-
Apresentação
Apresentação
Compreender o quadro da análise económica, o funcionamento e dinâmica da economia, bem como os aspetos emergentes relacionados com o novo ecossistema tecnológico e o ambiente, com impacto na economia, tendo em vista não só a aquisição de conhecimentos mas também desenvolver capacidades de aplicação a situações concretas, a nível teórico e prático. Pretende-se, ainda, estimular o espírito crítico em relação a problemas económicos e a capacidade de análise e discussão devidamente fundamentadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT450-98
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I.O QUADRO DA ANÁLISE ECONÓMICA
- O raciocínio económico
- O circuito económico
- A “Lei” da oferta e da procura e a explicação da formação dos preços
- A “Moeda” no centro da relação económica
- Macroeconomia versus microeconomia
II.FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA
- A “PRODUÇÃO” como uma função do capital e do trabalho
- O financiamento da economia
- O investimento
- O Consumo
- A poupança
- O Estado-Providência e a redistribuição
- A Política Económica
- As análises do comércio internacional
III.A DINÂMICA DA ECONOMIA
- O Crescimento e o desenvolvimento
- Crises e flutuações
- A Inflação
- A Inovação
- A concorrência
- O ecossistema tecnológico, o ambiente e a economia
- Novas abordagens heterodoxas
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos:
- Compreender o quadro geral da análise económica;
- Analisar o funcionamento da economia no que se refere às suas funções mais relevantes;
- Compreender o a dinâmica da economia e o quadro de complexidade e incerteza atuais
Aptidões e competências a desenvolver:
- Aplicar grelhas de leitura e os conhecimentos adquiridos à explicação dos fenómenos e económicos;
- Interpretar os problemas e os temas relevantes da economia à luz da análise e da teoria económica;
- Comunicar de forma eficaz os temas relevantes da economia nas diferentes formas de linguagem, escrita, oral, gráfica e numérica;
- Ser capaz de desenvolver processos de autoaprendizagem com elevado grau de autonomia e em contexto de trabalho de grupo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem centrados no aluno, por via de uma combinação adequada da exposição da matéria com a discussão de temas e artigos especializados de interesse geral, suscitando a reflexão critica e promovendo a dinâmica de grupos, bem como a autoaprendizagem por via da consulta de fontes e sítios da internet especializados, devidamente orientados pelo professor.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Neves, J.-C. (2017), Introdução à Economia, (11ª edição), Editorial Verbo, Lisboa, ISBN: 9789722230568
- Abreu, Margarida; Afonso, António; Escária, Vítor e Ferreira, Cândida (2018), Economia Monetária e Financeira, (3ª edição), Escolar editora; ISBN 978-972-592-533-1
- Amaral, João Ferreira; Louçã, Francisco; Caetano, Gonçalo; Fontainha, Elsa; Ferreira Cândida; Santos, Susana, (2007), Introdução à Macroeconomia, 2ª Edição Escolar Editora, Lisboa, ISBN 978-972-592-206-4.
- Araújo, Fernando (2014), Introdução à Economia, Almedina, Coimbra, ISBN: 9789724024592
- Walker, Andrew Mell&Oliver(2014), The Rough Guide to Economics, Rough Guides, Penguim books, U.K, ISBN: 9781409363972
- Mankiw, N. Gregory (2017), Principles in Economics, Cengage Learning; 8 edition
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não