-
Apresentação
Apresentação
Destinando-se esta Unidade Curricular (UC) a futuros engenheiros pretende-se que os alunos adquiram competências elementares, práticas e fundamentais sobre a Contabilidade, o que lhes deverá permitir: - Comunicar, enquanto Engenheiros de Gestão Industrial, com economistas, gestores e contabilistas; - Adquirir uma visão crítica, construtiva e criativa em futuros projectos de desenvolvimento na sua área; - Compreender a realidade financeira das empresas; - Interpretar documentos fundamentais da contabilidade financeira; - Capacidades para aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria; - Desenvolver capacidades de trabalho autónomo e de grupo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-6531
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos são os adequados para o nível de competências que se pretende que os alunos adquiram: I- Contabilidade Geral (Contabilidade Financeira): i. Organização, Empresa e a Informação Financeira; ii. Elementos Fundamentais da Contabilidade Financeira: SNC, fluxos reais financeiros, económicos e monetários, ciclo de tesouraria de uma empresa, bens, direitos, obrigações, património, activo, passivo, capital próprio, factos patrimoniais; iii. As demonstrações financeiras: Balanço e demonstração de resultados. iv. Regras de movimentação de contas. O Diário, o Razão, e o Balancete. II- Princípios de Contabilidade Analítica (Princípios de Contabilidade de Gestão): i. Missão da Contabilidade analítica ou de gestão; ii. Segmentos da empresa: noção e escolha; iii. Contabilidade analítica por segmentos; iv. Conceitos fundamentais; III- O Orçamento: Um Instrumento da Gestão.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre: 1- O Sistema de Normalização Contabilística (SNC); 2- Os fluxos reais, financeiros, económicos e monetários das empresas; 3- O ciclo de tesouraria de uma empresa; 4- Conceitos fundamentais da Contabilidade Financeira; 5- Documentos cruciais da contabilidade Financeira para os stakeholders 6- Contabilidade Analítica (Contabilidade de Gestão) na perspectiva da tomada de decisão em Gestão; 7- A orçamentação na Gestão.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologia de ensino: Aulas teóricas, aulas práticas para resolver exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos de grupo. Metodologias inovadoras: Os trabalhos práticos a realizar pelos alunos incidirão em documentos oficiais de empresas verdadeiras (com vista a acentuar uma maior conexão entre os conceitos obtidos nas aulas e a aplicação prática ao mundo real das empresas).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Rodrigues, J. e Borges, A. (2014). “Contabilidade e Finanças para a Gestão”. Lisboa: Áreas Editora. Lourenço, I.; Morais, A. e Lopes, A. (2018). “Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos”. Lisboa: Edições Sílabo. Rocha, D.; Azevedo, G. e Rodrigues, A. (2016). “Contabilidade para todos”. Coimbra: Almedina.
-
Avaliação
Avaliação
Regime de Avaliação Contínua:
- Consiste na realização de trabalhos de grupo e na realização de uma prova escrita. O que significa: Nota Final = Nota dos Trabalhos (25%) + Assiduidade e participação (15%) + Nota da Prova Escrita (60%).
- Exige-se uma nota mínima de 8,0 valores na prova escrita (em 20 valores). Caso a nota mínima não seja atingida, então a nota final do aluno corresponderá exclusivamente à nota obtida na prova escrita.
- Os trabalhos de grupo serão apresentados e defendidos nas próprias aulas. A nota do trabalho será igual a 0,0 valores para os alunos que faltem à apresentação e defesa dos seus trabalhos.
Nota 1: Não é recomendada a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para a elaboração dos trabalhos escritos. Contudo, caso os estudantes optem, ainda assim, por a utilizar, apenas o poderão fazer para fins de pesquisa, identificação de fontes e melhoria da clareza e qualidade da linguagem escrita. Nesse caso, será obrigatório declarar, no final do trabalho escrito, a utilização dessas ferramentas de IA, especificando de forma pormenorizada: i) o nome da(s) ferramenta(s) utilizada(s); ii) com que finalidade foram utilizadas; iii) descrição pormenorizada dos resultados obtidos decorrentes da utilização dessas ferramentas. Em caso de utilização dessas ferramentas, a não declaração e explicação detalhada do seu uso resultará numa nota do trabalho igual a 0,0 valores.
Nota 2: Os alunos inscritos na unidade curricular que não realizem ou não obtenham aprovação no regime de avaliação contínua podem inscrever-se no exame da época de recurso. Caso pretendam realizar o exame da época de recurso ou, se aplicável, o exame da época especial, têm de efetuar a respetiva inscrição até, no máximo, ao dia anterior à data do exame. A inscrição no próprio dia do exame não é permitida.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




