Disciplina Processos de Criação e Desenvolvimento em Cinema e Audiovisual

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular divide-se em duas vertentes: teórica e prática. A vertente teórica irá realizar um sobrevoo pelos fundamentos da linguagem cinematográfica e valorizar a imagem em movimento (nos seus diferentes formatos, durações e géneros) enquanto objeto cultural. Será feita uma abordagem à história e teoria do cinema, nomeadamente documental, que irá percorrer diferentes fases, estilos, autores, práticas criativas e modelos discursivos. O objetivo principal é dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais acerca de: 1) desenvolvimento de processos criativos em cinema e audiovisual; e 2) a realidade multifacetada do documentário filmado. A vertente teórica é complementada por uma dimensão prática, que tem como intento proporcionar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, desenvolver um processo criativo e, nesse processo, ganhar consciência dos objetos cinematográficos e audiovisuais no âmbito das ciências da comunicação.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Construção da Imagem

    1.1 Escalas de planos, ângulos e noção de raccord

    1.2 Montagem e storytelling

    1.3 Organização de equipas de rodagem

    1.4 Estilo, recursos estéticos e utilização do som e da cor para propósitos dramáticos

    2 – História do documentário

    2.1 Pioneiros e caçadores de imagens

    2.2 Período clássico do cinema

    2.3 Durante e após as Novas Vagas.

    2.4 Era da televisão e do streaming

    3 – Teoria do documentário

    3.1 Informação e discursividade no cinema e audiovisual

    3.2 Tipos de documentário segundo Bill Nichols: poético, expositivo, reflexivo, observacional, performativo e participativo.

    3.3 Relação entre imagem documental e cinema de ficção

    3.4 Mock-documentary, manipulação e fake news.

    3.5 Tecnologia: cinema digital Vs analógico

    3.6 Questões éticas da imagem documental

    3.7 Cinema e audiovisual e sociedade: espelhos côncavos e convexos

    4 – A câmara

    4.1 Da câmara profissional ao uso do telemóvel

    4.2 A captura da imagem para edição

    4.3 A imagem e diferentes géneros: similitudes e diferenças

  • Objetivos

    Objetivos

    Vertente Teórica:

    1. Aquisição de competências para o pensamento crítico sobre as relações entre realidade e cinema.

    2. Conhecimento geral da trajetória histórica e estética do cinema documental, desde os finais do Sec XIX até à atualidade.

    3. Capacidade de identificar os cruciais momentos, movimentos e intervenientes de diferentes épocas.

    4. Capacidade de relacionar a prática cinematográfica com a teoria.

    5. Capacidade de reconhecer diferentes questões associadas ao cinema documental e à reportagem.

    6. Capacidade de pensar os conteúdos cinematográficos ou audiovisuais enquanto objetos culturais e métodos discursivos.

     

    Vertente prática:

    1. Compreender a imagem como principal suporte da comunicação audiovisual.

    2. Saber fazer um produto audiovisual.

    3. Apreender as bases do tratamento da imagem audiovisual.

    4. Relacionar atualidade com expressão fílmica

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Vertente teórica:

    A introdução de uma unidade curricular com um programa virado para o cinema documental e a sua valorização enquanto objeto cultural num ciclo de estudos em Ciências da Comunicação permite robustecer a oferta letiva e dotar os estudantes de novas ferramentas teóricas e práticas. A unidade curricular funciona através de duas vertentes complementares, uma teórica e a outra prática. As sessões serão de exposição de matéria (em articulação com os conteúdos programáticos), visionamento de excertos de filmes e discussão aberta entre docente e discentes. Consolidação de estudo e conhecimentos fora do período de contacto.

     

    Vertente prática

    A aplicação dos conhecimentos teóricos através de sucessivos exercícios práticos com vista à correcta utilização de câmaras de vídeo, desde as profissionais aos telemóveis de uso pessoal.As aulas serão essecialmente práticas, demonstrativas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    — ANTERO, João (2007). Operações de Câmara: Gramática de captação de imagens em movimento. Lisboa: Edições Lusófonas.

    — ARAÚJO, Nelson (2021). História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70.

    — AUFDERHEIDE, Patricia (2008). Documentary Film: A Very Short Introduction. Oxford University Press.

    — GODARD, Jean-Luc (1980). Introdução a uma Verdadeira História do Cinema. Tradução de Antonio de Padua Danesi. São Paulo: Martins Fontes (1989)

    — JOURNOT, Marie-Thérèse. (2020). Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70

    — KRACAUER, S. (1947). From Caligari to Hitler. A Psychological History of The German Film. Princeton University Press (2019)

    — NAGIB, Lúcia (2011). World Cinema and the Ethics of Realism. Londres: Continuum

    — ­NICHOLS, Bill (1991). Representing reality: issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press.

    — NICHOLS, Bill (2001). Introduction to documentary.Bloomington: Indiana University Press, 2001

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