filmeu

Disciplina Marketing Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de marketing internacional aplica todos os conceitos de marketing à atividade que a empresa desenvolve além-fronteiras. A partir do momento que a empresa sai fora do seu mercado 
    doméstico, inicia o processo de internacionalização que é acompanhado pelas decisões de marketing. no ciclo de estudos)
    Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir uma visão geral das decisões que são tomadas em ambiente internacional e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso.
    Por último, alia a teoria à prática, estudando as diferentes teorias da internacionalização, os modos de entrada e o marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução
    1.1. A globalização dos mercados

    1.2. Acordos mundiais de comércio

     

    2. Processo de Internacionalização
    2.1. Conceitos
    2.2. Níveis de Integração Económica

    2.3. Razões da internacionalização

     

    3. Contexto Internacional
    3.1. Ambiente político-legal
    3.2. Ambiente económico-financeiro

    3.3. Ambiente sócio-demográfico

    3.4. Ambiente cultural
    3.5. Outros fatores macro


    4. Modos de Internacionalização

    4.1. Exportação
    4.2. Agente

    4.3. Distribuidor
    4.4. Licenciamento
    4.5. Franchising
    4.6. Joint-Venture
    4.7. Alianças / Parcerias
    4.8. Subsidiárias / IDE
    4.9. Negócios OnLine (B2B, B2C e C2C)


    5. Estratégias de internacionalização


    6. Variáveis do Mix Internacional

    6.1. Produto
    6.2. Preço
    6.3. Distribuição

    6.4. Comunicação

  • Objetivos

    Objetivos


    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing internacional, as suas semelhanças e diferenças relativamente ao marketing em ambiente doméstico;
    Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes ao nível da envolvente no marketinginternacional;
    Avaliar e justificar as teorias da internacionalização;
    Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing em ambiente internacional.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cateora, P., Graham, J. & Gilly, M. (2021),ebook  International Marketing, 5th Edition, McGraw Hill Education;

    Costa e Silva, S., Pinho, J. & Meneses, R. (2018). Marketing internacional: Negócios à escala global, 1a Edição, Actual Editora.


    Solberg, C. (2017). International marketing: Strategy development and implementation, 1 Edition, Routledge Edition.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios