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Disciplina Contabilidade de Custos I

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender como os contabilistas de custos trabalham em conjunto com outros gestores no processo de tomada de decisão que permite atingir os objetivos estratégicos. Esta abordagem é consistente com a nova realidade sobre a contribuição do contabilista de gestão para a estratégia das organizações, a qual foi demonstrada por inúmeros inquéritos a gestores financeiros conduzidos pelo Institute of Management Accountants.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Programa (P)

     

    • Âmbito e objetivos da contabilidade de custos (P1)
    • Conceitos e classificação de custos (P2)
    • Produção por processos e por ordens de encomenda (P3)
    • Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e stocks (P4)
    • Análise custos/volume/ resultados (P5)
    • Produção conjunta (P6)
    • Produção defeituosa (P7)
  • Objetivos

    Objetivos

    No âmbito dos objetivos de aprendizagem (OA), o aluno deverá no final da unidade curricular:

     

    • Compreender a relevância da contabilidade de custos para a gestão das organizações em ambientes competitivos (OA1)
    • Compreender a aplicação dos métodos de imputação dos custos a diferentes objetos de custeio (OA2)
    • Compreender os efeitos que a adoção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados (OA3)
    • Compreender os princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão (OA4)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da unidade curricular, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME):

     

    • Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1)
    • Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação (ME2)
    • Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno (ME3)

     

    Processo de Avaliação

     

    • Avaliação contínua
      • Escala: 0 a 20 valores
      • Testes Individuais: realização de três testes individuais, a realizar em horário letivo. A ponderação relativa ao primeito teste de avaliação é 30% e para o segundo e terceito teste de 35% cada
      • Aprovação: com classificação miníma de 10 (dez) valores

     

    • Avaliação Final
      • Escala: 0 a 20 valores
      • Exame: avaliação individual escrita, com uma ponderação de 100%
      • Aprovação: com classificação mínima de 10 (dez) valores
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Datar, S. & Rajan, M. (2020). Hornegren´s Cost Accounting: A Managerial Emphasis. 17th edition. Pearson Education. ISBN 9781292363073

     

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