-
Apresentação
Apresentação
É objetivo desta unidade curricular que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam identificar as etapas do processo criativo e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação orientados para a publicidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-7050
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A criatividade, conceitos e valor;
2. Potencial criativo individual;
3. Criatividade e inovação;
4. O processo criativo;
5. Inibidores e facilitadores do processo criativo;
6. Etapas do processo criativo: Graham Wallas, James Young, Don Fabun;
7. Técnicas de produção de ideias: branstorming, reversed brainstorming, mapas mentais, análise morfológica, checklist, régua heurística, seis chapéus, entre outras;
8. Aplicação dos etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos com vertente textual e imagética.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender o conceito de criatividade, o seu valor e potencial;
2. Relacionar criatividade e inovação;
3. Dominar o conceito de processo criativo;
4. Identificar os inibidores e facilitadores do processo criativo;
5. Compreender as etapas do processo criativo definidas por autores distintos;
6. Perceber e saber utilizar diferentes técnicas de produção de ideias;
7. Colocar os conhecimentos apreendidos ao serviço de projetos de comunicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios criativos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. Harper Colophon.
CATMULL, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor.
CLEESE, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House.
DURÃO, V. (2012). Não faço ideia, Como fazer a diferença no mundo da comunicação. Principia.
FABUN, D. (1969). You and creativity. Allyn & Bacon.
GODIN, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler.
KELLEY, T. & Kelley, D. (2013). Creative confidence: unleashing the creative potential within us all. Crown Business.
LEHRER, J. (2012). Imagine. Lua de Papel.
TSCHIMMEL, K. (2011). Processos criativos: a emergência de ideias na perspectiva sistémica da criatividade. ESAD.
VOGEL, T. (2014). Breakthrough thinking: a guide to creative thinking and idea generation. HOW Books.
WALLAS, G. (2014). The art of thought. Solis Press.
YOUNG, J. (2009). A technique for producing ideas. Waking Lion Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não