filmeu

Disciplina Análise Exploratória de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular tem como objectivo principal dar ao aluno as competências e ferramentas necessárias para a análise exploratória e descritiva dos dados. Pretende-se que o aluno consiga um entendimento básico de seus dados e das relações existentes entre as variáveis analisadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Análise Exploratória de Dados e compreensão da sua importância na Ciência de Dados; 

     

    2. Caracterização dos diferentes tipos de dados e a sua natureza; 

     

    3. Estatística Descriptiva:

    • Tabelas de frequência;
    • Estatística Descriptiva: medidas de localização, dispersão, assimetria e curtose; 
    • Visualizações gráficas;

     

    4. Análise Bivariada:

    • Coeficiente de correlação linear de Pearson;
    • Regressão linear;
    • Independência entre variáveis;

     

    5. Visualizações gráficas;

    • Técnicas e melhores práticas;
    • Análise Exploratória de Dados (AED) automatizada;

     

    6. Python para análise exploratória de dados:

    • Introdução às bibliotecas NumPy e Pandas para limpeza e análise de dados; 
    • Introdução às bibliotecas Matplotlib, Seaborn, Plotly, Bokeh, entre outros para visualização de dados;
    • Ferramentas de Análise Exploratória de Dados (AED) automatizada.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular, pretende-se que o aluno seja capaz de:

     

    • Perceber o que é a Análise Exploratória de Dados e como se encaixa no workflow de Data Science;
    • Compreender a natureza dos diferentes tipos de dados e a necessidade de tratá-los;
    • Compreender e aplicar estatística descritiva na análise de dados;
    • Fazer análises bivariada;
    • Organizar e sintetizar os dados de forma a obter as informações necessárias para responder as questões que estão sendo estudadas;
    • Criar visualizações objectivas e eficazes de dados que resultem em acções concretas;
    • Utilizar a linguagem Python e as suas bibliotecas para análise de dados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos que são complementados com exemplos práticos reais. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final.

    Materiais de apoio e exercícios com sugestões de resolução serão disponibilizados no Moodle.

    Acredita-se que a avaliação contínua, adaptada de acordo com a evolução dos alunos, seja uma boa prática. O acompanhamento individual e a disponibilidade para esclarecer dúvidas, sempre que necessário, é essencial para o aluno e para o seu desempenho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • VanderPlas, J. (2016). Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data,. O'ReiIIy.
    • Data Visualization with Python for Beginners: Visualize Your Data using Pandas, Matplotlib and Seaborn (2020). AI Publishing LLC.
    • Grus, J. (2019). Dafa science from scratch: first principles with Python. O'ReiIIy Media.
    • Murteira, B. & Antunes, M. (2012). Probabilidades e Estatística. (Vol.1). Lisboa: Escolar Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios