filmeu

Disciplina TPD II - Basquetebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      História e origem do jogo Regras do jogo Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿ Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem Regras pedagógicas Condicionar a defesa para aprender a jogar Fundamentos Individuais ofensivos Posição Básica Ofensiva Receção e desmarcação Passe Drible Lançamento em apoio e na passada Fundamentos individuais defensivos Posição Básica Defensiva Defesa do jogador com bola Defesa do Jogador sem bola Princípios coletivos ofensivos ¿Passe e Corte¿ ¿Aclaramento¿  Fases do jogo
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a: conduzir o processo de ensino e aprendizagem do jogo e sua utilização como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa); Analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo (3x3 e 5x5); Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, definindo as estratégias a usar em função do nível de qualidade dos praticantes que dirigem; Interpretar com desempenho motor satisfatório os gestos técnicos básicos, bem como a metodologia para o respetivo ensino; Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino do jogo. Conhecer a terminologia e simbologia do jogo. Conhecer a História da origem do jogo.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional. Utilização do sistema b-learning, com o auxilio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      1- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa; 2- Araújo, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Edições FMH, Cruz-Quebrada; 3- Cruz, M., & Neto, J. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76. 4- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa; 5- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona; 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;  
  • Avaliação

    Avaliação

    A UC poderá ser realizada em avaliação continua ou em exame de recurso. A avaliação terá uma componente teórica (prova escrita) e uma componente prática (i.e., avaliação em situação de jogo formal de 5x5). A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos nos Instrumentos e Parâmetros de Avaliação.

    A média final terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada momento de avaliação terá de ter classificação superior a 9.5 valores para ser estar em avaliação contínua. Os alunos que obtenham classificações inferiores a 9.5 valores em partes de matéria e/ou momentos de avaliação, deverão realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9.5 valores.

     

    Avaliação Contínua (requer 70% das presenças nas horas de contato):

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

    Última semana do semestre

    40%

    Avaliação prática em 5x5

    2 últimas aulas do semestre

    40%

    Trabalho de grupo - Regras

    4 semana de aulas

    5%

    Trabalho de grupo ¿ Fundamento técnico

    Ao longo do semestre

    7,5%

    Trabalho de grupo - Microciclo

    1 mês para o término do semestre

    7,5%

     

    Os trabalhos de grupo contarão para a nota final prática e todos os elementos do grupo devem contribuir para a consecução dos mesmos.

     

    1.            Trabalho ¿Regras do basquetebol¿

    Corpo do trabalho:

    ¿             Principais regras do jogo (geral)

    ¿             Regras mais importantes no início do processo de ensino aprendizagem

    ¿             Utilização de regras pedagógicas (quais são; vantagens e desvantagens)

    ¿             Reflexão crítica sobre a atitude do professor perante as regras no início do ensino do jogo

    Avaliação: nível da escrita; exposição e foco do tema, análise crítica, capacidade de síntese, fundamentação e argumentação.

     

    2.            Trabalho ¿Microciclo¿

    Introdução:

    Apresentação dos objetivos gerais do trabalho. Deverá incluir o nome da equipa (i.e., nome, escalão e género) e do treinador observado.

    Corpo do trabalho:

    ¿             Observação mínima de 3 unidades de treino

    ¿             Apresentação da estrutura do microciclo (descrição das unidades de treino)

    ¿             Apresentação dos resultados (análise do microciclo):

    o             Comparação ataque/defesa (tempo dedicado a cada fase)

    o             Comparação Global/analítico (tempo com exercícios analíticos e globais)

    o             Comparação de conteúdos

    ¿             Discussão dos resultados:

    o             Análise da relação entre os objetivos do microciclo e das tarefas/exercícios utilizados;

    o             Análise da comparação ataque/defesa, global/analítico e conteúdos;

    o             Reflexão crítica sobre: metodologia e progressões de ensino utilizadas; tempo dedicado a cada conteúdo/fundamento; relação com a metodologia de ensino preconizada nas aulas práticas

    Avaliação: nível da escrita; exposição e foco do tema, análise crítica, capacidade de síntese, fundamentação e argumentação.

     

    3.            Trabalho ¿fundamento técnico-tático¿

    Temas a desenvolver:

    ¿             Drible

    ¿             Passe e corte

    ¿             Aclaramento + passe

    ¿             Lançamento na passada

    ¿             Contra-ataque

    ¿             Defesa individual

    Avaliação:

    Parte conceptual: postura durante a apresentação; uso adequado da linguagem; uso adequado dos recursos; foco no tema; clareza da comunicação.

    Parte prática: escolha das tarefas/exercícios; progressão dos exercícios; apresentação dos exercícios e objetivos; demonstração; correção e feedback.

     

    Avaliação por exame:

     

    1. Prova teórica escrita
    2. Prova oral (se prova escrita classificação de 9.5 valores)
    3. Apresentação e discussão de um trabalho individual (média aritmética da oral com a teórica escrita seja igual ou superior a 9.5 valores): Documento escrito em Word; Documento de apresentação
    4. Prova prática: capacidade de compreensão do jogo (cumprimento dos princípios básicos ofensivos) em jogo formal 5x5

     

    O estudante terá de ter pelos menos 9.5 valores em cada parâmetro para poder ser considerado o cálculo da média final do Exame.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios