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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Artes Contemporâneas é central no estudo e enquadramento da transição do século XIX para o Século XX, refletidos já no Séc. XXI. A Modernidade apresentou inúmeras convulsões artísticas, estéticas, políticas e sociais, que influenciaram sobremaneira o trabalho do Designer. A constituição de um posicionamento crítico sobre estes diferentes momentos de rutura, permite no curso de Design de Comunicação que esta UC capacite os estudantes a ter uma visão global e transdisciplinar dessas diferentes mudanças. O cariz de experimentação teórico-prática de diferentes metodologias, assim como a estruturação de um edifício crítico essencial para o trabalho em Design, estão na base do estudo sobre uma definição transitória de contemporâneo, assim como a agilização de processos de investigação em Design e Arte.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT93-6268
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Um percurso pela história da arte dos séculos XX e XXI, baseado em cruzamentos disciplinares: Considerações sobre o Contemporâneo nas Artes Ready-made e Apropriacionismo Pintura e Desenho em campo expandido Fotografia, Cinema e Vídeo Public art, Estética Relacional e Social Practice Arquivos, Atlas
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer e compreender uma das vertentes caracterizadora de grande parte da arte contemporânea: a obra de arte como processo colaborativo envolvendo o espectador; possibilitar a conceção de um projeto artístico/criativo assente nas relações humanas e sociais; Experimentar múltiplos sistemas do Design enquanto prática cultural envolvida em temas e agendas complexas e com implicações na sociedade e cultura; Tomar consciência de que os designers podem trabalhar fora das vulgares e pré-estabelecidas áreas da profissão, lidando com questões oriundas de todo o espectro do Real; Projectar e produzir conceitos, ideias e artefactos que incorporem valores críticos complexos; Investigar teorias e processos alternativos, aplicando esses resultados a produções de elevada qualidade e perspicácia criativa em design; Desenvolver interligações entre unidades curriculares, assim como o contacto com a realidade exterior à IES e ao contexto/mercado.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias criativas utilizadas investem no recurso a estratégias disruptivas, introduzindo novos modos de olhar para os conteúdos. Assim, o desenho pedagógico segue uma linha de pensamento com o intuito de criar uma relação articulada entre o pensar, o sentir e o fazer, reorganizando a ordem destes três elementos em novas geometrias sempre que possível. A partir de um contexto específico (história, desafio, brief, etc.) os estudantes são impelidos a desenvolver atitudes e comportamentos em modo de projeto ou laboratório, visando trabalhar as competências e os conteúdos curriculares de forma dinâmica e interativa, mobilizando as diferentes capacidades do aluno e os seus saberes de vária ordem. Metodologias: Promoção das relações interpessoais, desmultiplicação dos espaços de ensino, dinâmicas de motivação, desafios criativos, construção de artefactos, utilização da expressão do corpo, eventos especiais (inaugurações, concertos, performances, etc)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bishop, C. (2006). The social turn: Collaboration and its discontents. Artforum International. Bishop, C. (2012). Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso. Crary, J. (1990). Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. London: The MIT Press. Debray, R. (1992). Vie et mort de l'image. Paris: Gallimard. Didi-huberman, G. (2011). O que nós vemos, o que nos olha. Porto: Dafne Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não