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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende motivar um questionamento dos diversos planos linguísticos, textuais e discursivos que enquadram e regulam os fenómenos comunicativos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2347
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Diacronia crítica dos conceitos de discurso e de texto
a) O “dever da palavra” nas sociedades “primitivas”
b) O discurso humano enquanto construção do/contra o poder
c) Introdução à retórica
d) Crise das sociedades orais e disseminação da cultura escrita
e) A passagem das estruturas míticas às estruturas discursivas da cultura ocidental
f) O que é um «texto»?¿
g) Que relações estabelece o texto com o mundo
2. A significação, representação e interpretação
3. As novas formas do texto
a) As materialidades da comunicação e as «enformações» do texto
b) A escrita como técnica
c) Os modos de ler
4. A relação hermenêutica com os textos
5. O sujeito e a pergunta pelo autor
a) Sujeito da interpretação/sujeito
b) História do estatuto de autor
c) Marcas textuais do autor
d) O desaparecimento do autor
6. O uso da escrita e as mudanças na compreensão do mundo
7. Os modos de comunicação e a interação discursiva nas relações sociais
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Objetivos
Objetivos
Constituir uma sistematização dos problemas levantados pela escrita, pelo discurso e pelos textos, na sua função comunicativa, e constituir um esclarecimento sobre os diferentes dispositivos e instrumentos, seus efeitos no humano e nas modalidades de escrita e leitura. Constituir nos estudantes uma aptidão própria para uma reflexão sobre os autores, suas obras e sobre o seu próprio discurso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas. Partir sempre de interrogações, formular debate e depois conceptualizar, teorizar. Suporte de materiais audiovisuais e exercícios site-specific.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland. (1989). «A Morte do Autor», «Da Obra ao Texto» in O Rumor da Língua, Lisboa: Ed. 70, pp. 47-84.¿
FOUCAULT, Michel. (1992). O que é um Autor?. Lisboa: Vega.
FOUCAULT, Michel. (1997). A Ordem do Discurso. Lisboa: Relógio d’Água.
RICOEUR, Paul. Do Texto à Acção: Ensaios de Hermenêutica II. Porto: Rés.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não