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Disciplina Processos Criativos

  • Apresentação

    Apresentação

    É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.   A criatividade, conceitos e valor; 2.   Potencial criativo individual; 3.   Criatividade e inovação; 4.   O processo criativo; 5.   Inibidores e facilitadores do processo criativo; 6.   Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun; 7.   Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras; 8.   Aplicação das etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial; 2. Relacionar criatividade e inovação; 3. Dominar o conceito de processo criativo; 4. Compreender as etapas do processo criativo; 5. Identificar os inibidores e os facilitadores do processo criativo; 6. Utilizar diferentes técnicas de produção de ideias;        7. Aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos nos projetos práticos da UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bono, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. Harper Colophon. Catmull, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor. Cleese, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House. Durão, V. (2012). Não faço ideia, como fazer a diferença no mundo da comunicação. Principia. Fabun, D. (1969). You and creativity. Allyn & Bacon. Godin, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler. Kelley. T. & Kelley, D. (2013). Creative confidence: unleashing the creative potential within us all. Crown Business. Santos, C. (2022). A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade. Comunicação Pública, 17 (32). Tschimmel, K. (2011). Processos criativos: a emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. ESAD. Wallas, G. (2014). The art of thought. Solis Press. Young, J. (2009). A technique for producing ideas. Waking Lion Press.      
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