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Apresentação
Apresentação
A UC de Basquetebol procura dar a conhecer os fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol nos níveis mais baixos de prática (iniciação desportiva; minibasquetebol).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-1-8648
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
História e origem do jogo Regras do jogo Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿ Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem Regras pedagógicas Condicionar a defesa para aprender a jogar Fundamentos Individuais ofensivos Posição Básica Ofensiva Receção e desmarcação Passe Drible Lançamento em apoio e na passada Fundamentos individuais defensivos Posição Básica Defensiva Defesa do jogador com bola Defesa do Jogador sem bola Princípios coletivos ofensivos ¿Passe e Corte¿ ¿Aclaramento¿ Fases do jogo
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Objetivos
Objetivos
A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes a: conduzir o processo de ensino e aprendizagem do jogo e sua utilização como meio de valorização das atividades físicas em diferentes contextos de prática formal e não formal Identificar as relações e dependências existentes entre as duas grandes fases do jogo (o ataque e a defesa); Analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo (3x3 e 5x5); Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, definindo as estratégias a usar em função do nível de qualidade dos praticantes que dirigem; Interpretar com desempenho motor satisfatório os gestos técnicos básicos, bem como a metodologia para o respetivo ensino; Dominar o essencial do conhecimento sobre as regras do jogo, utilizando-o como fator regulador e facilitador do processo de ensino do jogo. Conhecer a terminologia e simbologia do jogo. Conhecer a História da origem do jogo.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional. Utilização do sistema b-learning, com o auxilio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
1- Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa; 2- Araújo, D. (2006). Tomada de decisão no desporto. Edições FMH, Cruz-Quebrada; 3- Cruz, M., & Neto, J. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76. 4- Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa; 5- Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los joveves, Editorial Paidotribo, Barcelona; 6- Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
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Avaliação
Avaliação
A UC poderá ser realizada em avaliação continua ou em exame de recurso. A avaliação terá uma componente teórica (prova escrita) e uma componente prática (i.e., avaliação em situação de jogo formal de 5x5). A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão descritos nos Instrumentos e Parâmetros de Avaliação.
A média final terá de ser igual ou superior a 9.5 valores. Cada momento de avaliação terá de ter classificação superior a 9.5 valores para ser estar em avaliação contínua. Os alunos que obtenham classificações inferiores a 9.5 valores em partes de matéria e/ou momentos de avaliação, deverão realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for igual ou superior a 9.5 valores.
Avaliação Contínua (requer 70% das presenças nas horas de contato):
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência
Última semana do semestre
40%
Avaliação prática em 5x5
2 últimas aulas do semestre
40%
Trabalho de grupo - Regras
4 semana de aulas
5%
Trabalho de grupo ¿ Fundamento técnico
Ao longo do semestre
7,5%
Trabalho de grupo - Microciclo
1 mês para o término do semestre
7,5%
Os trabalhos de grupo contarão para a nota final prática e todos os elementos do grupo devem contribuir para a consecução dos mesmos.
1. Trabalho ¿Regras do basquetebol¿
Corpo do trabalho:
¿ Principais regras do jogo (geral)
¿ Regras mais importantes no início do processo de ensino aprendizagem
¿ Utilização de regras pedagógicas (quais são; vantagens e desvantagens)
¿ Reflexão crítica sobre a atitude do professor perante as regras no início do ensino do jogo
Avaliação: nível da escrita; exposição e foco do tema, análise crítica, capacidade de síntese, fundamentação e argumentação.
2. Trabalho ¿Microciclo¿
Introdução:
Apresentação dos objetivos gerais do trabalho. Deverá incluir o nome da equipa (i.e., nome, escalão e género) e do treinador observado.
Corpo do trabalho:
¿ Observação mínima de 3 unidades de treino
¿ Apresentação da estrutura do microciclo (descrição das unidades de treino)
¿ Apresentação dos resultados (análise do microciclo):
o Comparação ataque/defesa (tempo dedicado a cada fase)
o Comparação Global/analítico (tempo com exercícios analíticos e globais)
o Comparação de conteúdos
¿ Discussão dos resultados:
o Análise da relação entre os objetivos do microciclo e das tarefas/exercícios utilizados;
o Análise da comparação ataque/defesa, global/analítico e conteúdos;
o Reflexão crítica sobre: metodologia e progressões de ensino utilizadas; tempo dedicado a cada conteúdo/fundamento; relação com a metodologia de ensino preconizada nas aulas práticas
Avaliação: nível da escrita; exposição e foco do tema, análise crítica, capacidade de síntese, fundamentação e argumentação.
3. Trabalho ¿fundamento técnico-tático¿
Temas a desenvolver:
¿ Drible
¿ Passe e corte
¿ Aclaramento + passe
¿ Lançamento na passada
¿ Contra-ataque
¿ Defesa individual
Avaliação:
Parte conceptual: postura durante a apresentação; uso adequado da linguagem; uso adequado dos recursos; foco no tema; clareza da comunicação.
Parte prática: escolha das tarefas/exercícios; progressão dos exercícios; apresentação dos exercícios e objetivos; demonstração; correção e feedback.
- Prova teórica escrita
- Prova oral (se prova escrita classificação de 9.5 valores)
- Apresentação e discussão de um trabalho individual (média aritmética da oral com a teórica escrita seja igual ou superior a 9.5 valores): Documento escrito em Word; Documento de apresentação
- Prova prática: capacidade de compreensão do jogo (cumprimento dos princípios básicos ofensivos) em jogo formal 5x5
O estudante terá de ter pelos menos 9.5 valores em cada parâmetro para poder ser considerado o cálculo da média final do Exame.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




