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Disciplina Processos Cognitivos II - Memória e Linguagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular "Processos Cognitivos II - Memória e Linguagem" integra conteúdos que dizem respeito a duas áreas fundamentais da cognição humana, sendo essencial neste ciclo de estudos em Psicologia que os estudantes adquiriam conhecimento sobre os processos, fundamentos, desenvolvimento normativo ao longo da vida e perturbações neste âmbito, desenvolvendo em simultâneo a capacidade de abstração, por um lado, e de transferência de conhecimentos, por outro, que estes conteúdos exigem. Trata-se de uma área que estabelece pontes com conteúdos a serem aprofundados em ciclos de estudos posteriores, nomeadamente Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e Neuropsicologia

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    I. Memória

    1. Fundamentos conceptuais
    2. Taxonomias da memória relativas à duração, capacidade de armazenamento e funcionamento.
    3. A génese histórica e desenvolvimento da investigação da memória em Psicologia;
    4. Perspetiva cognitiva de processamento da informação; Principais modelos teóricos.
    5. Noções gerais sobre défices e disfunções da Memória
    6. O método experimental no estudo dos processos mnésicos

    II. Linguagem

    1. Fundamentos conceptuais
    2. Perspetivas teóricas sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem
    3. Processos cognitivos relacionados à perceção de fala e linguagem escrita
    4. Processos cognitivos relacionados à compreensão de linguagem
    5. Processos cognitivos relacionados à produção de linguagem
    6. Métodos experimentais no estudo da linguagem
    7. Noções gerais sobre perturbações da linguagem oral e escrita
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral desta UC é o de fornecer aos estudantes um conhecimento sobre os processos de memória e de linguagem, e a sua importância no âmbito da Psicologia, quer individualmente, quer de forma integrada, através do cruzamento das duas áreas. Especificamente, espera-se que os estudantes sejam capazes de desenvolver os seguintes conhecimentos e competências:

    OA1. Reconhecer e identificar os fundamentos conceptuais de processos cognitivos ligados à memória e à linguagem;

    OA2. Identificar e relacionar os conhecimentos teóricos e empíricos da memória e da linguagem no domínio disciplinar da cognição humana;

    OA3. Reconhecer e identificar os processos mnésicos e de linguagem no contexto do funcionamento normativo e disfuncional;

    OA4. Identificar as relações existentes entre memória e linguagem;

    OA5. Aplicar metodologias de investigação utilizadas no estudo da memória e da linguagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem dos conteúdos teóricos assenta em metodologias expositivas e participativas complementadas pelas metodologias práticas das aulas laboratoriais (realização de trabalhos experimentais, análise e discussão de artigos científicos, apoio na realização do trabalho empírico da componente prática).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Harley, T. A. (2014). The psychology of language: From data to theory (4ª ed.). New York: PsychologyPress.
    • Eysenck, M. W., Keane, M. T. (2020). Cognitive Psychology: A Student’s Book (8th ed.). New York: Psychology Press.
    • Lieberman, D. A. (2011). Human Learning & Memory. Cambridge: Cambridge University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
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