filmeu

Disciplina Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular abarca a Epistemologia geral, da ciência, e das ciências sociais. Tem como objetivo principal colocar os estudantes perante o desafio de refletir sobre a lógica da validade dos paradigmas científicos e abordagens da ciência, tornando-os capazes tanto de escolher abordagens cientificamente válidas em investigação como de tomar opções informadas pela validade científica na sua futura prática na área da psicologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Correntes, questões, e definições epistemológicas.

    1.1. Definição e tipos de conhecimento.

    1.2. Epistemologia da Antiguidade à Idade Moderna.

     

    2. Lógica e estrutura do conhecimento científico

    2.1. Ruptura Epistemológica e Obstáculo Epistemológico (Bachelard)

    2.2. A estrutura da ciência (Kuhn)

    2.3. Os limites da formalização da linguagem científica (Wittgenstein)

    2.4. A epistemologia evolucionista (Popper)

     

    3. A Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas (A medição hermenêutica, a retórica da ciência, desconstrucionismo e mediação sociológica)

    3.1. Querela do Método (Dilthey)

    3.2. Superação da Querela do Método: o Paradigma comunicacional (Habermas)

    3.3. A Mediação Sociológica (Weber, Bourdieu)

    3.4. O Laboratório (Latour, Knorr-Cetina)

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: indentificar a tensão entre o conhecimento científico e o senso comum

    OA2: compreender a evolução histórica da epistemologia na sua relação com a Fé, a Razão, e a Ciência

    OA3: aplicar teoria na construção do conhecimento

    OA4: analisar as principais posições epistemológicas da ciência em geral e das ciências sociais e humanas em particular

    OA5: desenvolver a capacidade de avaliar criticamente a validade dos paradigmas e abordagens das ciências sociais

    OA5: avaliar os desafios práticos que se colocam à validade epistemológica nas ciências na atualidade

    OA6: desenvolver competências de exposição e debate em torno do debate contemporâneo em ciência

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC teórica, de cariz expositivo mas em que se fomenta o debate de ideias em aula. Todos os conteúdos são divulgados no moodle no início do semestre para permitir uma aprendizagem contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. 2003 [1997], Usos Sociais da Ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP (cota: S/789-BC)

    Foucault, M. 1966. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Lisboa: Portugália. (conta: L/103-BC)

    Habermas, J. (1993 [1968]). Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa Edições 70 (cota: F/163-BC)

    Kuhn, T. (2012 [1962]) The Structure of Scientific Revolutions. University of Chicago Press (HC/97-BC)

    Knorr-Cetina, K. (1999), Epistemic Cultures. How the Sciences Make Knowledge. Cambridge & London: Harvard University Press

    Weber, M. (2002 [1918]), A Ciência como Profissão. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (cota: F/19-ER)

     

    nota: cotas da biblioteca Vítor de Sá

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios