filmeu

Disciplina Eletrónica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Fornecer ao aluno os conhecimentos necessários à compreensão dos elementos fundamentais da eletrónica dos semicondutores. Estudo dos circuitos básicos da electrónica: circuitos com díodos (rectificadores, limitadores, detector de pico, fixadores, multiplicadores de tensão, reguladores de tensão, etc.); circuitos com o transístor de junção bipolar (amplificadores, circuitos comutadores, fontes de corrente, etc.); circuitos com amplificadores operacionais (amplificador inversor e/ou não inversor, amplificador somador, amplificador diferença, amplificador integrador e amplificador diferenciador).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sinais e amplificadores; Tipos de Amplificadores; Ganho de tensão, corrente e potência; Largura de banda. Modelos. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS: Funcionamento. Modos de operação: linear e saturação. Amplificador inversor e não inversor, somador inversor e não inversor, amplificador diferença, integrador e diferenciador. Largura de banda. Principais característica. Características não ideais. DÍODO DE JUNÇÃO PN: Símbologia. Estrutura física. Conceitos básicos sobre semicondutores. Característica V-I. Análise de circuitos com díodos: modelos do díodo. O díodo zener: característica V-I. Aplicações com díodos. Díodos de Schottky, o díodo de junção abrupta, varicap, fotodíodo e díodo emissor de luz. TRANSÍSTORES DE JUNÇÃO BIPOLARES: Tipos NPN e PNP. Simbologia. Estrutura física. Princípio de funcionamento. Modelo de Ebbers-Moll. Modos de operação: zona activa directa, saturação e corte. Ponto de Funcionamento em repouso. O TJB como comutador e amplificador. Modelos p/ sinais fracos e montagens.
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de interpretar e compreender os elementos fundamentais da electrónica dos semicondutores. Capacidade de modelar e dimensionar circuitos com semicondutores. Capacidade de compreender as limitações dos modelos/componentes utilizados. Capacidade de análise e projeto de alguns circuitos básicos de eletrónica.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Theoretical notes of the classes of Electronics 1, Filipe Macedo: Sedra, Adel  ., Smith, K.C. Microelectronic Circuits. Sixth Edition. Oxford University Press, 2009. Boylestad, Robert L. Nashelsky, Louis. Electronic Devices and Circuit Theory. 10th Edition.Pearson / Prentice Hall, 2009. Medeiros Silva, Manuel. Introduction to Electrical and Electronic Circuits. 4th edition. Gulbenkian Issues, 2009. Medeiros Silva, Manuel. Circuits with bipolar transistors and MOS. 3rd Edition. Gulbenkian Editions, 2003.
  • Avaliação

    Avaliação

    A disciplina é avaliada de acordo com as componentes:

    Avaliação Continua

    • 2 Frequências Teóricas (ET);
    • Média aritmética Trabalhos de Laboratório (TL).

    A nota final em avaliação contínua (NF) é obtida segundo a fórmula:
                                NF = (0,7 x ET) + (0,3 x TL), com ET >= 10 Valores, TL >= 10 Valores

     

    Entrega de relatórios:
    O relatório de cada um dos trabalhos realizados em laboratório deve ser entregue até quinze dias após a data de conclusão definida para a sua realização. A classificação de cada relatório entregue fora de prazo será penalizada em 0,5 valores por cada dia de atraso (útil e não útil).
    O relatório deve ser entregue ao docente da turma ou através da plataforma moodle

     

    Assiduidade às aulas de laboratório:
    Haverá registo de presenças nas aulas de laboratório, sendo permitido o máximo de 2 (duas) faltas durante todo o semestre. Considera-se reprovado na disciplina o aluno que ultrapassar o número de faltas permitidas. No caso em que um aluno falte a um trabalho de laboratório completo, terá que realizar e elaborar o respetivo relatório individualmente.

     

    Avaliação dos trabalhos:

    A avaliação dos trabalhos, individuais ou de grupo, inclui obrigatoriamente uma discussão presencial em sala de aula. Esta discussão representa 60% da classificação final atribuída ao trabalho.

     

    Acesso ao exame:

    Caso o aluno não obtenha aprovação em avaliação contínua, terá acesso ao exame: composto por componente Teórica e por componente Prática (peso de 30%).

    Salienta-se que a componente prática da avaliação continua com aprovação é sempre valorizada na avaliação por exame.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios