-
Apresentação
Apresentação
Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos avançados de análise e síntese, de electrónica. A leccionação teórica desenvolve-se em duas fases. Na primeira são conferidos conhecimentos avançados sobre o comportamento em frequência de diversos circuitos analógicos e conceitos de compensação e estabilidade, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise de circuitos electrónicos tanto no tempo como na frequência. Na segunda, são conferidos conhecimentos avançados sobre especificação, projecto e simulação de filtros analógicos passivos e activos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT46-6886
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 MOSFET - Simbologia. Zonas de operação e curvas características. Análise DC. Modelos para sinais fracos e análise AC - ganhos de tensão, de corrente e impedâncias de entrada e saída. Comparação entre as diferentes configurações. 2 RESPOSTA EM FREQUÊNCIA DE AMPLIFICADORES - Modelos de alta-frequência para o BJT e MOSFET. Resposta nas baixas e altas frequências. Função de ganho. Aproximação do pólo dominante. Método das constantes de tempo de curto-circuito e de circuito aberto. Teorema de Miller. 3 AMPLIFICADORES MULTI-ESTÁGIO - Amplificadores em cascata e Cascode. Cargas activas. Par diferencial. Análise de amplificadores diferenciais. 4 REALIMENTAÇÃO - Amplificadores com realimentação negativa. Estabilidade e resposta em frequência de amplificadores. Critério de Nyquist. Compensação em frequência. 5 FILTROS ANALÓGICOS - Especificação e dimensionamento de filtros passivos (Chebishev e Butterworth) e activos (biquadráticos, Sallen & Key, etc...). Simulação e implementação de filtros
-
Objetivos
Objetivos
Análise e síntese de circuitos electrónicos. Análise do comportamento em frequência de amplificadores mono-estágio. Analise da estabilidade de amplificadores, usando a teoria da realimentação. Projecto de filtros analógicos passivos e activos
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sedra, Adel S., Smith, K. C. Microelectronic Circuits, Sixth Edition, Oxford University Press, 2009
-
Avaliação
Avaliação
A disciplina é avaliada de acordo com as componentes:
Avaliação Continua
- 2 Frequências Teóricas (ET);
- Média aritmética Trabalhos de Laboratório (TL).
A nota final em avaliação contínua (NF) é obtida segundo a fórmula:
NF = (0,7 x ET) + (0,3 x TL), com ET >= 10 Valores, TL >= 10 ValoresEntrega de relatórios:
O relatório de cada um dos trabalhos realizados em laboratório deve ser entregue até quinze dias após a data de conclusão definida para a sua realização. A classificação de cada relatório entregue fora de prazo será penalizada em 0,5 valores por cada dia de atraso (útil e não útil).
O relatório deve ser entregue ao docente da turma ou através da plataforma moodleAssiduidade às aulas de laboratório:
Haverá registo de presenças nas aulas de laboratório, sendo permitido o máximo de 2 (duas) faltas durante todo o semestre. Considera-se reprovado na disciplina o aluno que ultrapassar o número de faltas permitidas. No caso em que um aluno falte a um trabalho de laboratório completo, terá que realizar e elaborar o respetivo relatório individualmente.Avaliação dos trabalhos:
A avaliação dos trabalhos, individuais ou de grupo, inclui obrigatoriamente uma discussão presencial em sala de aula. Esta discussão representa 60% da classificação final atribuída ao trabalho.
Acesso ao exame:
Caso o aluno não obtenha aprovação em avaliação contínua, terá acesso ao exame: composto por componente Teórica e por componente Prática (peso de 30%).
Salienta-se que a componente prática da avaliação continua com aprovação é sempre valorizada na avaliação por exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




