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Apresentação
Apresentação
Atualmente a patinagem desportiva sobre rodas inclui um conjunto diversificado de disciplinas: patinagem artística, patinagem de velocidade, hóquei em patins, hóquei em linha e skate. Os conhecimentos, competências e aptidões trabalhados nesta UC proporcionam bases para a intervenção profissional nas diferentes disciplinas, especificamente ao nível dos procedimentos didáticos fundamentais no ensino da patinagem (quer em contexto de treino, quer em contexto de aula de educação física ou desporto escolar).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-8671
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema 1. Fase de Familiarização Segurança; Como Equipar; Contacto com os Patins; Como Levantar/Cair; Posição de Base; Equilíbrio Estático; Deslizamento Estático; Equilíbrio Dinâmico; Deslizamento Dinâmico. Tema 2. Fase de Assimilação Patinagem para a frente em trajetória rectilínea; Patinagem para a frente realizando abertura e fecho de pernas “8s”; trajetórias curvilíneas com os patins semi-paralelos; Travagem em “T”; Travagem convergente. Tema 3. Fase de Transição Trajetórias curvilíneas realizando cruzamento de pernas à frente; Travagem lateral; Patinagem para a frente realizando meia-volta; Travagem de tacões; Saltos. Tema 4. Fase de Consolidação Patinagem para trás realizando abertura e fecho de pernas; Patinagem para trás com os patins semi-paralelos; Patinagem para trás realizando trajetórias curvilíneas com cruzamento de pernas. Tema 5. Fase Interdisciplinar Andebol, Basquetebol, Futebol, Badminton e Jogos Variados (Realizados em Patins).
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Objetivos
Objetivos
Objetivo Específico 1. Conhecer as regras de segurança associadas ao ensino da patinagem; 2.Conhecer as capacidades e os movimentos essenciais da patinagem; 3. Realizar habilidades motoras básicas, ajustando-as às ações técnico-táticas da patinagem; 4. Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de percursos variados e sequências rítmicas; 5. Utilizar adequadamente os patins, em combinações de deslocamentos e paragens, com equilíbrio e segurança, realizando as ações de composições rítmicas individuais e em grupo, combinando com coordenação e fluidez várias habilidades selecionadas. 6. Aperfeiçoar a prática da patinagem de modo a dominar as dificuldades que a sua aprendizagem representa; 7. Desenvolver o domínio do processo do ensino da patinagem; 8. Dominar o processo de avaliação da patinagem de acordo com as características dos programas de educação física;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O papel dicotómico do aluno (observador e executante) estará patente em todas as aulas através de atividades associadas às regras de segurança e ao ensino da própria técnica da iniciação à patinagem. Para avaliar os conteúdos aprendidos e a sua evolução na técnica da patinagem vários momentos de avaliação serão tidos em conta. Num primeiro momento as componentes teóricas serão avaliadas através de uma prova de avaliação escrita. Num segundo momento, em grupo, os alunos terão que planear uma aula de patinagem de 45’min e executar a intervenção pedagógica dessa mesma aula. Por último, existirá uma avaliação conjunta das componentes práticas da patinagem (que serão avaliadas num formato de circuito), bem como da assiduidade/pontualidade, progressão, empenhamento motor e aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Batista, P. (2002). Iniciação à Patinagem: patins de rodas paralelas e em linha. CEFD/FPP FPP - Federação de Patinagem de Portugal, http://www.fpp.pt/
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não