filmeu

Disciplina Assédio nas Relações de Trabalho

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende explorar os principais aspetos relacionados com o assédio nas relações de trabalho de modo que o estudante, no final do seu percurso, adquira os conhecimentos indispensáveis para compreender e explicar o fenómeno.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Um ambiente de trabalho saudável e conforme ao Direito. Enquadramento do tema à luz do direito nacional e internacional

    A conduta desviante. Caracterização: o que é e o que não é assédio moral e sexual. O assédio moral, individual, organizacional e a sua tipologia. O facto ilícito (relações entre o direito do trabalho e o direito penal).

    O assediador. A subordinação jurídica e as razões que explicam o assédio pelo empregador, superior hierárquico ou colega de trabalho. O assédio por pessoa estranha à relação laboral.

    Consequências para a vítima. Sofrimento, adoecimento,  danos morais e existenciais, e a cessação do contrato de trabalho

    Consequências para a organização empresarial e sociedade. Impactos sobre a produtividade, sobre o equilíbrio do ambiente laboral e o dano moral projetivo.

    Controlo pelo Direito. Prevenção, combate e reparação dos danos pela prática do ilícito civil, da contraordenação e do crime. Fiscalização do trabalho e acesso aos tribunais. Estudo de casos práticos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conceder ao aluno todos os elementos de natureza fáctica e jurídica essenciais para que o futuro criminólogo possa conhecer, compreender e explicar o fenómeno do assédio nas relações laborais,  os meandros do comportamento desviante daquele que o pratica, os impactos do ilícito sobre a vítima, sobre a estrutura organizacional do empregador e as formas de controlo através do Direito.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia será essencialmente expositiva, mas contará também com a discussão em aula de casos práticos a fim de que os alunos consigam estabelecer uma relação entre a teoria e a prática. O sistema de avaliação será o de avaliação contínua, consubstanciado: 1) na assiduidade e pontualidade dos alunos; 2) na participação efetiva e qualificada ao longo das aulas; 3) na realização de teste escrito.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    António Menezes Cordeiro. Direito do trabalho. Vol. II (Direito Individual). Almedina, 2019.

     

    António Monteiro Fernandes. Direito do Trabalho. 22ª Edição, 2023.

     

    António Rebelo Almeida. O assédio moral no teletrabalho. Nova causa, 2024.

     

    Júlio Gomes. “Algumas observações sobre o mobbing nas relações de trabalho subordinado”. In António José Moreira (Coord.) Estudos jurídicos em homenagem ao Prof. Doutor António Motta Veiga. Almedina, 2007, pp. 165-184

    Francelina Oliveira. Assédio sexual nas organizações e aplicação prática da legislação. Chiado books, 2013.

     

    Maurice Cusson. Criminologia. Só pelo conhecimento se pode evitar a criminalidade. 3ª edição. Casa das Letras, 2011.

     

    Mago Graciano de Rocha Pacheco. O Assédio moral no trabalho. “O elo mais fraco”. Almedina, 2007.

     

    Pedro Barrambana Santos. Do assédio laboral. Pelo reenquadramento do assédio moral no ordenamento jurídico português. 2ª Edição. Almedina, 2019.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios