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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular divide-se em duas vertentes: teo¿rica e pra¿tica. A vertente teo¿rica ira¿ realizar um sobrevoo pelos fundamentos da linguagem cinematogra¿fica e valorizar a imagem em movimento (nos seus diferentes formatos, durac¿o¿es e ge¿neros) enquanto objeto cultural. Sera¿ feita uma abordagem a¿ histo¿ria e teoria do cinema, nomeadamente documental, que ira¿ percorrer diferentes fases, estilos, autores, pra¿ticas criativas e modelos discursivos. O objetivo principal e¿ dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais acerca de: 1) desenvolvimento de processos criativos em cinema e audiovisual; e 2) a realidade multifacetada do documenta¿rio filmado. A vertente teo¿rica e¿ complementada por uma dimensa¿o pra¿tica, que tem como intento proporcionar a aplicac¿a¿o dos conhecimentos adquiridos, desenvolver um processo criativo e, nesse processo, ganhar conscie¿ncia dos objetos cinematogra¿ficos e audiovisuais no a¿mbito das cie¿ncias da comunicac¿a¿o.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-24607
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Construc¿a¿o da Imagem 1.1 Escalas de planos, a¿ngulos e noc¿a¿o de continuidade 1.2 Montagem e storytelling 1.3 Organizac¿a¿o de equipas de rodagem 1.4 Estilo, recursos este¿ticos e utilizac¿a¿o do som e da cor para propo¿sitos drama¿ticos 2 Histo¿ria do documenta¿rio 2.1 Pioneiros e cac¿adores de imagens 2.2 Peri¿odo cla¿ssico do cinema 2.3 Durante e apo¿s as Novas Vagas. 2.4 Era da televisa¿o e do streaming 3 Teoria do documenta¿rio 3.1 Informac¿a¿o e discursividade no cinema e audiovisual 3.2 Tipos de documenta¿rio segundo Bill Nichols: poe¿tico, expositivo, reflexivo, observacional, performativo e participativo. 3.3 Relac¿a¿o entre imagem documental e cinema de ficc¿a¿o 3.4 Mock-documentary, manipulac¿a¿o e fake news. 3.5 Tecnologia: cinema digital Vs analo¿gico 3.6 Questo¿es e¿ticas da imagem documental 3.7 Cinema e audiovisual e sociedade: espelhos co¿ncavos e convexos 4 A ca¿mara 4.1 Da ca¿mara profissional ao uso do telemo¿vel 4.2 A captura da imagem para edic¿a¿o
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Objetivos
Objetivos
1. Aquisic¿a¿o de compete¿ncias para o pensamento cri¿tico sobre as relac¿o¿es entre realidade e cinema. 2. Conhecimento geral da trajeto¿ria histo¿rica e este¿tica do cinema documental, desde os finais do Sec XIX ate¿ a¿ atualidade. 3. Capacidade de identificar os cruciais momentos, movimentos e intervenientes de diferentes e¿pocas. 4. Capacidade de relacionar a pra¿tica cinematogra¿fica com a teoria. 5. Capacidade de reconhecer diferentes questo¿es associadas ao cinema documental e a¿ reportagem. 6. Capacidade de pensar os conteu¿dos cinematogra¿ficos ou audiovisuais enquanto objetos culturais e me¿todos discursivos. Vertente pra¿tica: 1. Compreender a imagem como principal suporte da comunicac¿a¿o audiovisual. 2. Saber fazer um produto audiovisual. 3. Apreender as bases do tratamento da imagem audiovisual. 4. Relacionar atualidade com expressa¿o fi¿lmica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Vertente teo¿rica: A introduc¿a¿o de uma unidade curricular com um programa virado para o cinema documental e a sua valorizac¿a¿o enquanto objeto cultural num ciclo de estudos em Cie¿ncias da Comunicac¿a¿o permite robustecer a oferta letiva e dotar os estudantes de novas ferramentas teo¿ricas e pra¿ticas. A unidade curricular funciona atrave¿s de duas vertentes complementares, uma teo¿rica e a outra pra¿tica. As sesso¿es sera¿o de exposic¿a¿o de mate¿ria (em articulac¿a¿o com os conteu¿dos programa¿ticos), visionamento de excertos de filmes e discussa¿o aberta entre docente e discentes. Consolidac¿a¿o de estudo e conhecimentos fora do peri¿odo de contacto. Vertente pra¿tica A aplicac¿a¿o dos conhecimentos teo¿ricos atrave¿s de sucessivos exerci¿cios pra¿ticos com vista a¿ correcta utilizac¿a¿o de ca¿maras de vi¿deo, desde as profissionais aos telemo¿veis de uso pessoal. As aulas sera¿o essecialmente pra¿ticas, demonstrativas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANTERO, Joa¿o (2007). Operac¿o¿es de Ca¿mara: Grama¿tica de captac¿a¿o de imagens em movimento. Lisboa: Edic¿o¿es Luso¿fonas. ARAU¿JO, Nelson (2021). Histo¿ria do Cinema: Dos primo¿rdios ao cinema contempora¿neo. Lisboa: Edic¿o¿es 70. AUFDERHEIDE, Patricia (2008). Documentary Film: A Very Short Introduction. Oxford University Press. GODARD, Jean-Luc (1980). Introduc¿a¿o a uma Verdadeira Histo¿ria do Cinema. Traduc¿a¿o de Antonio de Padua Danesi. Sa¿o Paulo: Martins Fontes (1989) JOURNOT, Marie-The¿re¿se. (2020). Vocabula¿rio de Cinema. Lisboa: Edic¿o¿es 70 KRACAUER, S. (1947). From Caligari to Hitler. A Psychological History of The German Film. Princeton University Press (2019) NAGIB, Lu¿cia (2011). World Cinema and the Ethics of Realism. Londres: Continuum NICHOLS, Bill (1991). Representing reality: issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press. NICHOLS, Bill (2001). Introduction to documentary.Bloomington: Indiana University Press, 2001
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não