filmeu

Disciplina Processos Criativos

  • Apresentação

    Apresentação

    É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.   A criatividade, conceitos e valor;

    2.   Potencial criativo individual;

    3.   Criatividade e inovação;

    4.   O processo criativo;

    5.   Inibidores e facilitadores do processo criativo;

    6.   Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun;

    7.   Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras;

    8.   Aplicação dos etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:

    1.   Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial;

    2.   Relacionar criatividade e inovação;

    3.   Dominar o conceito de processo criativo;

    4.   Identificar os inibidores e facilitadores do processo criativo;

    5.   Compreender as etapas do processo criativo definidas por autores distintos;

    6.   Perceber e saber utilizar diferentes técnicas de produção de ideias;

    7.   Colocar os conhecimentos apreendidos ao serviço de projetos de comunicação.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. Harper Colophon.

    CATMULL, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor.

    CLEESE, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House.

    DURÃO, V. (2012). Não faço ideia, Como fazer a diferença no mundo da comunicação. Principia.

    FABUN, D. (1969). You and creativity. Allyn & Bacon.

    GODIN, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler.

    KELLEY, T. & Kelley, D. (2013). Creative confidence: unleashing the creative potential within us all. Crown Business.

    LEHRER, J. (2012). Imagine. Lua de Papel.

    TSCHIMMEL, K. (2011). Processos criativos: a emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. ESAD.

    VOGEL, T. (2014). Breakthrough thinking: a guide to creative thinking and idea generation. HOW Books.

    WALLAS, G. (2014). The art of thought. Solis Press.

    YOUNG, J. (2009). A technique for producing ideas. Waking Lion Press.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios