-
Apresentação
Apresentação
A UC de Fotografia I pretende introduzir os estudantes a utilização de ferrmentas de natureza fotográfica para a produção de objetos de design, para tal os alunos são introduzidos ao ambiente de laboratório analógico oreto e branco de modo a poderem produzitr um alfabeto em fotogramas e à utilização da máquina fotográfica digital e a ferramentas digitais de edição de imagem (Photoshop e Lightroom). O objetivo final é a construção de um alfabeto em imagem fotográfica e a utilização desse alfabeto para a redação de um pequeno texto.
Por tópicos:
- Proporcionar um conhecimento introdutório ao funcionamento da máquina fotográfica SLR.
- Introduzir os alunos ao laboratório fotográfico a preto e branco.
- Desenvolver capacidades de entendimento da lógica de impressão Negativo/Positivo.
- Fundar um entendimento diverso na construção dos tipos de letra, focado numa construção manual de cada letra, quer em ambiente digital quer em ambiente analógico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-7946
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I ¿ Laboratório
1 ¿ Introdução ao ambiente de laboratório fotográfico analógico preto e branco.
Ampliador; Temporizador; Química (Revelador, Banho de paragem, Fixador)
Realização de escalas de cinzentos e fotogramas.
Construção de máquina estenopaica (pin-hole). Utilização da máquina na produção de negativos em papel.
Positivação dos negativos em papel.
II ¿ A Máquina
1 ¿ A Máquina Digital SLR:
Variáveis de exposição e composição.
Diafragma; Obturador; ISO.
Distâncias focais e tipos de lentes ¿ Angular, Normal, Teleobjetiva.
2 ¿ Projecto final ¿ Realização de dois alfabetos em fotogramas utilizando ferramentas analógicas e digitais.
-
-
Objetivos
Objetivos
- Proporcionar um conhecimento introdutório ao funcionamento da máquina fotográfica SLR.
- Introduzir os alunos ao laboratório fotográfico a preto e branco.
- Capacidade de operar uma máquina fotográfica SLR entendo as variáveis de exposição e composição e a influência que estas têm na expressão do objeto fotográfico e na sua recepção.
- Capacidade de utilização do ampliador de fotografia como instrumento de impressão direta sobre papel.
- Entendimento do funcionamento processual da fotografia a preto e branco.
- Desenvolvimento da experiência de criação tipográfica através da alteração de matéria-prima e processo de criação, criando um entendimento mais aprofundado e diverso sobre as características individuais de cada caractere.
- Desenvolver capacidades de entendimento da lógica de impressão Negativo/Positivo.
- Fundar um entendimento diverso na construção dos tipos de letra, focado numa construção manual de cada letra, quer em ambiente digital quer em ambiente analógico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC é caracterizada pelo cruzamento entre técnicas, equipamentos, softwares do campo da fotografia analógica e digital e a criação tipográfica, em práticas arrojadas, criativas e inovadoras nas formas como são utilizados o laboratório digital e analógico para produção de tipos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
- Ansel Adams The Zone System: A Câmera, O negativo, A Cópia: Editora Senac¿São Paulo, 2000
- Michael Langford, Fotografia Básica (5 ª Edição Revista e Aumentada): Dinalivro/Focal Press, 2003
- Roland Barthes , A Cãmara Clara, , Edições 70, Lisboa, 1981
- László Moholy-Nagy. Bauhausbücher 8, L. Moholy-Nagy: Malerei, Fotografie, Film. 1927. Letterpress. 9 x 7 1/4" (22.9 x 18.4 cm). Hesse und Becker, Leipzig.
-De Jong, Cees W., Alston W. Purvis, Jan Tholenaar. Type: A Visual History of Typefaces and Graphic Styles Volume 2 1901¿1938.Cologne: Taschen, 2010. Print.
Outra Bibliografia será disponibilizada dentro do contexto específico de cada projecto
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não