-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Processos Cognitivos II - Memória e Linguagem" integra conteúdos que dizem respeito a duas áreas fundamentais da cognição humana, sendo essencial neste ciclo de estudos em Psicologia que os estudantes adquiriam conhecimento sobre os processos, fundamentos, desenvolvimento normativo ao longo da vida e perturbações neste âmbito, desenvolvendo em simultâneo a capacidade de abstração, por um lado, e de transferência de conhecimentos, por outro, que estes conteúdos exigem. Trata-se de uma área que estabelece pontes com conteúdos a serem aprofundados em ciclos de estudos posteriores, nomeadamente Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Neuropsicologia
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-24974
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos I. Memória Fundamentos conceptuais Taxonomias da memória relativas à duração, capacidade de armazenamento e funcionamento. A génese histórica e desenvolvimento da investigação da memória em Psicologia; Perspetiva cognitiva de processamento da informação; Principais modelos teóricos. Noções gerais sobre défices e disfunções da Memória O método experimental no estudo dos processos mnésicos II. Linguagem Fundamentos conceptuais Perspetivas teóricas sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem Fundamentos biológicos, cognitivos e sociais da aquisição de linguagem Relações entre a linguagem e a cognição Noções gerais sobre perturbações da linguagem oral e escrita
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da UC é o de fornecer aos estudantes um conhecimento sobre os processos de memória e de linguagem, e a sua importância no âmbito da Psicologia, quer individualmente, quer de forma integrada, através do cruzamento das duas áreas. Especificamente, espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver os seguintes conhecimentos e competências: OA1. Reconhecer e identificar os fundamentos conceptuais de processos cognitivos ligados à memória e à linguagem; OA2. Identificar e relacionar os conhecimentos teóricos e empíricos da memória e da linguagem no domínio disciplinar da cognição humana; OA3. Reconhecer e identificar os processos mnésicos e de linguagem no contexto do funcionamento normativo e disfuncional; OA4. Identificar as relações existentes entre memória e linguagem; OA5. Aplicar metodologias de investigação utilizadas no estudo da memória e da linguagem.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A abordagem dos conteúdos teóricos assenta em metodologias expositivas e participativas complementadas pelas metodologias práticas das aulas laboratoriais (realização de trabalhos experimentais, análise e discussão de artigos científicos, apoio na realização do trabalho empírico da componente prática).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Harley, T. A. (2014). The psychology of language: From data to theory (4ª ed.). New York: PsychologyPress. Eysenck, M. W., Keane, M. T. (2020). Cognitive Psychology: A Student’s Book (8th ed.). New York: Psychology Press. Lieberman, D. A. (2011). Human Learning & Memory. Cambridge: Cambridge University Press.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua inclui a realização de duas provas escritas individuais (60% da nota final - 30%+30%). A avaliação da componente de prática incide na elaboração, em pequenos grupos, de um relatório experimental com componente escrita e discussão oral (com ponderação de 25% e 15%, respetivamente). A presença nas aulas práticas é obrigatória.
A avaliação final consta de um exame escrito que inclui os conteúdos das aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais, e exige uma classificação mínima de 10 valores.
Nesta Unidade Curricular o recurso a ferramentas de Inteligência Artificial não é permitido, por se considerar que o uso destas ferramentas coloca em causa a clara avaliação das competências adquiridas pelo/a aluno/a. Sempre que necessário, com fundamento em indício de uso de IA, o/a docente poderá calendarizar uma prova oral de avaliação, convocando o/a estudante a comparecer, sob pena da anulação da avaliação à UC.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




