-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender como os contabilistas de custos trabalham em conjunto com outros gestores no processo de tomada de decisão que permite atingir os objetivos estratégicos. Esta abordagem é consistente com a nova realidade sobre a contribuição do contabilista de gestão para a estratégia das organizações, a qual foi demonstrada por inúmeros inquéritos a gestores financeiros conduzidos pelo Institute of Management Accountants.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT172-3102
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa (P)
- Âmbito e objetivos da contabilidade de custos (P1)
- Conceitos e classificação de custos (P2)
- Produção por processos e por ordens de encomenda (P3)
- Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e stocks (P4)
- Análise custos/volume/ resultados (P5)
- Produção conjunta (P6)
- Produção defeituosa (P7)
-
Objetivos
Objetivos
No âmbito dos objetivos de aprendizagem (OA), o aluno deverá no final da unidade curricular:
- Compreender a relevância da contabilidade de custos para a gestão das organizações em ambientes competitivos (OA1)
- Compreender a aplicação dos métodos de imputação dos custos a diferentes objetos de custeio (OA2)
- Compreender os efeitos que a adoção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados (OA3)
- Compreender os princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão (OA4)
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No âmbito da unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):
- Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1)
- Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação (ME2)
- Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno (ME3)
Processo de Avaliação
- Avaliação contínua
- Escala: 0 a 20 valores
- Testes Individuais: realização de três testes individuais, a realizar em horário letivo. A ponderação relativa ao primeito teste de avaliação é 30% e para o segundo e terceito teste de 35% cada
- Aprovação: com classificação miníma de 10 (dez) valores
- Avaliação Final
- Escala: 0 a 20 valores
- Exame: avaliação individual escrita, com uma ponderação de 100%
- Aprovação: com classificação mínima de 10 (dez) valores
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Datar, S. & Rajan, M. (2020). Hornegren´s Cost Accounting: A Managerial Emphasis. 17th edition. Pearson Education. ISBN 9781292363073
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não