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Apresentação
Apresentação
A disciplina de marketing internacional aplica todos os conceitos de marketing à atividade que a empresa desenvolve além-fronteiras. A partir do momento que a empresa sai fora do seu mercado doméstico, inicia o processo de internacionalização que é acompanhado pelas decisões de marketing no ciclo de estudos.
Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir uma visão geral das decisões que são tomadas em ambiente internacional e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso.
Por último, alia a teoria à prática, estudando os modos de entrada e o marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-1-3321
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. A globalização dos mercados
1.2. Acordos mundiais de comércio
2. Processo de Internacionalização
2.1. Conceitos
2.2. Níveis de Integração Económica
2.3. Razões da internacionalização
3. Contexto Internacional3.1. Ambiente político-legal
3.2. Ambiente económico-financeiro3.3. Ambiente sócio-demográfico
3.4. Ambiente cultural
3.5. Outros fatores macro
4. Modos de Internacionalização
4.1. Exportação
4.2. Agente
4.3. Distribuidor
4.4. Licenciamento
4.5. Franchising
4.6. Joint-Venture
4.7. Alianças / Parcerias
4.8. Subsidiárias / IDE
4.9. Negócios Online (B2B, B2C e C2C)
5. Estratégias de internacionalização
6. Variáveis do Mix Internacional
6.1. Produto
6.2. Preço
6.3. Distribuição
6.4. Comunicação
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Objetivos
Objetivos
Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing internacional, as suas semelhanças e diferenças relativamente ao marketing em ambiente doméstico;
Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes ao nível da envolvente no marketing internacional;
Avaliar e justificar as teorias da internacionalização;
Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing em ambiente internacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visualização de videos e pesquisas na sala de aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cateora, P., MONEY, R. Graham, J. & Gilly, M. (2023), International Marketing, 18 Edition, McGraw Hill Education.
Solberg, C. (2017). International marketing: Strategy development and implementation, 1 Edition, Routledge Edition.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não