-
Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas introdutórios sobre Economia. Destinando-se esta UC a futuros engenheiros, o principal objetivo é que os alunos possam adquirir competências elementares, práticas e fundamentais sobre a ciência económica, o que lhes deverá permitir: - Desenvolver conhecimentos gerais na área da ciência económica mediante a compreensão dos seus princípios fundamentais; - Analisar e refletir sobre as informações macroeconómicas e respetivos impactos nas empresas e nas famílias; - Aplicar os conceitos teóricos da Economia ao mundo real criando a capacidade de refletir acerca de problemas reais; - Ter a capacidade para resolver problemas concretos, não só enquanto consumidores, mas também na ótica do produtor/vendedor; - Participar em debates em torno da ciência económica conseguindo sustentar e fundamentar as suas próprias posições; - Conhecer a realidade das economias portuguesa e mundial através da análise a um conjunto de indicadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-180
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução à ciência económica; - O problema económico e as suas soluções; - A cruz marshalliana (procura e oferta); - Teorias do consumidor e do produtor; - Teoria do comércio internacional; - As principais formas de mercado; - A Actividade económica; - A evolução do papel económico do Estado; - Breves noções de política económica; - Aparecimento, funções e características da moeda; - Economia Portuguesa numa perspectiva histórica; - Tecido empresarial português e internacionalização.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes aprenderão a: - Conhecer a Ciência Económica e os seus postulados; - Compreender as decisões racionais dos consumidores e dos produtores; - Conhecer e diferenciar os vários tipos de mercado; - Interpretar as atividades do Estado; - Conhecer a realidade da economia portuguesa e a evolução da economia mundial; - Analisar um conjunto de indicadores económicos fundamentais (exemplos: PIB, inflação, desemprego, défice orçamental, dívida pública, estatísticas sobre o comércio internacional); - Ter um espírito crítico sobre o ambiente económico que os rodeia tendo por base conhecimentos básicos e fundamentais de Economia; - A interpretar textos simples de economia (incluindo informações diariamente divulgadas na imprensa), a entender a linguagem económica e a poder participar em debates.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologia de ensino: Aulas teóricas, aulas práticas para resolver exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos de grupo Metodologias inovadoras: Os trabalhos práticos a realizar pelos alunos têm em vista analisar economias de países verdadeiros (com vista a acentuar uma maior conexão entre os conceitos obtidos nas aulas e a aplicação prática à economia global). São também abordados, ainda que de forma breve, conteúdos no âmbito da sustentabilidade e da economia circular (temas cada vez mais relevantes)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Neves, J. (2016). Introdução à Economia , 11ª edição. Lisboa: Verbo. Ferraz, R. (2022). Slides de apoio às aulas de Economia . Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
-
Avaliação
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua:
- Consiste na realização de um trabalho, na participação e assiduidade e na realização de uma prova escrita.
O que significa: Nota Final = Nota do Trabalho (25%) + Assiduidade e participação (15%) + Nota da Prova Escrita (60%).
- Exige-se uma nota mínima de 8,0 valores na prova escrita (em 20 valores). Caso a nota mínima não seja atingida, então a nota final do aluno corresponderá exclusivamente à nota obtida na prova escrita.
- Os trabalhos de grupo serão apresentados e defendidos nas próprias aulas. A nota do trabalho será igual a 0,0 valores para os alunos que faltem à apresentação e defesa do seu trabalho.
Nota 1: Não é recomendada a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a elaboração do trabalho escrito. Contudo, caso os estudantes optem, ainda assim, por a utilizar, apenas o poderão fazer para fins de pesquisa, identificação de fontes e melhoria da clareza e qualidade da linguagem escrita. Nesse caso, será obrigatório declarar, no final do trabalho escrito, a utilização dessas ferramentas de IA, especificando de forma pormenorizada: i) o nome da(s) ferramenta(s) utilizada(s); ii) com que finalidade foram utilizadas; iii) descrição pormenorizada dos resultados obtidos decorrentes da utilização dessas ferramentas. Em caso de utilização dessas ferramentas, a não declaração e explicação detalhada do seu uso resultará numa nota do trabalho igual a 0,0 valores.
Nota 2: Os alunos inscritos na unidade curricular que não realizem ou não obtenham aprovação no regime de avaliação contínua podem inscrever-se no exame da época de recurso. Caso pretendam realizar o exame da época de recurso ou, se aplicável, o exame da época especial, têm de efetuar a respetiva inscrição até, no máximo, ao dia anterior à data do exame. A inscrição no próprio dia do exame não é permitida.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




