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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende situar o conhecimento da gerontologia na actualidade tendo em conta os determinantes da promoção do envelhecimento ativo. Destaca-se a conhecimento gerontológico para a promoção da qualidade de vida e das respostas sócio-educativas. Os conteúdos serão desenvolvidos numa óptica reflexiva e compreensiva, de forma transversal e integrada em profunda interacção com exemplos advindos da prática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT75-11277
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Envelhecimento e sociedade
1.1 - Transformações sócio-demográficas e seus impactos
1.2 - Envelhecimento individual e colectivo - dimensões biopsicossociais e culturais
1.3 - O paradigma do envelhecimento activo
2 - Abordagem conceptual da gerontologia
2.1 - A gerontologia e os determinantes da promoção do envelhecimento activo - visão crítica e reflexiva
2.2 - Gerontologia e trabalho multidisciplinar
2.3 - A intervenção sócio-educativa em gerontologia
2.4 - Diagnóstico, Planeamento, execução e avaliação da intervenção gerontológica
3 - Intervenção sócio educativa em gerontologia, participação e cidadania
3.1 - Boas práticas de participação e cidadania
3.2 - Promoção da qualidade de vida, animação, cultura e lazer
3.3 - Questões éticas e deontológicas em gerontologia
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Objetivos
Objetivos
Objectivos da aprendizagem da OP Gerontologia: Situar o conhecimento gerontológico tendo como referência as transformações sócio-demográficas; Compreender os modelos de abordagem do envelhecimento e da velhice na actualidade; Perspectivar a intervenção gerontológica educativa tendo em conta a metodologia do planeamento, a elaboração de diagnósticos, a dinamização de processos activos e participativos das pessoas idosas; Analisar boas práticas de intervenção com pessoas idosas, tendo como referência o lazer, a participação, a cidadania e a promoção da qualidade de vida; Reflectir sobre as questões éticas e deontológicas nesta área.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas magistrais seguindo o programa da unidade curricular de acordo com os objectivos definidos com auxílio de material didáctico adequado (textos, vídeos, exemplos e exercícios práticos). A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e para a compreensão e reflexão conceptual sobre os temas. A avaliação será contínua valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. Destas aprendizagens dará conta um trabalho final individual e um trabalho de grupo com apresentação em power point e discussão oral de modo evidenciar a prestação individual e a dinâmica do aluno em grupo congregando e sistematizando as várias dimensões da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cabral, Manuel Villaverde e Ferreira, Pedro (2014), Envelhecimento Activo em Portugal. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Gonzales, D. Martin-Barranera, M. (2012) Protective effects of social networks on disability among older adults in Spain. Archives of Gerontology and Geriatrics, v. 54, n.1, p.109-116, jan.
Paúl, Constança. & Ribeiro, Óscar. (2012). Manual de Gerontologia. Lisboa: Lidel.
Ribeirinho, Carla (2014), "Envelhecimento e Inclusão Social" in Moura, Cláudia (org.), Idadismo – Prioridade na Construção Social da Idade, Porto, EUedito, pp. 101-110.
Ribeirinho, Carla (2012), "(Re)criar a Intervenção gerontológica" in Moura, Cláudia (org.), Processos e Estratégias do Envelhecimento, Porto, EUedito, pp. 51-63.
Ribeiro, Ó; Paúl, C. (coord.) (2011). Manual de envelhecimento activo. Lisboa: Lidel.
Rosa, M. J. V. (2012), O envelhecimento da sociedade Portuguesa. Lisboa: FFMS.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Maria Teresa Ramilo(Docente)
a seguir à aula (atendimento)
Sala de aula e/ou pateo da universidade
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Mobilidade
Mobilidade
Não