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Disciplina Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular abarca a Epistemologia geral, da ciência, e das ciências sociais. Tem como objetivo principal colocar os estudantes perante o desafio de refletir sobre a lógica da validade dos paradigmas científicos e abordagens da ciência, tornando-os capazes tanto de escolher abordagens cientificamente válidas em investigação como de tomar opções informadas pela validade científica na sua futura prática na área da psicologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Correntes, questões, e definições epistemológicas. 1.1. Definição e tipos de conhecimento. 1.2. Epistemologia da Antiguidade à Idade Moderna.   2. Lógica e estrutura do conhecimento científico 2.1. Ruptura Epistemológica e Obstáculo Epistemológico (Bachelard) 2.2. A estrutura da ciência (Kuhn) 2.3. Os limites da formalização da linguagem científica (Wittgenstein) 2.4. A epistemologia evolucionista (Popper)   3. A Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas (A medição hermenêutica, a retórica da ciência, desconstrucionismo e mediação sociológica) 3.1. Querela do Método (Dilthey) 3.2. Superação da Querela do Método: o Paradigma comunicacional (Habermas) 3.3. A Mediação Sociológica (Weber, Bourdieu) 3.4. O Laboratório (Latour, Knorr-Cetina)
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: indentificar a tensão entre o conhecimento científico e o senso comum OA2: compreender a evolução histórica da epistemologia na sua relação com a Fé, a Razão, e a Ciência OA3: aplicar teoria na construção do conhecimento OA4: analisar as principais posições epistemológicas da ciência em geral e das ciências sociais e humanas em particular OA5: desenvolver a capacidade de avaliar criticamente a validade dos paradigmas e abordagens das ciências sociais OA5: avaliar os desafios práticos que se colocam à validade epistemológica nas ciências na atualidade OA6: desenvolver competências de exposição e debate em torno do debate contemporâneo em ciência
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC teórica, de cariz expositivo mas em que se fomenta o debate de ideias em aula. Todos os conteúdos são divulgados no moodle no início do semestre para permitir uma aprendizagem contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. 2003 [1997], Usos Sociais da Ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP (cota: S/789-BC) Habermas, J. (1993 [1968]). Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa Edições 70 (cota: F/163-BC) Kuhn, T. (2012 [1962]) The Structure of Scientific Revolutions. University of Chicago Press (HC/97-BC) Knorr-Cetina, K. (1999), Epistemic Cultures. How the Sciences Make Knowledge. Cambridge & London: Harvard University Press Popper, K. 1975 [1934], A lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix (cota: F/454.2-BC). Weber, M. (2002 [1918]), A Ciência como Profissão. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (cota: F/19-ER)   nota: cotas da biblioteca Vítor de Sá
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