-
Apresentação
Apresentação
É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-7050
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A criatividade, conceitos e valor; 2. Potencial criativo individual; 3. Criatividade e inovação; 4. O processo criativo; 5. Inibidores e facilitadores do processo criativo; 6. Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun; 7. Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras; 8. Aplicação das etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial; 2. Relacionar criatividade e inovação; 3. Dominar o conceito de processo criativo; 4. Compreender as etapas do processo criativo; 5. Identificar os inibidores e os facilitadores do processo criativo; 6. Utilizar diferentes técnicas de produção de ideias; 7. Aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos nos projetos práticos da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios criativos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bono, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. Harper Colophon. Catmull, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor. Cleese, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House. Durão, V. (2012). Não faço ideia, como fazer a diferença no mundo da comunicação. Principia. Fabun, D. (1969). You and creativity. Allyn & Bacon. Godin, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler. Kelley. T. & Kelley, D. (2013). Creative confidence: unleashing the creative potential within us all. Crown Business. Santos, C. (2022). A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade. Comunicação Pública, 17 (32). Tschimmel, K. (2011). Processos criativos: a emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. ESAD. Wallas, G. (2014). The art of thought. Solis Press. Young, J. (2009). A technique for producing ideas. Waking Lion Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não