

    Será feito um acompanhamento contínuo dos trabalhos semestrais, assiduidade, participação e motivação.

    - A meio do semestre, apresentar primeiro trabalho escrito.

    - Fim do semestre: apresentar segundo trabalho escrito.

    Nota final: assiduidade, participação - 10%; exercícios de análise histórica de trabalhos artísticos 20%; exercícios sobre estratégias, processos de construção e técnicas das imagens 20%; 50%: - Projecto contemplando a prática de algumas técnicas e otros recursos abordados nos conteúdos  e em articulação com diferentes períodos da história da arte.  

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARGAN, Giulio Carlo - Arte Moderna: do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
    • EDWARDS, Steve; Wood, Paul - Art & Visual Culture 1850-2010. Modernity to Globalization. London: The Open University, 2013.
    • GARDNER, Helen; DE LA CROIX, Horst (rev.); TANSEY, Richard (rev.) - Art Through the Ages. 7ª ed. New York: Harcourt Brace And Company, 1980.
    • GOMBRICH, Ernst - A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
    • HARRISON, Charles; WOOD, Paul (ed.) - Art in theory 1900-2000. An Anthology of changing ideas. Oxford: Blackwell Science, 2002.
    • HUYGHE, René - Sentido e Destino da Arte. Lisboa: Edições 70, 2 vols, 1986.
    • LUCIE-SMITH, Edward - Movements in Art since 1945. 4rd ed. London: Thames and Hudson, 1995.
    • MIRZOEFF, Nicholas - The Visual Culture Reader. London; New York: Routledge, 2002.
    • STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.) - Theories and Documents of Contemporary Art. Los Angeles/ London: University of California Press, 1996.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios