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Disciplina Artes Contemporâneas

  • Apresentação

    Apresentação

     A unidade curricular de Artes Contemporâneas é central no estudo e enquadramento da transição do século XIX para o Século XX, refletidos já no Séc. XXI. A Modernidade apresentou inúmeras convulsões artísticas, estéticas, políticas e sociais, que influenciaram sobremaneira o trabalho do Designer. A constituição de um posicionamento crítico sobre estes diferentes momentos de rutura, permite no curso de Design de Comunicação que esta UC capacite os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar dessas diferentes mudanças. O cariz de experimentação teórico-prática de diferentes metodologias, assim como a estruturação de um edifício crítico essencial para o trabalho em Design, estão na base do estudo sobre uma definição transitória de contemporâneo, assim como a agilização de processos de investigação em Design e Arte. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Um percurso pela história da arte dos séculos XX e XXI, baseado em cruzamentos disciplinares:

    Considerações sobre o Contemporâneo nas Artes

    Ready-made e Apropriacionismo

    Pintura e Desenho em campo expandido

    Fotografia, Cinema e Vídeo

    Public art, Estética Relacional e Social Practice

    Arquivos, Atlas

  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer e compreender uma das vertentes caracterizadora de grande parte da arte contemporânea: a obra de arte como processo colaborativo envolvendo o espectador; possibilitar a conceção de um projeto artístico/criativo assente nas relações humanas e sociais;  Experimentar múltiplos sistemas do Design enquanto prática cultural envolvida em temas e agendas complexas e com implicações na sociedade e cultura; Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das vulgares e pré-estabelecidas áreas da profissão, lidando com questões oriundas de todo o espectro do Real; Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos; Investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados a produções de elevada qualidade e perspicácia criativa em design; Desenvolver interligações entre unidades curriculares, assim como o contacto com a realidade exterior à IES e ao contexto/mercado.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias criativas utilizadas investem no recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem.

    Metodologias: Promoção das relações interpessoais, desmultiplicação dos espaços de ensino, dinâmicas de motivação, desafios criativos, construção de artefactos, utilização da expressão do corpo, eventos especiais (inaugurações, concertos, performances, etc)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bishop, C. (2006). The social turn: Collaboration and its discontents. Artforum International.

    Bishop, C. (2012). Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso.

    Crary, J. (1990). Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century.

    London: The MIT Press.

    Debray, R. (1992). Vie et mort de l'image. Paris: Gallimard.

    Didi-huberman, G. (2011). O que nós vemos, o que nos olha. Porto: Dafne Editora

     

     

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