-
Apresentação
Apresentação
Nesta cadeira pretende-se desenvolver as capacidades da linguagem visual através da expressão fotográfica, em torno da análise, critica e realização prática. Utilizar estas capacidades afim de produzir exercicios fotográficos que respondam a temáticas com pertinência na atualidada (entendido como o campo de atuação do fotojornalismo).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-13681
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A imagem fotográfica na sua dimensão narrativa e comunicativa;
- Fotojornalismo contemporâneo e os novos paradigmas;
- Fotografia e manipulação;
- A ideia de limite e a ética (aspetos legais e os seus contextos);
- O impacto social da fotografia de reportagem;
- Breve história do fotojornalismo: do séc. XIX ao séc. XX;
- A Imprensa, agências fotográficas e coletivos;
- A "verdade" fotográfica;
- Ficção vs documento;
- Utilização do dispositivo fotográfico consoante o contexto;
- O mercado da fotografia de reportagem e meios de comunicação social;
- Métodos de investigação em fotografia de reportagem;
- Resposta fotográfica a um tema, agenda ou encomenda;
- Produção e orçamentação de um trabalho de reportagem (o que levar em conta e como contabilizar tempo e meios).
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de análise e critica perante as imagens, os seus discursos e contextos.
- Pretende-se também capacitar os alunos para a produção de trabalhos fotográficos nas áreas do fotojornalismo, reportagem fotográfica e narrativa fotográfica.
- Proporcionar aos estudantes os meios para identificar e caracterizar um trabalho fotográfico da área do fotojornalismo e conhecer a história e os autores principais do género.
- Reconhecer a imagem como elemento narrativo; desenvolver capacidade de análise critica no contexto da imagem.
- Abordar os principais intervenientes e momentos na história do fotojornalismo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dubois, Philippe. (1994). O ato fotográfico e outros ensaios. Ed. Papirus.
Freemna, Michael. (1993). Grande Manual da Fotografia. Lisboa: Dinalivro.
Good, Jennifer e Lowe, Paul. (2017). Understanding Photojournalism. Bloomberg Academic.
Langford, Michael. (1996). Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivro.
Marien, Mary Warner. (2010). Photography: A Cultural History. Ed. Lawrence King Publishing Ltd.
Panzer, Mary. (2005). Things as They are, Photojournalism in Context Since 1995. Ed. Chris Boot Ltd. / World Press Photo.
Van Dijk, Teun A. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Porto: Ed. Campo das Letras.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não