filmeu

Disciplina Introdução à Cultura Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    A Introdução à Cultura Visual constitui-se como uma propedêutica ao entendimento do regime de leitura das imagens, e do mundo como apartato da visão, nas sociedades contemporâneas, tanto a partir do modelo da literacia, como da hermenêutica, da semiótica e da fenomenologia da percepção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • I - Cultura Visual: contextos
    • 1. O que é a Cultura Visual? noções culturalistas e noções visualistas
    • 2. Visão, visualidade e visibilidade: por uma literacia
    • 3. A centralidade do olhar na experiência da modernidade no Ocidente
    • 4. O estatuto pós-moderno das imagens: o simulacro, o pastiche e o virtual
    • 5. Metodologias em análise visual/ a interdisciplinaridade: o olhar treinado e a composição; a análise de conteúdo e o levantamento; a semiologia e a descodificação; psicanálise e interpretação.
    • II - Cultura Visual: conceitos
    • 1. O ocular, o óptico, o escópico: oculofilia e oculofobia.
    • 2. Distracção e hiperatenção: a cultura urbana e o blasé de Georg Simmel
    • 3. Aura, distância e exposição: a proposta de Walter Benjamin
    • 4. O panóptico e a supervigilância: espaço e visão ao serviço do poder, segundo Michel Foucault
    • 5. As tecnologias do olhar: a fotografia, o cinema, o monograma e a última imagem de Siegfried Kracauer.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Reconhecimento da centralidade da visão, do olhar e das imagens, no contexto da cultura ocidental, com maior enfoque na experiência da modernidade e da contemporaneidade.  
    • Posicionamento no debate sobre a visualidade enquanto construção cultural.
    • Comprovação do contexto interdisciplinar da Cultura Visual; aplicação dos respectivos conceitos na contextualização sócio-cultural das imagens; reconhecimento das principais abordagens teóricas à constituição do olhar e das imagens enquanto produções humanas; análise de momentos históricos, objectos e artefactos (arquitectónicos) nos quais ver, olhar e mostrar são experiências constituintes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Construção de momentos colaborativos em que o papéis Professor/ Estudante são revertidos, de forma a experimentar a novidade de abraçar um desempenho inesperado.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf Arnheim ; trad. Maria Elisa Costa, Lisboa : Edições 70, 1990 ART/333-Bc
    • BAUDRILLARD, Jean (1991) Simulacros e Simulação; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/88-BC.
    • BENJAMIN, Walter (1992) Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/205-BC
    • ELKINS, James (2003) Visual Studies: a skeptical introduction; New York, London: Routledge Cota: AV/534-BC
    • EVANS, Jessica, HALL, Stuart, ed. lit. (1999) Visual culture : the reader; London: Sage Publications Cota: AVF/97-BC
    • GIL, Isabel Capeloa (2011) Literacia Visual: estudos sobre a inquietude das imagens; Lisboa: Edições 70 Cota: AV/795-BC.
    • MIRZOEFF, Nicholas, ed. lit. (2002) The visual culture reader; London, New York: Routledge Cota: AV/488-BC.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios