filmeu

Disciplina TPD II - Basquetebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      História e origem do jogo Regras do jogo Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿ Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem Regras pedagógicas Condicionar a defesa para aprender a jogar Fundamentos Individuais ofensivos Posição Básica Ofensiva Receção e desmarcação Passe Drible Lançamento em apoio e na passada Fundamentos individuais defensivos Posição Básica Defensiva Defesa do jogador com bola Defesa do Jogador sem bola Princípios coletivos ofensivos ¿Passe e Corte¿ ¿Aclaramento¿  Fases do jogo
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a: conduzir o processo de ensino e aprendizagem do jogo e sua utilização como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa); Analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo (3x3 e 5x5); Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, definindo as estratégias a usar em função do nível de qualidade dos praticantes que dirigem; Interpretar com desempenho motor satisfatório os gestos técnicos básicos, bem como a metodologia para o respetivo ensino; Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino do jogo. Conhecer a terminologia e simbologia do jogo. Conhecer a História da origem do jogo.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional. Utilização do sistema b-learning, com o auxilio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      1- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa; 2- Araújo, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Edições FMH, Cruz-Quebrada; 3- Cruz, M., & Neto, J. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76. 4- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa; 5- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona; 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios