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Apresentação
Apresentação
A Introdução à Cultura Visual constitui-se como uma propedêutica ao entendimento do regime de leitura das imagens, e do mundo como apartato da visão, nas sociedades contemporâneas, tanto a partir do modelo da literacia, como da hermenêutica, da semiótica e da fenomenologia da percepção.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-12617
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- I - Cultura Visual: contextos
- 1. O que é a Cultura Visual? noções culturalistas e noções visualistas
- 2. Visão, visualidade e visibilidade: por uma literacia
- 3. A centralidade do olhar na experiência da modernidade no Ocidente
- 4. O estatuto pós-moderno das imagens: o simulacro, o pastiche e o virtual
- 5. Metodologias em análise visual/ a interdisciplinaridade: o olhar treinado e a composição; a análise de conteúdo e o levantamento; a semiologia e a descodificação; psicanálise e interpretação.
- II - Cultura Visual: conceitos
- 1. O ocular, o óptico, o escópico: oculofilia e oculofobia.
- 2. Distracção e hiperatenção: a cultura urbana e o blasé de Georg Simmel
- 3. Aura, distância e exposição: a proposta de Walter Benjamin
- 4. O panóptico e a supervigilância: espaço e visão ao serviço do poder, segundo Michel Foucault
- 5. As tecnologias do olhar: a fotografia, o cinema, o monograma e a última imagem de Siegfried Kracauer.
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Objetivos
Objetivos
- Reconhecimento da centralidade da visão, do olhar e das imagens, no contexto da cultura ocidental, com maior enfoque na experiência da modernidade e da contemporaneidade.
- Posicionamento no debate sobre a visualidade enquanto construção cultural.
- Comprovação do contexto interdisciplinar da Cultura Visual; aplicação dos respectivos conceitos na contextualização sócio-cultural das imagens; reconhecimento das principais abordagens teóricas à constituição do olhar e das imagens enquanto produções humanas; análise de momentos históricos, objectos e artefactos (arquitectónicos) nos quais ver, olhar e mostrar são experiências constituintes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Construção de momentos colaborativos em que o papéis Professor/ Estudante são revertidos, de forma a experimentar a novidade de abraçar um desempenho inesperado.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- ARNEIM, Rudolf O poder do centro : um estudo da composição nas artes visuais / Rudolf Arnheim ; trad. Maria Elisa Costa, Lisboa : Edições 70, 1990 ART/333-Bc
- BAUDRILLARD, Jean (1991) Simulacros e Simulação; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/88-BC.
- BENJAMIN, Walter (1992) Sobre arte, técnica, linguagem e política; Lisboa: Relógio d¿Água Cota: CO/205-BC
- ELKINS, James (2003) Visual Studies: a skeptical introduction; New York, London: Routledge Cota: AV/534-BC
- EVANS, Jessica, HALL, Stuart, ed. lit. (1999) Visual culture : the reader; London: Sage Publications Cota: AVF/97-BC
- GIL, Isabel Capeloa (2011) Literacia Visual: estudos sobre a inquietude das imagens; Lisboa: Edições 70 Cota: AV/795-BC.
- MIRZOEFF, Nicholas, ed. lit. (2002) The visual culture reader; London, New York: Routledge Cota: AV/488-BC.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não