filmeu

Disciplina Química Orgânica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do elemento carbono, os também chamados compostos orgânicos, substâncias presentes nos organismos vivos cuja transformação espontanea ou provocada dos grupos funcionais dessas moléculas geram novos compostos na vida quotidiana. Compostos orgânicos são também os principais constituintes de fármacos sejam estes de origem animal, vegetal ou sintética que determinam os processos da vida, bem como tem desempenhado papel importante na Ciência forense, na agricultura, ambiente, alimentar e saúde entre outros.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução a Química Orgânica- Alcanos: Nomenclatura. Preparação, obtenção industrial; propriedades físicas e químicas. A química na atmosfera e no ambiente. Reatividade. Destilação fracionada. Compostos Alifáticos Cíclicos: Nomenclatura. Conformações cadeira. Estereoquímica. Estereoisómeros: compostos quirais e propriedades biológicas. Configuração absoluta . Atividade óptica e quiralidade, moléculas. Projeções de Fischer. Alcenos-alcinos: Nomenclatura. Estereoquímica (cis, trans, Z e E). Preparação. Reações de adição. Haleto de Alquilo: Nomenclatura. Preparação. Substituição Nucleófilica (SN2, SN1), Eliminação (E1, E2). Aplicações. Álcoois, éteres, epóxidos: Nomenclatura -Reações de substituição. Aromáticos: Nomenclatura. Preparação, reações de substituição. Aplicações. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir uma perspetiva global do estudo da Quimica e da sua interação com as outras ciências. Adquirir os conhecimentos básicos da química atual e métodos científicos para aplicar no laboratório ou na indústria em áreas específicas tais como Ambiente, Alimentar, Bioquímica, Biologia, Saúde. Desenvolver a observação, o raciocínio e lógica na resolução de problemas e elaboração de conclusões. Preparar o aluno no conhecimento e manuseamento de material químico no laboratório seguindo as regras de riscos e segurança. Permitir aos alunos distinguir moléculas naturais extraídas de plantas, micro-organismos e moléculas sintéticas e relacionar suas estruturas com sua reatividade e potencial biológico. Saber sintetizar moléculas em laboratório, purifica-las e identifica-las utilizando técnicas tradicionais e modernas. Através das experiências os alunos irão iniciar investigação em determinadas áreas e serão integrados nos projetos dos docentes

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Implementação de aulas à distância para apoio extra do estudante com exercícios adicionais para trabalho de casa e melhor compreensão da matéria. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1- T.W.Graham Solomons,C. B.  Fryhle, S.A. Snyder, Organic Chemistry, 12th Ed., Global Ed. Wiley, 2017.

    2-K. P. Vollhardt, N. E. Schore, W. E. Freeman, Organic Chemistry, 3 Ed, 1998.

    3- R. Morrison, R. Boyd, Química Orgânica, Fundação Calouste Gulbenkian, 16 Ed, 2011.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios